Partilhar

Como adestrar um pitbull

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como adestrar um pitbull

Os pitbull são cães com muita energia e considerados uma raça perigosa; no entanto, é um animal que facilmente se pode adestrar se seguir uma rotina de treinamentos desde os primeiros dias que o tiver. Há uma série de truques que podem ajudar você a educar seu pitbull para fazer com que lhe obedeça e que tenha hábitos corretos e previsíveis. Neste artigo de umComo contamos a você como adestrar um pitbull e conseguir que a relação e convivência seja a mais pacífica possível.

Também lhe pode interessar: Como adestrar um Chihuahua
Passos a seguir:
1

O ideal é tentar adestrar um pitbull quando é filhote já que, assim, desde pequeno poderá adquirir os conhecimentos básicos para poder conviver facilmente. Quando são filhotes, os animais (tal como as crianças) são como esponjas que absorvem toda a informação que recebem; por isso, é importante que se puder, comece a lhe transmitir valores desde os primeiros dias de convivência. Os pitbull, ao contrário do que muita gente acredita, são uma raça de cão muito obediente e fiel, por isso poderá conseguir ter uma relação muito satisfatória com seu pet.

Como adestrar um pitbull - Passo 1
2

Antes de entrar no assunto temos que indicar a você que para educar um pitbull o ideal é fazer após tê-lo levado para passear. Isto porque se trata de uma raça muito enérgica e que precisa de queimar energia para poder ficar mais tranquilo. Se o leva para dar um passeio e brinca com ele com uma bola, conseguirá que fique mais tranquilo e predisposto para que lhe ensine as regras do adestramento. Assim, aproveite depois de levá-lo para passear para lhe dar as primeiras lições.

Como adestrar um pitbull - Passo 2
3

Para começar com seu adestramento do pitbull, o essencial é que para que adquira os conhecimentos que quer lhe transmitir incentive o reforço positivo; ou seja, cada vez que fizer o que lhe pede, lhe dê um prêmio. Desta forma associará o que está lhe pedindo com algo bom e o fará sempre que pedir. Da mesma forma, quando fizer algo ruim terá que fazê-lo notar com reforços negativos: não dê atenção, castigue deixando-o durante um tempo trancado em um quarto, etc. Assim entenderá que não deve fazer mais isso.

Como adestrar um pitbull - Passo 3
4

Um dos principais problemas na hora de tentar adestrar um pitbull é que é uma raça muito dominante e, sempre que puder, tentará se colocar acima de você. Por isso, é importante estabelecer que o domínio é seu para que se dê conta de que o líder é você e não ele; desta maneira obedecerá a você rapidamente. Para conseguir se posicionar como o dominante de seu lar pode seguir estas dicas:

  • Corrija seus atos cada vez que fizer algo ruim, faça rápido e de maneira concisa para que entenda que quem manda é você. Isto é muito fácil de fazer com a ajuda de uma coleira, no passo 6 explicamos a você como fazer.
  • Diga-lhe "Não" nas situações que quer corrigir dentro de casa. Se, por exemplo, tem tendência a subir no sofá e não quer que o faça, diga quantas vezes sejam necessárias, mantendo sua energia forte e concisa.
  • Não deixe que entre primeiro em casa. Cada vez que voltarem do passeio e abrir a porta, verá como o cão tenta correr para entrar primeiro: este é um sinal de domínio que deve parar, entrando você primeiro.
Como adestrar um pitbull - Passo 4
5

Se seu pitbull tem tendência de latir muito é importante que corrija este hábito lhe dizendo, desde o princípio, um "Não" firme. Para que seu pet entenda a ordem exata pode combiná-la segurando o focinho e fechando a boca, também não seja muito brusco nem violento, só é um gesto para que entenda o que lhe pede. Quando tirar as mãos e deixar de latir é o momento de dar o reforço positivo para que acabe por compreender o que você está dizendo. Sobretudo, evite ser violento ou ficar nervoso ao fechar-lhe o focinho, o cão tem que entender o que aconteceu sem gerar uma situação tensa.

Como adestrar um pitbull - Passo 5
6

Uma das maneiras mais fáceis de poder adestrar um pitbull é com o uso da coleira; com ela pode corrigir atitudes de seu cão e o reorientar para onde quiser. O primeiro passo é não deixar que puxe a coleira, deixe espaço e liberdade para que seu pet vá por onde quiser, mas quando tiver alguma atitude que não goste, latindo, caminhando muito afastado de você, etc., é quando terá que lhe dar um puxão seco acompanhado de um autoritário "Não". Para as primeiras vezes também se recomenda levar guloseimas para cães para conseguir reforçar a associar o que está lhe pedindo.

Além de usar a coleira quando saem para passear, também pode introduzi-la no princípio em casa para lhe ensinar que não deve subir no sofá, na cama, etc. Para fazê-lo bastará dedicar uns minutos cada dia e pôr o cachorro diante do sofá, por exemplo. Quando notar que vai subir, dê um puxão seco na coleira com um "Não" para que entenda o que você quer.

Como adestrar um pitbull - Passo 6
7

Para que um pitbull se dê bem com outros cães também precisa dedicar um pouco de tempo ao seu adestramento. Durante os passeios deixe que o cão interaja com outros animais para que assim se acostume à presença habitual de outros cães em sua vida. Como já dissemos, a personalidade desta raça de cão é muito dominante, por isso sempre tentará se pôr acima de outros cães, algo que, dependendo do outro em questão, será bom ou não. Portanto, é provável que seu pet não se dê bem com as raças mais autoritárias, por isso, não force a situação.

Para conseguir diminuir um pouco o domínio de seu pitbull é importante que faça alguns exercícios que ajudarão neste propósito. Deste modo, um truque muito bom é apresentar os dois cães em um território neutro e quando começar a passear, devem ir de maneira paralela, nenhum à frente do outro. Quando notar que funciona bem, pode soltar os cães de suas trelas e deixar que se cheirem; à mínima incidência que notar, ponha a trela e corrija-o para que entenda que isso não se deve fazer; mas se fizer bem, dê-lhe um prêmio como uma guloseima. Em umComo damos a você mais truques para que saiba apresentar dois cães.

Como adestrar um pitbull - Passo 7
8

E para saber como fazer para um pitbull ganhar massa muscular, entre no nosso artigo e descubra.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como adestrar um pitbull, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como adestrar um pitbull

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
flavio
Como,fazer um pitbul a não ser violento.
Ana Paula
Ganhei uma pitbull de 40 dias essa semana e tenho um bebê de 10 meses e gostaria que ela convivesse com ele sem morder pois a pele dele é fina e os dentes dela estão machucando ele o que posso fazer, qdo ela tenta morder eu dou tapinhas no focinho dela , isso é correto, posso continuar ou qual atitude devo tomar. Preciso tbm fazer com que ela faça suas necessidades no lugar certo, como faço isso? Estou secando o xixi com um pano e colocando na área de serviço onde montei um lugar pra ela dormir mas ela não está aceitando e faz pela casa . Como devo fazer? Ela tbm sobe no sofá toda hora e eu estava deixando como devo fazer ? A casa que eu moro é alugada e o proprietário não gosta de cachorros e pediu para não deixar ela latir ou chorar mas toda vez que coloco ela na área de serviço onde montei um lugar pra ela , ela chora e só fica quieta e dorme se eu ficar lá sentada do lado dela, como faço pra isso acabar e ela ficar lá tranquila sem chorar ? Preciso muito de ajuda por favor! Obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Ana Paula! O nosso primeiro conselho é que nunca deixe os dois sozinhos sem supervisão. As crianças não sabem ainda interagir com os animais e pode ser perigoso para ambos. Quando a cachorrinha quiser morder, dê para ela brinquedos próprios para ela o fazer. As brincadeiras de morder brinquedos são essenciais nesta fase de crescimento da cachorra. Quanto a urinar no lugar certo, este artigo pode ajudar: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-ensinar-um-cachorro-a-fazer-as-necessidades-na-rua-25682.html. Para além disso, aconselhamos a leitura deste artigo com várias dicas para o adestramento da sua nova cachorrinha: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-adestrar-um-filhote-de-cachorro-17968.html
A sua avaliação:
Luiz Antonio
Foram muito boas as dicas e orientações. Eu particularmente já procedia em muitas situações conforme está escrito neste artigo, faltando apenas premiar ou penalizar meu cão. Mas tenho conseguido bons resultados.
Raquel
Bom dia Tenho um pitbull de 8 meses e o convívio com os outros dois cães que tenho tá muito complicado. Se deixar ele junto com os outros ele se avança. Um é um pastor alemão, com mistura com beagle, ele já tem uns 10 anos, e outro é um vira-latas de porte pequeno que também tem uns 10 anos. Tenho medo de deixá-los juntos, pois já se pegaram algumas vezes, por isso separo. O que e se tem alguma coisa que posso fazer. Obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Raquel! No seu caso, uma vez que os cachorros já partiram mais do que uma vez para a agressividade entre eles, você deveria contatar um adestrador profissional. Caso a agressividade seja apenas da parte de um dos seus cachorros, o ideal seria consultar um etólogo, médico veterinário especialista em comportamento animal, para determinar a causa dessa agressividade e iniciar um tratamento que pode incluir adestramento e/ou fármacos.
A sua avaliação:
Mirian
Tenho uma pitbull de 10 meses já tenho ensinado muita coisa e ele me obedece bem, porem gostaria de ensinar como ela atacar ou ficar em guardar pois moro em Uma chácara , ela corre e e bem Sociável acho que até demais, quando tem pessoas estranhas deixo ela cheira mas oriento as pessoas a não alisarem ela , vc acha que estou fazendo certo ?? Ela dorme presa e de dia parte da manhã fica solta e depois presa mas um pouco, como devo fazer para ela não abanar o rabo oras pessoas e ter a posição de guarda e ataque me ajude !!! Se eu estiver fazendo algo errado me avisa l
Editor umComo.com.br
Oi Mirian! A socialização da sua cachorra é muito importante. O ideal é que ela aprenda quando é momento de guardar e momento de relaxar. Mesmo você treinando ela para ser a sua proteção, tanto de casa, como na rua, ela deve ter momentos de descontração. Assim, não tem problema de estranhos fazerem carinhos nela. A maioria dos cachorros, se sentir que alguém está ameaçando o seu tutor já vai proteger ele naturalmente. Se você procura um treino mais específico para que a sua cachorra o defenda em determinadas situações, o ideal será você procurar um adestrador profissional.
christiane
meu cãozinho é um filhote de pitbull morde e machuca as pessoas e pior quando o meu dispertador toca que não levanto da cama ele não para de latir e puxar a colcha... o que faço?
Editor umComo.com.br
Oi Christiane! O seu cachorrinho está desenvolvendo um problema comportamental. É importante que, em primeiro lugar, você não reforce quando ele em algum comportamento indesejado, isto é, não lhe dê atenção. Sei que custa mas você deve mesmo ignorá-lo! Reforce positivamente com petiscos próprios e carinhos sempre que ele estiver calmo. Se, de manhã, ele ladrar e puxar os lençóis, tire ele do quarto e ignore durante algum tempo. Quando ele estiver calmo, reforce com uma guloseima. Tente desviar a necessidade de ele morder (normal da idade pelo crescimento dos dentes) para brinquedos próprios para ele. Se ele morder as visitas, peça para o ignorarem durante algum tempo, dê o brinquedo para ele e quando ele morder o brinquedo reforce.
marcio rafael gimenes
como adestra pitbull igual proficional
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcio! Pode encontrar dicas mais detalhadas para adestrar seu Pitbull aqui: https://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-adestrar-um-pitbull-20500.html
A sua avaliação:
Xisto
Achei o artigo muito elucidativo. Pontua os pontos principais e de maior dúvida.
Vou comprar alguns itens para começar a educar o pitbull da minha sogra, que já é adulto e vive preso. Para isso, pretendo usar as dicas deste artigo
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Xisto! Que bom saber que as informações foram do seu interesse! Muito obrigada pelo seu comentário e boa sorte no adestramento do seu cachorro ;)
Wilson
Oi boa tarde. eu tenho um red com 7 meses e ele só fas coco na entrada de casa só nas porta só nas entradas ogue fasso para ele fazer coco fora de cassa
Editor umComo.com.br

Como adestrar um pitbull
1 de 8
Como adestrar um pitbull

Voltar ao topo da página