Partilhar

Remédios caseiros para eliminar as pulgas do meu gato

Remédios caseiros para eliminar as pulgas do meu gato
Imagem: pixabay.com

As pulgas são os parasitas externos mais comuns tanto em cachorros como em gatos. Em geral, costumamos associá-las mais aos cachorros do que aos felinos. No entanto, ao tratarem-se estes últimos de animais com uma memória e capacidade de reconhecer o caminho de volta para casa maior que a de seus colegas caninos, não é de estranhar que demos aos gatos a liberdade de sair para passear de vez em quando, fato que aumenta as probabilidades de sofrer o ataque das pulgas. Se for este o caso e você quiser complementar o tratamento do veterinário com remédios naturais, continue lendo este artigo de umComo e descubra os remédios caseiros para eliminar as pulgas do seu gato.

Passos a seguir:
1

O primeiro a fazer para eliminar as pulgas do nosso gato é dar banho nele. Já que os felinos contam com uma pele mais sensível que a dos cachorros, devemos ter cuidado com os produtos que utilizarmos. O mais aconselhável é adquirir um xampu especial para gatos antiparasitário. Do mesmo modo, precisamos de óleo de lavanda ou citronela (ou ambos). Em um copo pequeno, coloque a mesma quantidade de xampu e de óleo, misture os ingredientes e dê banho em seu gato com isto. Não use óleo de eucalipto, é tóxico para os gatos. Se o gato tiver menos de um ano, não use os óleos.

Remédios caseiros para eliminar as pulgas do meu gato - Passo 1
Imagem: pixabay.com
2

Durante o banho você verá que muitas das pulgas cairão, mas não todas. Quando acabar, seque-o bem e escove seu pelo com um pente de pontas bem finas, especial para eliminar as pulgas. Este tipo de pente é idêntico aos que utilizamos para eliminar os piolhos, tem as pontas metálicas e sem praticamente separação entre elas.

3

Após o banho, se quiser, outro remédio natural muito eficiente é a água aromatizada com laranja ou limão. Você pode colocar a casca de um destes cítricos em uma panela com água, deixar ferver durante alguns segundos, retirar do fogo e deixar descansar por uma hora. Depois, coe e coloque a mistura em um spray para borrifar em nosso felino com a solução caseira. Mas você deverá ter muito cuidado porque os gatos não suportam este tipo de cheiro. Este é um bom remédio caseiro para matar pulgas. Muitas vezes os tutores se questionam como acabar com pulgas em casas? Este remédio para eliminar as pulgas do lar e até para eliminar pulgas no quintal.

4

Outro remédio caseiro muito eficaz para as pulgas dos gatos é a levedura de cerveja. Graças à sua composição, rica em vitamina B1, ela afugenta rapidamente este tipo de parasitas e é, por isso, ideal tanto para gatos como para cachorros. Portanto, acrescente uma colher de sopa deste produto à comida úmida dele, misture e dê para ele comer. Faça isto todos os dias até que desapareçam completamente. Mas consulte antes com o veterinário para garantir que seu felino não seja alérgico.

Remédios caseiros para eliminar as pulgas do meu gato - Passo 4
Imagem: mejorconsalud.com
5

O óleo da árvore do chá é outro dos remédios caseiros mais eficazes para eliminar as pulgas do nosso gato. Você pode acrescentar ao xampu dele e dar banho nele com esta mistura, como no passo 1, ou borrifar nosso felino com ela e massagear todo o corpo para afugentar as pulgas. Se você optar pelas massagens, deverá fazê-las uma vez a cada quatro semanas para eliminar e prevenir o aparecimento destes parasitas.

Remédios caseiros para eliminar as pulgas do meu gato - Passo 5
Imagem: ethnodyne.com
6

Por último, a camomila é outro produto natural que age como repelente para as pulgas. Além disso, se nosso felino tiver menos de um ano de vida podemos usá-la sem problemas. Mas consulte antes com o veterinário. Portanto, prepare uma infusão de camomila natural, umedeça um algodão ou pano limpo nela e aplique muito suavemente por toda a pele do seu gato.

Remédios caseiros para eliminar as pulgas do meu gato - Passo 6
Imagem: pixabay.com
7

Experimente todos estes remédios caseiros e se livre das pulgas do seu gato. Lembre-se que não é recomendável deixar de utilizar o tratamento indicado pelo veterinário. Você pode sempre perguntar se ele considera necessário ou não reduzir o uso de químicos e substituí-los por produtos naturais.

8

Lembre-se que para que o seu gato não volte a pegar nem pulgas nem outros tipos de parasitas é recomendável que use produtos que ajudem a preveni-los, como por exemplo as pipetas. Relembramos que é importante que estes produtos sejam especificamente recomendados por um médico veterinário já que as doses e até a escolha do produto pode variar com as características de cada animal.

9

Para além de eliminar as pulgas do gato, é importante garantir que não existem pulgas no ambiente doméstico, caso contrário elas voltarão a atacar o seu felino.

Uma excelente dica é colocar talco dentro do aspirador e aspirar toda a casa, tapetes etc. Coloque talco inclusive na mangueira do aspirador de forma a que todas as larvas ovos e pupas que você aspire entrem em contacto com o talco e morram.

Existem diversos produtos insecticidas disponíveis no mercado para matar as pulgas no ambiente doméstico. Caso opte por um spray insecticida relembre que a maioria destes produtos são altamente tóxicos e por isso deve retirar todos os animais do ambiente durante o tempo indicado na embalagem do produto. Animais e crianças só devem regressar ao local quando já não existir nenhum cheiro e o piso tiver secado naturalmente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para eliminar as pulgas do meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
24 comentários
patrizia
Pelo conhecimento que eu tenho os oleos essenciais ( TODOS) sao nocivos para gatos , principalmente o tea tree oil, ao contrario sao otimos para cachorros, valido e tratamento com camomila, vinagre de maça e vinagre branco, os gatos sao alergicos a todos os citricos, este é o resultado de varias pesquisas feitas querendo tratar naturalmente meus gatos, não é critica,só quero contribuir pedindo cuidado antes de aplicar oleos essenciais em gatos , mesmo muito diluidos.obrigada
A sua avaliação:
regina
Obrigada pelas dicas! Vou tentar algumas além do medicamento veterinário...
Editor umComo.com.br
Oi Regina! Que bom que você gostou do artigo. Continue nos acompanhando!
A sua avaliação:
bruno
Sara, já um tenho crush por vc, e ainda ajudou com minha gatinha obrigado pelo artigo!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Bruno! Que bom saber que as indicações foram úteis para você! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Mônica Castro
Ola boa noite eu tenho dois gatos e eles vivem cheio de pulga e nao sei o q fazer pra acaba porque tem remedio que você nao pde passa né eu gostaria de saber como fazer pra acaba com as pulgas por que ta de mais
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mônica! Experimente a infusão de camomila, a ideia é dar banho no seu gato e depois fazer o último enxague com a infusão. Este é um produto natural, pelo que não será prejudicial para o seu felino. Se mesmo assim ele continuar com pulgas, pode ser necessário usar outros remédios químicos, como as pipetas. Obrigada pelo seu comentário!
Angela Togeiro
Interessantes, pena que minhas gatas odeiam tomar banho, tanto que é impossível. Acho que vou passar um paninho com estas dicas para experimentar, pois vão à rua aí trazem pulguinhas.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Angela! Espero que você consiga da melhor maneira. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Mércia de lima Santos
nossa, obrigado pelas dicas, pois meu gato tem pulgas e não sei como fazer esses remédios caseiros são otimos. vou procurar ultiliza-los.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mércia! Que bom saber que as informações foram úteis para você. Muito obrigada pelo seu comentário e espero que dê certo!
claudya g
Muito boas as receitas, vou copiar e testar algumas, só estou meio em dúvida com a do levedura da cerveja, mas vou perguntar à veterinária. Valeu
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Claudya, muito obrigada e faz muito bem em perguntar! Mais uma vez obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Thiago
Será que é tão difícil ler o artigo antes de perguntar algo cuja resposta já se encontra no mesmo? Oh povo preguiçoso eu hein... Claudiane, Zulmira e Léia, larguem de ser preguiçosas e leiam o artigo. Aliás, parabéns pelo artigo Sara, me ajudou muito!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Thiago, muito obrigada valeu! Continue acompanhando a nossa página :)
Marcelo
Qual a porcentagem de citronela para fazer a mistura com o chamou tenho duvidas?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcelo, você deve fazer a mistura com a mesma quantidade de xampu e citronela. Ou seja, para cada duas colheres de xampu deverá adicionar duas colheres de citronela, por exemplo. Obrigada pelo comentário!
Maria
Posso passar vinagre ?

Remédios caseiros para eliminar as pulgas do meu gato
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: mejorconsalud.com
Imagem: ethnodyne.com
Imagem: pixabay.com
1 de 5
Remédios caseiros para eliminar as pulgas do meu gato

Voltar ao topo da página