Várias raças de cachorros

Como cuidar de um Lulu da Pomerânia

Como cuidar de um Lulu da Pomerânia

Chamado também de Spitz Alemão Anão, o Lulu da Pomerânia é uma raça de cachorro bastante brincalhona, inteligente e, sem dúvida um ótimo cão de companhia. O seu aspeto super fofo deixa qualquer um apaixonado pelo Lulu da Pomerânia, principalmente os mais novos lá de casa. Quem conhece o Lulu da Pomerânia desenvolve uma relação bastante dócil, mas com estranhos é preciso ter cuidado pois esta raça é bastante protetora. Se tem um Lulu da Pomerânia como animal de estimação, não perca este artigo de umComo em que lhe explicamos como cuidar de um Lulu da Pomerânia.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um pitbull

Índice

  1. Alimentação do Lulu da Pomerânia
  2. Cuidados com o pelo do Lulu da Pomerânia
  3. Atividade física do Lulu da Pomerânia
  4. Problemas de saúde do Lulu da Pomerânia

Alimentação do Lulu da Pomerânia

Um dos principais cuidados que deve ter com o seu Spitz Alemão Anão é a sua alimentação, para garantir assim a saúde do animal. Por isso, deve evitar dar ao seu cachorro petiscos ou comida caseira. O melhor alimento que pode dar ao seu cão é a ração, uma vez que contém todas as vitaminas e nutrientes de que precisa.

É importante escolher uma ração de qualidade e adequada à sua idade, se for filhote deverá comprar uma ração indicada para esta idade. Enquanto o seu Lulu da Pomerânia for filhote (até um ano), deverá comer entre 3 a 4 vezes ao dia. Na embalagem da ração encontrará uma tabela com as indicações de quantidade de comida que deverá dar ao seu cão, consoante o seu peso. É importante referir que na hora de alimentar o seu cachorro, fatores como meio ambiente, nível de atividade física, peso e raça devem ser considerados. Após os 2 anos, esta raça passa a fazer entre uma a duas vezes ao dia. Uma vez por semana, você pode dar a ele alguma lata de comida úmida como recompensa. Para além disso, ele deve ter sempre água limpa e fresca ao seu alcance para se hidratar corretamente.

Como cuidar de um Lulu da Pomerânia - Alimentação do Lulu da Pomerânia

Cuidados com o pelo do Lulu da Pomerânia

Um dos traços mais característicos da raça é o seu espetacular pelo, que pode ter diversas gamas de cores, mas todos com um manto de pelo muito espesso. Seu manto tem dupla camada, daí esse volume. Você terá de escovar seu animal diariamente para evitar que o pelo embarace, portanto, o mais recomendável é acostumá-lo desde muito pequeno a esta rotina, porque será diária.

Além de escovar com um pente de cerdas pequenas para penetrar bem no pelo, a cada dois meses você deveria dar um banho para lavar e hidratar todo o pelo. Isso é suficiente para garantir a saúde do seu animal de estimação, mas claro que isso vai depender um pouco do seu cachorro e da atividade que tem. Para que um Pomerânia tenha esse pelo tão bonito, é necessário dedicar tempo, mas como ele é pequeno, não dará muito trabalho.

Como cuidar de um Lulu da Pomerânia - Cuidados com o pelo do Lulu da Pomerânia

Atividade física do Lulu da Pomerânia

O Pitz Alemão Anão é, tal como o nome indica, uma raça de cachorro pequena, pelo que é ideal para ter em apartamentos, não só por ser uma raça pequena mas também porque se habitua a isso facilmente. No entanto, apesar de ser uma raça pequena, o Lulu da Pomerânia precisa de praticar algum exercício para se sentir feliz. Entre uma a duas caminhadas por dia já deixará o seu cachorro feliz e saudável. Além disso, ele adora brincar com crianças e as crianças adoram brincar com ele, por se parecer a um ursinho de pelúcia.

Quando o levar para passear diariamente, deixe-o ficar algum tempo para se cansar. Se houver um lugar seguro deixe-o correr um pouco, tentando que não pule nem faça movimentos muito agressivos. Os Pomerânia costumam ter problemas no joelho, é a condição conhecida como luxação patelar, e se fizerem esforços muito bruscos podem se machucar gravemente. Por isso, eduque seu cachorro para não pular em lugares altos e tenha muito cuidado com as escadas.

E não duvide da sua capacidade protetora, pois apesar do seu tamanho reduzido esta raça de cachorro é muito corajosa, podendo mesmo enfrentar outros cães ou pessoas para proteger os seus donos ou território.

Problemas de saúde do Lulu da Pomerânia

O Lulu da Pomerânia é uma raça de cachorro que costuma ser propensa a alguns problemas de saúde. Vamos falar-lhe de alguns deles para que você tome as devidas precauções e possa evitá-los na medida do possível.

Eles costumam sofrer de problemas oculares, especialmente de infecções, já que seus olhos estão bem mais expostos à sujeira; tente limpar com frequência sua região ocular com alguma solução própria para a higiene dessa parte da face. O veterinário pode recomendar algum produto específico, caso contrário você pode usar gaze com soro fisiológico. Se notar alguma ferida ou qualquer sintoma estranho nos olhos, leve-o a um veterinário de confiança. Se uma ferida piorar e o olho adquirir uma coloração azul, seu cachorro corre o risco de perder a visão.

Outro problema de saúde típico desta raça é a perda precoce de dentes. Por isso, é importante prestar atenção ao cuidado dental e das gengivas. Com uma correta higiene, você poderá prevenir infecções, cáries e a consequente perda dos dentes. Uma infecção grave de gengivas pode provocar graves problemas articulares, renais, cardíacos e hepáticos se as bactérias atingirem a corrente sanguínea. Acostume seu cão à limpeza bucal desde filhote e evite futuros problemas. Se for alimentado, sobretudo, com ração seca, você ajudará seu cachorro a ter uma melhor higiene dental.

A dificuldade respiratória é outro problema comum nesta raça. Pode ser provocada por um colapso na traqueia e se isto piorar, ele pode precisar de cirurgia para evitar sufocamento. Para evitar que seu Pomerânia tenha este tipo de dificuldade você deve tentar manter certas condições em casa. Não deve haver fumaça ou poeira ao alcance do seu cachorro, portanto, você deve mantê-lo afastado destes ambientes. Os ataques podem ser consequência de um estado de excitação considerável. Se seu cão começar com uma tosse que não para, você deverá segurá-lo no colo suavemente e dar algumas palmadinhas para relaxar.

Como cuidar de um Lulu da Pomerânia - Problemas de saúde do Lulu da Pomerânia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Lulu da Pomerânia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Desde filhote deverá cuidar do seu Spitz Alemão para garantir a sua saúde, vacinando-o e levando-o sempre ao veterinário pelo menos uma vez por ano para garantir que tudo está bem.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Valdir de Amorim
Tenho um Spitz Alemão, chamado Tonico Otto! Faço cãominhadas com ele, de manhã e a tarde, porque moramos em apartamento! Fica muito feliz!
A sua avaliação:
Jandré Lima
Parabéns pela reportagem, foi bem útil para minha família tomar algumas medidas de cuidados corretamente com este lindo cãozinho.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Jandré, ficamos felizes em ajudar! Um abraço da equipe editorial do umCOMO!
1 de 4
Como cuidar de um Lulu da Pomerânia