Partilhar

Como adestrar um Chihuahua

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como adestrar um Chihuahua

Apesar da aparência ser a de um cão adorável, a verdade é que a personalidade do Chihuahua é um pouco agressiva e, principalmente, muito dominante; por isso é importante que o eduque bem desde o início da relação para que saiba os limites e as regras de comportamento básicas, obtendo uma convivência favorável. Neste artigo de umComo onde revelamos para você como adestrar um Chihuahua, contamos alguns aspectos básicos como, por exemplo, ensinar a não puxar a guia, estabelecer a dominação e a fazer as suas necessidades na rua.

Também lhe pode interessar: Como adestrar um Yorkshire
Passos a seguir:
1

Educar um Chihuahua para fazer as necessidades na rua. A primeira coisa que deve saber é que, por ser um cão de raça pequena, a bexiga do seu animal também é, e deverá levá-lo para passear com mais frequência do que um cão maior. Também é totalmente aconselhável que o leve logo ao acordar, pois é provável tenha muita vontade de urinar; o mesmo acontece com um um último passeio antes de ir dormir.

Consequentemente, recomenda-se que o Chihuahua saia várias vezes por dia para passear; pode distribuir como achar conveniente, mas não se esqueça de o fazer sempre nestas situações:

  • Logo de manhã, ao acordar.
  • Após o almoço.
  • Antes de ir dormir.

Estas saídas são imprescindíveis para que o seu Chihuahua faça as suas necessidades na rua e associe cada passeio com o momento para evacuar. Outro aspecto a considerar para o treinamento do seu Chihuahua é que não tenha acesso a todos os cômodos da casa, principalmente no início, quando ainda não foi educado. O motivo é que pode se esconder em algum lugar e aproveitar para fazer as suas necessidades, portanto no início deixe-o sempre no mesmo local, para que esteja sempre visível.

É importante que conheça o seu cão: observe as suas atitudes e comportamentos cada vez que tiver vontade de fazer suas necessidades: existem cães que fazem círculos sobre si mesmos, outros que cheiram o chão, etc. Tente detectar estes avisos para poder se antecipar a ele e levá-lo rapidamente para fora.

Quando o seu cão começar a obedecer, é importante premiá-lo para que entenda que isso é o que pretendia dele; com o reforço positivo conseguirá se comunicar com o seu cão. Para que ele entenda melhor o que tenta ensinar também é recomendável que os horários marcados sejam sempre os mesmos, desta forma ajudará a regular o seu organismo e a marcar horários fixos de passeios.

Como adestrar um Chihuahua - Passo 1
2

Estabeleça a sua dominação. Já dissemos anteriormente que um Chihuahua é um cão muito dominante e que sempre que puder tentará se estabelecer como o rei da manada. Este comportamento deve ser mudado desde o primeiro dia, porque se o deixar livre pode desenvolver agressividade e tornar-se num cão um pouco insuportável. Para conseguir marcar esta dominação perante o seu animal de estimação é importante que seja firme em suas decisões: ou seja, se disser que não suba no sofá nunca permita que o faça; caso contrário perceberá que é ele quem manda.

Um hábito com os cães de raça pequena é levá-los constantemente no colo ou, inclusive, dentro de bolsas. Lembre-se que, por mais que seja pequeno, não o pode tratar como um bebê; deve fazer o mesmo que faria com um cão de raça grande. Evite levá-lo no colo o dia inteiro, deixe que socialize na rua com outros e consiga que gaste energia cada vez que sair. Em casa, também não é recomendável que o tenha no colo por uma simples razão: se estiver no sofá com seu cão em cima, depois não poderá impedir que ele suba porque já esteve nessa situação. Para estabelecer os limites do território de cada um é importante que siga estas regras básicas.

Outras formas de potenciar a sua autoridade perante o seu cão é caminhando na frente dele, fazendo com que espere para entrar em casa e que você seja o primeiro, comer antes que ele, etc. Primeiro tem que ser você e depois ele, desta forma entenderá que você é o líder e aceitará a sua posição em sua peculiar manada.

Como adestrar um Chihuahua - Passo 2
3

Educar seu Chihuahua na hora do passeio. Como acabamos de referir, é importante que marque a sua autoridade perante o seu cão; por isso é necessário que no momento de sair na rua, o ensine a caminhar do seu lado; além de por necessidades de limite, também é altamente recomendável para evitar qualquer tipo de acidente ou perigo para ele.

A forma de conseguir que caminhe do seu lado é levá-lo amarrado pela coleira sem puxar e, se ele ultrapassar você (algo que fará, pois é dominante) puxe de forma seca e rápida da guia e corrija seu comportamento para que volte ao seu lado. Cada vez que caminhar junto a você, premie seu comportamento com uma guloseima para cães, para que entenda o que está pedindo. Deverá ser paciente porque os Chihuahuas são cães teimosos que sempre tentarão se antepor a você, mas com constância e regularidade acabará aceitando o seu papel.

Neste artigo de umComo damos a você mais conselhos para saber como ensinar um cachorro a não puxar a guia.

Como adestrar um Chihuahua - Passo 3
4

Ensinar seu Chihuahua a sentar. É uma prática muito útil que ajudará você a manter seu cão calmo em algumas situações e, quando estiverem passeando, evite qualquer fuga rápida que possa levar a um susto. Para conseguir que seu cão se sente existem duas opções: a primeira consiste em colocar uma guloseima perto do seu focinho, subindo a mão em direção ao céu dando a ordem "Senta", "Sit" ou o que preferir. Pela simples inércia de seguir o rastro, o seu cão se sentará no chão; assim que fizer isso, parabenize e dê a sua recompensa. Vá repetindo este treinamento com guloseimas e depois retire-a para que entenda o que está pedindo.

Outra forma de conseguir que seu Chihuahua obedeça à ordem de sentar é pressionando o seu traseiro para baixo e dando a ordem de "Senta" até conseguir que ele sente; assim que conseguir isso, dê uma guloseima e carícias para que entenda que, ao dar essa ordem, está pedindo esse gesto dele. Deverá repetir este exercício até que seu cão o associe diretamente.

Como adestrar um Chihuahua - Passo 4
5

O que deve evitar, principalmente durante o processo de educar um Chihuahua, é ser agressivo, dar algum golpe ou gritar muito com ele. Lembre-se que é um cão muito sensível e medroso e se começar a ter medo de você, cada vez que se aproximar tentará se defender com latidos, agressividade e mordidas. Portanto, eduque com firmeza mas sem se mostrar agressivo, desta forma conseguirá ter uma relação incrível.

Neste vídeo da umComo mostramos a você como é um Chihuahua, para que entenda a sua personalidade, suas características e suas necessidades.

Como adestrar um Chihuahua - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como adestrar um Chihuahua, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como adestrar um Chihuahua

O que lhe pareceu o artigo?

Como adestrar um Chihuahua
1 de 6
Como adestrar um Chihuahua

Voltar ao topo da página