Partilhar

Como fazer xampu anti-pulgas para cães

Como fazer xampu anti-pulgas para cães

Seu cão tem pulgas? Tanto se deseja eliminar as pulgas como prevenir que invadam o pelo do seu cão, saiba que um xampu anti-pulgas caseiro pode ser uma opção perfeita. Existem inúmeros produtos capazes de acabar com esta infestação sem a necessidade de usar produtos químicos nem medicamentos que possam danificar a saúde cutânea do seu melhor amigo. Vinagre de maçã, óleo de eucalipto ou flor de piretro, todos estes produtos são perfeitos para conseguir acabar com as pulgas graças às suas propriedades antibacterianas ou ao seu poder como repelente natural destes insetos. No umCOMO vamos explicar para você como fazer xampu anti-pulgas para cães dando diferentes receitas que poderá preparar facilmente em casa.

Passos a seguir:
1

Começamos com um xampu anti-pulgas para cães onde vamos usar o óleo de eucalipto, cujo aroma é desagradável para estes parasitas e, portanto, com ele poderá prevenir que grudem na pele do seu amigo. Devemos ter em conta que este método que vamos revelar foi pensado, basicamente, para prevenir o contágio de pulgas e, portanto, não é tão eficiente se seu animal já estiver com elas.

Para aproveitar as suas propriedades basta misturar 15 gotas de óleo de eucalipto (disponível em lojas de produtos naturais ou ervanárias) com meia xícara de água. Misture bem ambos os ingredientes e, depois, lave seu cachorro com este xampu anti-pulgas que atuará criando uma fina barreira protetora.

Como fazer xampu anti-pulgas para cães - Passo 1
2

Mas se seu cachorro já estiver infestado de pulgas, então vamos precisar de outro método mais eficaz para poder eliminar estes parasitas do seu corpo. Para isso vamos aproveitar as propriedades do vinagre branco que, graças aos seus poderes antibacterianos e de limpeza, conseguirão eliminar as pulgas do seu cachorro sem danificar o pelo nem a pele do animal.

Para preparar este xampu anti-pulgas caseiro vai precisar de:

  • 1 xícara de água morna
  • 1/4 xícara de sabão (pode ser o que usa normalmente para lavar a louça)
  • 1/4 xícara de vinagre branco

Misture todos os ingredientes em uma tigela ou recipiente e mexa para conseguir um xampu homogêneo. Depois de pronto, dê banho no cachorro molhando seu pelo e, depois aplique esta mistura esfregando bem seu corpo para que o xampu faça efeito.

3

A flor de piretro é ideal para conseguir eliminar as pulgas de um cachorro já que é um dos produtos que melhor atuam como repelentes naturais de pulgas. Poderá encontrá-la em ervanárias em forma de óleo essencial ou também como flor seca. O motivo de ser tão eficaz é porque contém piretrinas naturais, um componente que faz parte dos inseticidas que usamos habitualmente.

Para preparar um xampu anti-pulgas para cachorros com esta flor basta comprar a flor seca ou sua versão em pó e misturar uma colher de sopa em uma xícara de água. Misture com o xampu usado habitualmente para dar banho no seu cachorro e pronto. Pode fazer o mesmo com o óleo essencial, suavizando-o com um pouco de água (para que esteja mais líquido) e passando este produto caseiro no corpo do seu cachorro.

4

Também pode aproveitar as propriedades do óleo de lavanda para as pulgas pois o aroma desta planta atua como repelente de insetos e de parasitas. Portanto, assim como no caso do eucalipto, deve usar este remédio para prevenir e não tanto para tratar a infestação.

Sendo assim, para preparar um xampu com este óleo terá de adicionar 10 gotas do mesmo em 1 xícara de água e misturar para que os ingredientes se juntem. Depois lave o corpo do animal com esta mistura tentando que não entre em contato com seus olhos.

Neste outro artigo do umCOMO poderá encontrar outros remédios caseiros para as pulgas dos cães.

Como fazer xampu anti-pulgas para cães - Passo 4
5

Além disso, se quiser conseguir que seu cão fique livre de pulgas deve considerar uma série de recomendações que afastarão o seu melhor amigo e a sua casa desta praga:

  • A importância da higiene: é imprescindível que limpe a zona onde seu cão dorme e que lave suas almofadas, cobertores ou lençóis de onde ele costuma ficar. As pulgas ficam depositadas em qualquer espaço, portanto, mantenha a máxima higiene para evitar que estes parasitas invadam a sua casa.
  • Escove seu cachorro: para tirar as pulgas do cachorro, além do xampu é importante que complete a desparasitação escovando com um pente para pulgas, ou seja, um pente de cerdas bem próximas, feito especialmente para arrastar os parasitas e eliminá-los do corpo do animal.
  • Desinfete toda a sua casa: se o seu cachorro tiver pulgas, é importante que desinfete a casa, tanto móveis como sofás, cobertores, etc. Neste outro artigo revelamos como eliminar as pulgas de casa.
  • Trate todos os animais de estimação: se tiver outros animais (cães, gatos, porquinho da índia, etc) é importante que também trate eles com produtos anti-pulgas, caso contrário é muito provável que também acabem infectados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer xampu anti-pulgas para cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como fazer xampu anti-pulgas para cães

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Joselita Motta
Como fazer um xampu anti-pulgas para cães. Já comprei remédio indicado por Veterinário, e não deu resultado.
Agradecida.
Editor umComo.com.br
Oi Joselita! Siga as instruções do texto.

Como fazer xampu anti-pulgas para cães
1 de 3
Como fazer xampu anti-pulgas para cães

Voltar ao topo da página