Compreensão comportamento canino

Como saber se meu cão está triste

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se meu cão está triste

Os cães são animais que adoram brincar e correr e mostram uma atitude alegre. Um cão alegra-nos no dia a dia irradiando o seu caráter alegre e não é comum vê-los triste. No entanto, os cães são animais inteligentes, que podem perceber quando nós estamos tristes, alegres ou chateados e da mesma forma, nós também deveríamos saber o estado emocional do nosso cão. No geral, um cão está triste quando ocorrem mudanças em seu meio, como poderia ser a morte de uma pessoa, ou a chegada de alguém novo a casa. Os cães são mais um membro da família e eles percebem isso mesmo, por isso é normal que algumas mudanças também tenham influência neles. Ninguém gosta que seu cão fique triste e, por isso, em umComo.com.br vamos explicar-lhe como saber se o seu cão está triste, para saber detectar o estado de ânimo do seu cachorro para que possa deixá-lo feliz.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu cão está envenenado
Passos a seguir:
1

Os cachorros se acostumam a uma rotina e a estar rodeados das pessoas que consideram parte da sua família, aquelas com as quais convive. Quando ocorrem mudanças em seu meio, produzidas por comportamentos de seus donos ou por mudanças como: uma mudança, morte de uma pessoa, chegada de um novo animal à família etc., o nosso cachorro pode apresentar um comportamento marcado pela tristeza.

Como saber se meu cão está triste - Passo 1
2

Às vezes, o problema pode ser que estejamos cometendo algum erro com nosso cão. Alguns destes problemas podem ser falta de afeto, caso não dediquemos tempo ao nosso cão para lhe dar o nosso carinho e deixar que ele nos dê o seu. Do mesmo modo, se não satisfizermos as suas necessidades, como brincar com ele ou levá-lo para passear para que faça o exercício necessário, ou se não o deixamos relacionar-se com outros cães, poderemos influenciar o seu comportamento.

Como saber se meu cão está triste - Passo 2
3

Outros fatores que podem fazer com que nosso cão fique triste são as mudanças que ele percebe em seu meio, que não têm que ser ruins, mas às quais o nosso cão deve ser acostumado. Estas mudanças podem ser produzidas pela ausência de uma pessoa, a chegada de um bebê à família, uma alteração em seu meio devido a uma mudança, etc. Se quiser aprender como saber se seu cão está triste, continue lendo.

Como saber se meu cão está triste - Passo 3
4

Todas as pessoas sabem ou deveriam saber qual é a atitude de seu cachorro. Alguns podem ter um caráter mais tranquilo e serem menos ativos, por isso, às vezes pode ser mais difícil saber se ele está triste ao confundir isto com seu caráter ou pensando que simplesmente está aborrecido ou cansado. No entanto, os sinais que nos dizem que nosso animal está triste são os seguintes:

  • Mostra um caráter menos ativo. Se virmos o nosso cão apagado, pode ser um indício de que está triste. Mais uma vez, deve conhecer as caraterísticas da raça do seu cachorro para não confundir as coisas. Por isso, consulte o nosso artigo para saber quais são os cães mais ativos.
  • Um cão sem apetite. Se você tem um cachorro, com certeza saberá como eles gostam de comer. De fato, às vezes você pode pensar que estariam o dia todo comendo se dependesse deles. Um cão sem apetite pode ser um sinal de que algo não está bem. Veja no nosso artigo algumas causas do seu cachorro não quer comer.
  • Nosso cachorro não se relaciona com outros cães. Os cães são muito sociáveis e adoram brincar com outros da mesma espécie. Se nosso cão está acostumado a se relacionar com facilidade com outros cães e agora deteta que não se mostra muito receptivo, pode suspeitar que algo está acontecendo.
  • Comportamentos pouco habituais. Se detectarmos que nosso cão chora sem motivo algum e geme pode indicar que algo está acontecendo.
  • O nosso cão está menos carinhoso. Os cães costumam ser muito carinhosos e demonstram isso. Por isso, outro indício de que está triste é se mostrar pouco afetivo com seus donos.
Como saber se meu cão está triste - Passo 4
5

Agora que você já conhece os sinais de tristeza no seu cachorro, se percebeu este estado em seu animal, você vai querer tirar a imagem do seu cão triste da cabeça. Por isso, damos alguns conselhos para que veja seu cão feliz de novo.

  • O primeiro passo é levar seu cachorro ao veterinário. É provável que você esteja se perguntando porquê, mas a reposta é que pode ser que o cachorro esteja triste por algum dano físico que não percebemos.
  • Quando o cão está triste por uma mudança, deveremos deixar que conheça a sua nova casa. Brincar com ele e colocar a sua cama em um lugar que seja confortável para ele pode ajudar. Será necessário levá-lo para passear para que também conheça a sua nova área de passeio. Com o tempo ele deverá acostumar-se.
  • Caso não se relacione com outros cães pela perda de um colega canino, o que deveria ser mais eficaz é reuni-lo com outros cães para que volte a se relacionar aos poucos. Outra opção é incorporar outro cão à família.

Em qualquer caso, é importante dedicar tempo ao nosso cão, ainda mais se percebermos que está triste. Uma boa opção poderia ser organizar uma excursão ou sair para brincar no parque.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cão está triste, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como saber se meu cão está triste