Como saber se meu gato é cego
Os gatos são animais habituados a usar todos os seus sentidos, mas a vista é uma das mais importantes. A cegueira não é uma carência habitual em gatos jovens, mas pode ser consequência de várias causas.
Existem diversas razões que podem provocar a cegueira, entre elas, doenças tais como cataratas, defeitos hereditários, lesões, algum acidente ou inclusive idade avançada. Estes felinos são animais muito inteligentes. Quando algum sentido lhes falta, costumam aguçar o restante, de modo que será difícil detectar se o nosso gato sofre de cegueira. No entanto, conhecer os principais sinais será de grande ajuda. Por isso, em umComo, explicamos como saber se meu gato é cego.
Passos a seguir:
Se observar que o seu gato tropeça habitualmente nos móveis ou que já não calcula a distância entre eles, pode ser um indicador de que algo não vai bem. Também deve-se observar que falamos de gatos adultos. Evite mover móveis que possam se transformar em um obstáculo para ele.
Os gatos que sofrem de cegueira tendem a ficar desorientados. Devemos falar com eles de forma clara e direta, mas devagar para não assustá-los.
Muitas vezes, outro sintoma de que seu gato pode estar sofrendo de cegueira, é arranhar os olhos. Isto pode indicar muitas coisas, desde alguma infecção até uma possível falta de visão, de forma que devemos estar atentos.
Em casos já mais avançados, também podemos detectar uma falta de reação à luz. Neste caso, possivelmente nosso gato já estará com problemas graves de visão. Devemos consultar um veterinário para que faça um diagnóstico abrangente.
Devemos observar se os recipientes da comida e bebida continuam cheios. Nesse caso, também será um indicador da ocorrência de algo incomum. Igualmente, devemos deixar os recipientes no mesmo lugar onde os reconhece para não desorientá-lo e aguçar essa falta de sentido visual.
Caso acredite que o seu gato sofre de cegueira, aconselhamos consultar um veterinário. Lembre-se também de colocar uma coleira com os seus dados e os do veterinário, para que possa ser devolvido caso se perca.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato é cego, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.
Conselhos
- Observe o comportamento do seu gato com estas orientações simples
- Lembre-se de deixar tudo no mesmo lugar (recipientes para alimentos, área de descanso, etc.), para não induzi-lo a erro.
- Evite que tropece em obstáculos que desconhece.
- Em qualquer destes casos, se observar alterações de comportamento ou qualquer outra alteração, leve-o ao veterinário para ser diagnosticado.