Como evitar que meu pássaro tenha problemas de bico e unhas
Os pássaros que se costuma ter como animais de companhia (canários, periquitos, papagaios...) podem chegar a ter problemas de bico e unhas pelo fato de viverem em uma gaiola. Os que vivem livremente pelo bosque desgastam suas unhas e seu bico de forma natural, mas os que vivem em cativeiro muitas vezes não têm como fazê-lo. É importante não deixá-los crescerem muito porque isto pode provocar-lhes um grande incômodo e inclusive poderia dificultar-lhes muito ou impossibilitar a alimentação. Em umComo.com.br contamos-lhe como evitar que seu pássaro tenha problemas de bico e unhas.
Passos a seguir:
Os pássaros deverão ter com o que desgastar seu bico e suas patas para que não cresçam muito e provoquem um problema. No caso do bico e, especialmente em periquitos e canários, utiliza-se diferentes objetos como: ossos de sépia ou siba, uma pedra de cálcio ou outros complementos que você poderá adquirir na loja de mascotes.
Da mesma forma, ao viver em gaiolas, nossos pássaros não desgastarão suas unhas e isso pode ser muito incômodo. Além disso, poderão machucar-nos se pousarem em nossa mão ou podem estragar os móveis, caso os deixemos soltos pela casa.
Poderemos optar por cortar suas unhas nós mesmos com a ajuda de uma tesoura ou um cortador de unhas, mas é uma opção um pouco arriscada. O melhor será levar nosso pássaro ao veterinário para que ele corte suas unhas.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que meu pássaro tenha problemas de bico e unhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.
Conselhos
- Leve seu pássaro ao veterinário para que ele comprove se seu pássaro tem o bico e as unhas longos demais.