PARTILHAR

Como proteger um cachorro do frio

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como proteger um cachorro do frio

Os cães notam muito a descida das temperaturas, pois o seu corpo se altera: o frio muda o equilíbrio interno do animal, assim como o seu metabolismo. Existem cães que se adaptam melhor e mais rápido ao frio, mas outros têm mais dificuldade, principalmente filhotes e cães mais jovens, assim como os que já são muito velhos. Para ajudá-los a não tremer de frio durante o inverno todo, existem técnicas e coisas que seus donos podem fazer para suavizar a mudança de temperatura. Em umComo oferecemos a você os conselhos para saber como proteger um cachorro do frio e fazer com que ele se adapte o melhor possível ao inverno.

Também lhe pode interessar: Como parar soluço de cachorro
Passos a seguir:
1

Se o seu cão dorme fora de casa, a primeira coisa que deve fazer quando começar a fazer frio é comprovar se ele tem um lugar coberto, como uma casinha, e se dentro dela existe algum pano ou alguma coberta para que quando ele durma ou descanse, não tenha que estar em contato direto com a madeira ou o plástico frio. Se ele passar frio ao dormir pode se resfriar rapidamente.

Além disso, se a sua casinha puder estar debaixo de um teto muito melhor, assim evitará que entre vento ou chuva, que pode ser igualmente incômodo como o frio (ou inclusive mais). Se o frio for extremo, é melhor que esteja dentro de casa.

Como proteger um cachorro do frio - Passo 1
2

Dê uma olhada em sua tigela de água, porque se no inverno as temperaturas caírem muito, ela pode congelar. Nesse caso, o cão não poderia beber água e isso afetaria sua saúde e causaria desidratação, por isso é muito importante que a água do animal esteja muito bem controlada.

3

A alimentação é sempre importante, mas no inverno é ainda mais. Os cães, assim como as pessoas, ficam mais preguiçosos, mas precisam de mais energia para poder suportar o frio. O que recomendamos é que vá ao veterinário de confiança e explique como seu cão vai passar o inverno, onde ele vai morar, etc. Ele, como profissional, dirá se o seu animal precisa de algum complemento especial em sua alimentação.

Como proteger um cachorro do frio - Passo 3
4

Os cães gostam muito de brincar e, no inverno, devemos fazer com que eles brinquem ainda mais, pois isso pode ajudar a combater o frio. Mas tenha em consideração que, se onde você mora faz muito frio e neva, alguns pedaços de neve podem se transformar em gelo, com esquinas que podem provocar lesões principalmente em suas patas.

O que pode fazer é revisar antes o local onde vai brincar e se não puder, quando tiver terminado examine todo o seu corpo; se detectar algum pedaço de gelo em alguma zona, retire-o rapidamente.

5

Se tiver um cão com muito pelo, evite tosar durante o inverno. O seu pelo é o seu melhor aliado, e ainda que pareça que tem muito, só deve cortar a partir da primavera. Pense que para o cachorro o seu pelo é parecido a um casaco para você; por isso cuide do mesmo escovando periodicamente para evitar nós, pois nesse caso o animal não estaria tão bem isolado. No nosso artigo como escovar o pelo do cachorro explicamos o modo correto de fazer isso.

Como proteger um cachorro do frio - Passo 5
6

Também pode dar banho ao seu cachorro dentro de casa e não deixar ele sair até que esteja bem seco. Se sair à rua molhado ou inclusive úmido, o frio entra em seu corpo e é muito mais provável que fique resfriado ou com tosse canina. Se puder, reduza a quantidade de banhos durante a época do frio.

7

Em cães que não têm pelo, preste muita atenção em suas orelhas e rabo. Se estiverem muito frios, secos, duros, vermelhos, brancos ou cinzas, pode ser que tenha ocorrido um congelamento. Para combater isso envolva as extremidades do cão em cobertores ou toalhas para esquentar gradualmente e consulte o seu veterinário de imediato.

8

Pense em comprar roupa canina, pois é uma boa opção para proteger um cachorro do frio. Ajuda a manter o seu corpo quente (ou não tão frio), e é ideal principalmente para os cães pequenos ou com pouco pelo, que são mais propensos a sofrer com as baixas temperaturas. Certifique-se, principalmente, de que a roupa esteja sempre seca.

Outra opção complementar são as botas para cães, que ajudam a que as suas patas não entrem em contato com o sal, que é irritante, e com a neve. Deste modo, ele estará bem mais preparado para os passeios durante os meses mais frios.

Como proteger um cachorro do frio - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como proteger um cachorro do frio, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como proteger um cachorro do frio
1 de 5
Como proteger um cachorro do frio

Voltar ao topo da página ↑