Diferença entre um rottweiler americano e um alemão
Embora para muitas pessoas não faça diferença, quem trabalha com a reprodução de cães de raça deve seguir, de forma geral, os padrões a que estão submetidas cada uma delas para ter um negócio de credibilidade. Por isso, há dúvidas sobre a existência de diferença entre um rottweiler americano e um alemão. Para informar-se a respeito desse assunto, veja o que o umComo.com.br juntou sobre o tema.
Passos a seguir:
O rottweiler é uma raça canina, talvez uma das mais antigas, que existe há milhares de anos, sendo que indícios apontam que foram as legiões romanas que chegaram à atual Alemanha com os cães que deram origem a essa raça. Mesmo depois que os romanos de lá saíram, os cachorros permaneceram e se combinaram com cães locais, o resultado obtido é o que hoje a Allgemeiner Deutscher Rottweiler Klub (ADRK), que pode ser traduzido como Sociedade Alemã Geral de Rottweilers, considera o puro-sangue alemão.
A entidade alemã é bastante rigorosa na hora de classificar um filhote como sendo um verdadeiro rottweiler, o que é feito, principalmente, ao avaliar as suas características físicas. O comportamento do animal também passa por uma avaliação. Já nos Estados Unidos, a Sociedade Americana de Canis (AKC) confere a legitimidade de um filhote como sendo raça pura desde apenas que os seus pais sejam registrados como puros. Essa distinção acabou resultando em diferença entre um rottweiler americano e um alemão.
Basicamente, ela se refere ao fato da raça americana ter o focinho quadrado e menos pronunciado em relação ao alemão, que é mais encorpado e acentuado, além de ser mais arredondado e largo. Esse requisito, aliás, é importante para a entidade alemã considerar um cão da raça legítimo. Outra diferença entre as entidades de ambos os países é que na Alemanha foi proibida a amputação das caudas, diferente dos Estados Unidos, que optaram por elas amputadas quando os cachorros são exibidos em exposições.
Também existem outras diferenças entre os cães criados nos dois países, como é o caso do peso. Já que a entidade norte-americana não define o peso ideal que o rottweiler deve ter, isso fez com que a raça criada por lá se tornasse mais esguia e magra, assim, menos musculosa quando comparada à alemã. Por conta disso, os americanos são mais ágeis, enquanto os alemães mais robustos.
Especialistas afirmam ainda que existem diferenças em relação ao comportamento dos cachorros criados nos Estados Unidos e dos cães da Alemanha. Para a ADRK, o legítimo rottweiler é tranquilo, obediente, dedicado e trabalhador. Enquanto isso, a AKC prefere enfatizar as suas características corajosa e confiante. Além disso, a entidade norte-americana possui mais tolerância na hora de classificar como legítimos os cães mais agressivos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferença entre um rottweiler americano e um alemão, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.