As crias de pássaros

Como ensinar uma calopsita a falar

Como ensinar uma calopsita a falar

Quem aprecia o som emitido por pássaros às vezes se surpreende com as calopsitas: assim como papagaios, elas são capazes de falar e até mesmo cantar músicas inteiras. Como todos os animais, incluindo os humanos, elas não nascem sabendo falar. É uma capacidade que adquirem ao longo da vida com muito treino e dedicação. Por isso, o umCOMO reuniu alguns pontos sobre Como ensinar uma calopsita a falar para facilitar a vida dos criadores e admiradores das aves.

Também lhe pode interessar: Como saber se calopsita é macho ou fêmea

Passos a seguir:

1

Quando você é muito pressionado a aprender alguma coisa rapidamente você consegue alcançar o seu melhor desempenho logo de cara? Provavelmente não. A calopsita funciona da mesma maneira: se ela se sentir muito pressionada, pode ficar acuada e não emitir um pio. A insistência também pode deixá-la irritada, estressada e assustada.

Portanto, antes de tudo, tenha paciência com o seu pet. Apesar da boa vontade dos donos em ensinar uma calopsita a falar, ela não vai aprender tudo da noite para o dia.

Como ensinar uma calopsita a falar - Passo 1
Imagem: diariodacalopsita.blogspot.com.br/
2

Assim como qualquer outro animal, a calopsita inspira cuidados próprios e precisa se sentir em um ambiente aconchegante. Antes de tentar ensinar uma calopsita a falar, certifique-se de que ela seja bem cuidada, bem tratada, acariciada e alimentada. Converse com a ave de forma carinhosa e transmita amor; além de ficar à vontade, a calopsita também terá mais confiança em seu dono e terá maior facilidade no aprendizado.

Como ensinar uma calopsita a falar - Passo 2
Imagem: petrede.com.br
3

Se você já se encarregou que a calopsita esteja confortável em casa, pode começar a introduzir algumas palavras com base na repetição. No entanto, é preciso ter cuidado com o que quiser ensinar. Não chegue declamando um poema de Camões, pois ela não aprenderá desta forma. Pense na calopsita como um bebê aprendendo a falar: as palavras mais fáceis serão as primeiras ditas.

Escolha termos pequenos e simples, que sejam fáceis de aprender, e repita para ela todos os dias, várias vezes por dia. Introduza uma palavra de cada vez para que ela não se confunda. O tom de voz utilizado também colabora para que ela receba melhor os sons, então é bom ser sempre gentil e carinhoso quando for ensinar uma calopsita a falar.

Com o tempo, a medida que ela for aprendendo a repetir e falar, você pode aumentar o grau de dificuldade e ensinar frases e sons mais complexos.

Como ensinar uma calopsita a falar - Passo 3
Imagem: calopsitas-sp.blogspot.com.br
4

Torne a atividade lúdica quando for ensinar uma calopsita a falar. Assim como fazemos com cachorros quando queremos ensinar algo a eles, devemos dar um agrado à calopsita durante seu processo de aprendizado. Quando ela acertar uma palavra ou uma frase, faça um carinho nela ou dê algo que ela goste de comer.

Como ensinar uma calopsita a falar - Passo 4
Imagem: petz.com.br
5

Preste atenção aos sinais emitidos pela ave quando for ensinar uma calopsita a falar. Como qualquer animal ela interage diante de situações que gosta ou não gosta. Percebeu uma reação inusitada da calopsita diante de uma palavra? Fique atento se isto significa que o som a agrada; assim, palavras pelas quais ela demonstra interesse podem ser aprendidas com maior facilidade. Normalmente, quando alegre, a calopsita apresenta pupilas dilatadas e ergue a cabeça.

O mesmo se aplica aos casos contrários: se ela não repetir ou tiver uma reação negativa, pode estar sinalizando ao dono que não é capaz de falar determinada frase.

Como ensinar uma calopsita a falar - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar uma calopsita a falar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • Calopsitas fêmeas são mais quietas e tendem a falar menos que os machos.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Ivanise garcia
Como saber se a calopsita é macho
A sua avaliação:
Pedro Henrique
Ganhei uma calopsita filhote e toda vez que chego perto dela ou da gaiola ela começa fazer um barulhinho e balançar a cabecinha pra cima e pra baixo, oque pode ser?
Dioneide Rejane Silva
Há alguns meses ganhei uma calopsita bebê. Cuidei do jeito que vi aqui, mesmo sem saber o que estava fazendo, apenas movida por instinto. Pois bem, ela não só acostumou-se comigo, como respondia ao meu chamado, Quando chegava do trabalho, logo no porta eu dizia "mamãe chegou filhote" bastava apenas ouvir minha voz que ficava gritando até que eu falasse com ela. Não criei em gaiola e nem cortava suas asas. Foi criada livre dentro de casa. Mas infelizmente um dia esqueci que estava com ela no ombro e sair na rua, ao ouvir um barulho de carro voo, fiquei paralisada vendo-a voar e voar cada vez mais alto. Uma parte de mim ficou feliz por ela, mas a outra parte até alguns dias estava depressiva com muita saudade dela. Porém, como disse até alguns dias atrás, pois ganhei outro filhote do mesmo jeito do que voo. Estou criando da mesma forma que criei a outra, mas dessa vez com mais atenção. Ainda sinto falta da outra, era única. Não tinha quem não ficasse impressionada Como ela me atendia e respondia. Bastava apenas ouvir minha voz. Dormia do meu lado. Andava a casa toda atrás de mim. São animais maravilhosos. Agora ti aprendendo a amar a que Tenho.
Edson nascimento da silva filho
Gostaria de saber se calopsitae papagaio pode ficar juntos no mesmo viveiro
Editor umComo.com.br
Oi Edson! Existe algum risco de brigas entre eles, principalmente se o viveiro for pequeno. O nosso conselho seria não juntar as espécies, principalmente porque uma mordida de um papagaio seria fatal para a calopsita.
thaina
como faz para a calopsita fica mansa
gabrielle
a femea e muito brava nao sei oque eu faço
RAFAEL
eu quero que faça umcomo se a calopsita irmão com irmã podem ter filhos
Imagem: diariodacalopsita.blogspot.com.br/
Imagem: petrede.com.br
Imagem: calopsitas-sp.blogspot.com.br
Imagem: petz.com.br
1 de 6
Como ensinar uma calopsita a falar