Compreensão comportamento canino

Como saber se meu cachorro se sente sozinho

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se meu cachorro se sente sozinho

Você nota que seu cachorro ultimamente está aborrecido ou desanimado? Se costuma deixá-lo bastante tempo sozinho em casa, preste atenção à sua atitude, pois pode estar atravessando uma depressão. Ainda que pensemos que a solidão é um sentimento meramente humano, deve saber que os animais também podem chegar a sentir esses efeitos depressivos. Se para um humano acostumar-se à solidão é difícil, para um cão também é. De modo que deve começar a prestar atenção em seus movimentos e dedicar-lhe uns minutos de seu tempo apenas para ele. Em umComo.com.br explicamos a você como saber se seu cachorro se sente sozinho. Aprenda a identificar os sentimentos de seu pet através dos seus atos. Tome nota!

Passos a seguir:

1

É lógico que seu cão vai ficar sozinho durante algumas horas. Nosso atual ritmo de vida, o trabalho ou a vida social, costuma nos tirar bastante tempo, por isso deve ser consciente de que o animal passa horas sozinho. Claro que, deve ter em conta que isto não lhe agrada, por isso assim que chegar a casa deverá lhe dedicar uns minutos, independentemente de seu cansaço.

2

Tente deixar-lhe sempre algo com que se possa distrair. Se você é dos que sai de casa muito cedo e volta já tarde, deve ter em conta que o pobre animal passará muitas horas sem nada com que possa brincar. Por isso, antes que você se aborreça porque ele ficou brincando com a mobília de sua casa, recomendamos a você deixar junto dele brinquedos, bem como bebida e comida suficiente para que passe estas horas o melhor possível.

3

Quer chamar a sua atenção? Se você observa que quando chega a casa ele urinou no lugar que não devia ou destruiu seu sofá, almofadas ou cortinas -por exemplo- é provável esteja pedindo desesperadamente um pouco de atenção da sua parte. Pense que é como uma criança pequena, o que quer é conseguir que você esteja com ele, por bem ou por mal.

4

Outro sintoma da depressão canina se observará na falta de apetite ou o aumento de agressividade. Os cães são animais sociais, por isso normalmente não suportam a solidão. Se você observa que tem se autoagredido, mal tem comido ou se tem tentado destruir a mobília, o mais provável é que esteja sofrendo de uma grande depressão causada pela solidão.

5

Um cão sozinho é infeliz, por isso costuma ficar irritado, ciumento e nervoso. Observe suas atitudes e pense se está lhe dedicando toda a atenção que seu pet merece. O comportamento autodestrutivo, sobretudo se são notáveis em sua mudança de atitude, é um dos sintomas mais evidentes de seu sentimento de solidão.

6

Uma das necessidades básicas para a felicidade de seu cão é dar-lhe o máximo de carinho. Que ambos aproveitem da companhia que podem chegar a fazer é fundamental para que seu cão se sinta enérgico, vital e feliz. Caso contrário, seu cão passará por um quadro de estresse. Pense que são muito parecidos aos humanos, por isso repense como você estaria em uma situação similar.

7

Observa seus comportamentos compulsivos. Alguns dos mais evidentes são os seguintes:

  • Dar voltas sobre si mesmo ou perseguir o rabo com energia.
  • Ficar nervoso e agressivo perante qualquer movimento.
  • Ficar imóvel ou afastar-se repentinamente.
  • Coçar-se de maneira compulsiva.
  • Morder-se, lamber-se ou comer coisas incomuns (como os móveis).
  • Latir ou uivar sem parar.
8

Está cientificamente provado que estes comportamentos compulsivos podem ocorrer, geralmente, como consequência do estresse e estado anímico pelo qual está passando o cão. Além disso, pode ser mais comum em umas raças ou outras. Para combater estes transtornos causados pela depressão e a solidão, deverá tentar reduzir o estresse de seu cão, aumentar o afeto e a atenção e diminuir os castigos e tentar que o cão se sinta mais querido. Caso a situação não melhore, o mais adequado será ir ao veterinário.

9

Por último, aconselhamos que se você é consciente de que não vai poder dedicar muito tempo a um cão, reconsidere a opção de ter um animal de companhia. Não os faça passarem por situações tão desagradáveis como as que você mesmo pode passar quando se sente sozinho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro se sente sozinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como saber se meu cachorro se sente sozinho