Partilhar

Como ensinar meu cachorro a dormir na caminha

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como ensinar meu cachorro a dormir na caminha

Ainda que dormir com seu cachorro possa ser uma experiência preciosa, divertida e cheia de ternura, é sempre recomendável que ensine seu pet a dormir na sua cama. Pode ser que algum dia tenha problemas de sono, ou seu pet tenha que dormir em outra casa onde não se possa aninhar na mesma cama dos donos. Por isso, é importante ensinar seu cachorro a dormir na caminha e conseguir que seja independente e capaz de ficar tranquilo. Continue lendo porque neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você com detalhes.

Passos a seguir:
1

Como dissemos, dormir com seu cão é uma experiência muito bonita na qual reforçará laços, o que acontece é que se sempre o habituar a dormir com você na sua cama, nunca será capaz de o fazer por sua conta.

Quando um cão chega a sua casa, uma das decisões mais importantes é deixar que durma ou não na cama familiar, é uma questão muito pessoal, mas determinará seu futuro descanso. Seu pet obedecerá a qualquer ordem que lhe dê sempre que seja constante e coerente.

Como ensinar meu cachorro a dormir na caminha - Passo 1
2

É fundamental que tenha coerência em tudo o que diz e faz. Não pode repreender um dia porque subiu na sua cama e outro dia lhe dar um abraço enorme quando subir, porque estará provocando uma confusão impressionante. Seu cão não poderá compreender o que é correto.

Uma vez que seu pet entra em sua casa, o mais normal é que escolha vários lugares de descanso favoritos, e se esse lugar não for conveniente seja pela razão que considere, terá que fazê-lo entender. Assim, deveria indicar desde o primeiro momento qual é o lugar onde deve dormir e colocar a cama no lugar que quiser. Se vir que gosta de estar perto da janela, do sofá ou de sua cama, coloque perto sua cama.

Como ensinar meu cachorro a dormir na caminha - Passo 2
3

Deverá estar pronta, antes de seu pet chegar a sua casa, uma cama cômoda e que se adapte ao tamanho do seu cão. Pode ser que não acerte à primeira, mas tente que seja ampla, fofa e quente.

Se quando seu cão chegar a casa não tiver uma cama para ele, procure alguma colcha que não use e faça um bom colchão com ela, ainda que seja provisoriamente. Quando colocar a cama em um lugar tranquilo e do agrado do seu cão, tente que seja uma área de pouca passagem, silenciosa e propícia para respeitar o seu descanso. Quando seu cão quiser dormir, não vá acordá-lo para brincar, para que saiba que esse é o lugar para dormir deve deixar que durma, deste modo evitará as mensagens contraditórias.

Além disso, você mesmo pode criar o seu lugar de descanso, no nosso artigo como fazer uma cama para cães damos a você algumas ideias para o conseguir.

Como ensinar meu cachorro a dormir na caminha - Passo 3
4

Se o seu cão entra em casa ainda filhote, terá que ser firme e enérgico com o ensino, mas nunca com agressividade. Os cães aprendem através da repetição e do reforço positivo com prêmios pensados para cachorros.

Terá que ensinar de forma clara qual é o lugar para dormir, se o fizer bem, poderá premiá-lo cada vez que se sentar em sua cama. Mas se persistir em dormir na sua cama, terá que lhe dizer que desça, se você for paciente e repetir a ordem, acabará não subindo em sua cama. No entanto, quando um cão adulto entra em sua casa, será mais difícil que o consiga, sobretudo se nunca obedeceu a essa ordem e tiver dormido em qualquer lugar, por isso terá que se focar bem mais em seu adestramento para o conseguir.

Como ensinar meu cachorro a dormir na caminha - Passo 4
5

A forma de proceder para que seu cão durma em sua cama é esta:

  • Pegue em algumas guloseimas e seu cão com correia se necessário, se não, pode chamá-lo e acariciá-lo enquanto isso.
  • Aproxime-se da sua cama e incentive-o a entrar, faça com que se deite com suavidade e deixe ao lado algum prêmio.
  • Repita a ordem "cama" e continue acariciando seu lombo. De novo, faça com que se levante da cama e repita a ordem.
  • Tente dizer seu nome enquanto o incentiva a usar a cama e diga alguma palavra carinhosa. Uma vez que chegue à cama e se sente, dê-lhe de novo uma guloseima e volte a repetir todo o processo.

Pode ser que tenha que fazer isto durante vários dias, mas no final se deitará por sua conta. Sua cama deve estar cheia de associações positivas e boas experiências. Lembre-se que seu cão deverá ter todos os dias uma rotina de exercício, para além disso deverá levá-lo a fazer suas necessidades e deverá proporcionar-lhe uma boa alimentação para que esteja mais predisposto ao descanso em seu lugar especial.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar meu cachorro a dormir na caminha, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como ensinar meu cachorro a dormir na caminha

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
ANA LUCIA
eu tenho uma maltes de 8 anos,amo de paixao qdo ela pede para dormir na minha cama sempre deixo,mas as vezes ela dorme no sofa,no chao qdo esta muito calor,gostaria de fazer com que ela dormisse sempre na caminha dela,com 8 anos ja passou da hora?

Como ensinar meu cachorro a dormir na caminha
1 de 5
Como ensinar meu cachorro a dormir na caminha

Voltar ao topo da página