Partilhar

Como amansar uma calopsita

Como amansar uma calopsita

Você sabe como amansar uma calopsita? Se a resposta for não, nós em UmComo.com.br te daremos algumas dicas valiosas para que você descubra como amansar sua calopsita de estimação. As calopsitas são excelentes animais de estimação, no entanto por vezes têm um temperamento um pouco rebelde, o que faz com que seja fundamental aprender a amansá-las.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma calopsita

Recomendações sobre como amansar sua calopsita

Para amansar uma calopsita arisca, você precisa ser bem dedicado, ter paciência e bastante tempo hábil para conquistá-la de forma que ela possa confiar em você e deixar que você interaja com ela, se não agir com cautela, acabará recebendo muitas bicadas e terá como consequência uma calopsita furiosa!

Se sua calopsita é acostumada a viver em gaiolas e cativeiros e não está acostumada ao contato com humanos, é melhor ir com calma! Vá estabelecendo um contato com ela aos poucos, deixe que ela se acostume com sua presença e vá, pouco a pouco, ficando mais a vontade com seu toque.

A melhor forma de atrair o pássaro para você, é colocando uma pequena quantidade de comida em sua mão, assim ela sairá da gaiola por vontade própria e se sentirá interessada em estar próxima de você.

Nunca solte a ave dentro de casa, mesmo com as asas cortadas isso pode ser algo muito perigoso e prejudicial a ave, visto que, ela pode acabar se machucando (pode torcer as patas, quebrando o bico e outros).

O recomendado é que você deixe a ave se acostumar totalmente com o ambiente de sua casa, lembre-se que é um ambiente totalmente novo para ela, que passou a vida inteira dentro de uma gaiola. Deixe-a conhecer sua casa e voar livremente, quando ela estiver bem acostumada, vá a um profissional especializado (preferencialmente um veterinário) e peça para que ele apare com cautela as asas da ave de uma forma que ela consiga voar porém, sem alcançar grandes alturas. Dessa forma ela poderá ficar cada vez mais a vontade com sua presença e se acostumará com sua casa.

Como amansar uma calopsita - Recomendações sobre como amansar sua calopsita
Imagem: amigodepenas.webnode.com.br

Dê os primeiros passos para começar a amansar sua calopsita!

Vá com calma e não seja impaciente! Comece realizando movimentos lentos, dirija sua mão até a ave com a mesma fechada, nunca mostre totalmente os dedos porque a calopsita pode se assustar e se tornar arisca com o intuito de se defender de seus dedos.

Se você ainda não adquiriu sua calopsita, a dica é comprar uma calopsita bem jovem (de preferência um filhote), dessa forma ela ficará mais acostumada com você como se fosse parte de sua família.

Vale a pena ressaltar que mesmo as calopsitas mais mansas precisam de um tempo para descansar em um cantinho mais reservado, se você não respeitar os momentos de descanso da ave ela pode ficar muito estressada e poderá ficar doente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como amansar uma calopsita, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Você possui uma calopsita? Conte-nos sobre sua experiência com a ave, iremos adorar saber como é sua relação com esse lindo pássaro.

Escrever comentário sobre Como amansar uma calopsita

22 comentários
A sua avaliação:
Juliana Zanatta Adada
Comprei uma calopsita macho arisco, o vendedor disse que eu não conseguiria nem pegar ele pq ele era bravo de mais, mas depois que chegamos em casa, comecei a tentar deixar ele perto da gente com a gaiola aberta, depois de uma semana mais ou menos tentei pegar ele já, mas foi meio a força pq ele não vinha kkk mas claro cuidando né, aí precisei aparar as penas e nesse dia pegamos ele com a luva e colocamos no peito cuidando pra ele não morder os dedos pra fazer um carinho nele, aí vimos que ele estava perdendo o medo de tanto pegar ele, claro levei uma bicada que chegou a inflamar, mas de tanto insistir e ter paciência a gente conseguiu fazer com que ele viesse no dedo, ficasse no ombro e tudo mais.. tentei dar comidinha na boca dele tbm, pq nós primeiros dias ele não comia direito... Mas além da brabeza dele, ele vem e bica fraquinho agora... Mas uma coisa importante, quem deve fazer isso é uma pessoa a qual ele vai se apegar.
A sua avaliação:
Cristiane
Minha calopsita muito brava o que eu faso compre ela adulta já 🥺
Rodinei wasen
Boa noite. tenho uma calopsita com 4 semanas até quando eu tenho que dar papinha para o Teco e já posso dar sementes ou fruta .obrigado
bruna
ola bom dia tenho uma calopsita femea e vive solta dentro de casa tem dois anos ela é muito docil carinhosa e e curiosa ,ela nunca teve contato com nenhum outro passaro,a um tempo pra ca ele ta na choca coloquei uma caixinha de sapato no chão e ela colocou dois ovos e ficava chocando sem parar fiquei com medo dela morrer pois não saia mem para comer ,ai ganhei uma calopsita filhote de aproximadamente 1 mes e tirei os ovos para ela achar que era filhote dela ,esta muito curiosa com a novidade mais esta procurando os ovos a todo momento ..o filhote não esta comendo ainda ..o que fazer??
Editor umComo.com.br
Oi, Bruna. Dê uma olhada neste artigo que pode te ajudar: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-de-um-filhote-de-calopsita-17771.html
Alvaro
Olá! No meu caso tenho um viveiro com diversas aves e entre eles 4 calopsitas. Todos vivem em harmonia, mas um deles é rebelde demais. Ele é muito dominante com tudo e eu precisei dar remédio pra ele, e ele grita demais!! rsrs. Será que é da personalidade mesmo?? O engraçado é que ele sobe na gente e gosta de conversar, mas sempre foi muito rebelde.
Editor umComo.com.br
Oi Alvaro! Algumas aves são mais agressivas e territoriais que outras e sim, cada ave tem uma personalidade distinta. De qualquer forma, pode existir um problema territorial dentro do viveiro. Você deve observar atentamente e verificar se existem recursos suficientes para todos e se as aves estão competindo por eles. Uma forma de melhorar a situação seria, por exemplo, aumentar o número de poleiros, se você vir que esse é um dos motivos pelo qual as aves se agridem.
Rosangela
Tenho um Calopsita a uns 7anos, é bem mansa e canta bastante inclusive pate do ino do flamengo, cai cai balao etc... mas nao gosta de folhas variadas, so mesmo raçao propria.
Rayssa
Oi boa tarde. Eu tenho uma calopsita que o namorado da minha mãe trousse da casa dela a cerca de uns 2 meses. Quando ele trousse ele tinha 4 meses. Ele n é carinhoso. Ele sobe na gente fica perto mas não deixa ninguém encostar nele. É muito rebelde . O que eu faço?
Editor umComo.com.br
Oi Rayssa! O facto de ele subir em vocês já é muito bom sinal! Conquistar a confiança de uma calopsita é uma tarefa trabalhosa mas é possível. O principal é a calma e paciência. As calopsitas odeiam movimentos bruscos, lembre que são presas e se assustam muito facilmente e uma vez que perca a confiança em alguém é difícil recuperar. Deverá ser a calopsita a se aproximar e não o contrario. Para conseguir essa aproximação você deve todos os dias ir conquistando. O adestramento é muito útil para amansar. Se ela sobe em vocês comece por dar um dedo, ponha perto dela, ligeiramente mais alto do que a região das patas, ao nível do peito. Quando ela subir, recompense de imediato com algo que ela goste (um fruto seco por exemplo). Faça este exercício todos os dias. Pouco a pouco vocês vão conseguir conquistar a aproximação dele. Sempre que ele faça algo que vocês gostem ou comandem, recompensem com comida. Quando ele já deixar se aproximarem mais, aproximem lentamente um dedo na zona da crista e toquem ao de leve. Ele vai perceber que vocês não fazem mal e vai deixar que façam carinho. Amansar uma calopsita pode demorar meses mas no final é muito recompensador!
Pedro
Eu ganhei uma calopsita filhote, tem uns 3 dias eu não consigo tirar da gaiola eu peguei ela ai quando ela tá fora da gaiola ela fica tranquila sobe no dedo fica no meu ombro pega comida da minha mão mais toda vez que eu coloco ela na gaiola ela não quer subir no dedo ai eu pego ela ai ela fica do jeito que eu já avia sitado, não sei se estou indo bem, me ajudem...
Vanessa
Pedro, vc está indo bem sim! O segredo é a gaiola, pelo que observei na sua fala, a calopsita que vc tem foi acostumada a ficar fora da gaiola, sendo assim ela não gosta de gaiola mesmo. Procure deixá-la solta dentro de casa, coloque na gaiola só a noite p dormir. Calopsitas não gostam de gaiolas; aliás qual pássaro gosta né? Abraço!
A sua avaliação:
Rafael
eu quero saber se a calopsita esta com quente ou com frio?
Editor umComo.com.br
Oi Rafael! Confira essas dicas para saber se uma calopsita está ou não com frio: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-saber-se-a-calopsita-esta-com-frio-25435.html
A sua avaliação:
Rafaela Dmgs Da Silva
Tenho uma Calopsita que só me bica , se eu colocar a mão nele sem assobiar , ele vem em cima ..vou comprar uma Fêmea pra ver se ele se acalma , eu tinha uma ,mais acho que roubaram. ele me deixa doida , tentando amansá-lo .

Como amansar uma calopsita
Imagem: amigodepenas.webnode.com.br
1 de 2
Como amansar uma calopsita

Voltar ao topo da página