Partilhar

Como saber se meu gato está triste

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se meu gato está triste

O comportamento de um gato pode determinar o seu estado de ânimo, assim, dependendo de como se move, pode-se saber se está contente, relaxado, com medo, etc. A depressão nos gatos também pode ser diagnosticada observando o seu amigo, ainda que o mais recomendável é que, se acha que esta pode ser a situação do seu pet, procure um veterinário que ajudará você a confirmar o diagnóstico e indicará a melhor forma proceder para conseguir melhorar a qualidade de vida do animal. Neste artigo de umComo vamos explicar como saber se um gato está triste dando a você algumas dicas que ajudarão a reconhecer este estado de ânimo nele.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato está deprimido
Passos a seguir:
1

Uma das formas mais simples de saber se um gato está triste é observar os seus hábitos de sono. Pense que, por regra geral, estes animais dormem umas 16 horas por dia, mas quando estão tristes as suas horas de sono aumentam e ficará bem mais apático durante todo o dia. Graças à convivência com seu gato, é fácil que conheça um pouco as horas que costuma dormir e, por isso, se vê que ultimamente aumentaram, pode começar a pensar que alguma coisa não está funcionando totalmente bem.

Como saber se meu gato está triste - Passo 1
2

A tristeza ou depressão em um gato também afeta a hora de comer, já que o animal se mostrará bem mais sem vontade e sem vitalidade. Assim como ocorre com as pessoas que, quando estamos desanimados dormimos mais e comemos menos, com os animais acontece exatamente o mesmo. Mas, também, pode acontecer o caso contrário: que comece a comer em excesso para saciar o seu mal-estar, este tipo de comportamento é mais obsessivo e tenta aliviar uma carência que está sentindo a nível de humor.

Assim, se você observar que o animal mudou o seu comportamento com a comida, pode ser porque está triste ou também pode ter outros motivos relacionados com a saúde física do animal; desse modo, o melhor é ir a um veterinário para fazer uma revisão médica.

Como saber se meu gato está triste - Passo 2
3

Também é frequente que um gato triste se torne distante, pouco carinhoso e, inclusive, pode ter atitudes agressivas inclusive com seus donos. Isto ocorre porque estão em um momento psicológico complicado e não encontram o equilíbrio e, por isso, estarão mais irascíveis com seus familiares e amigos do que habitualmente. Neste sentido, a reação é a mesma que as pessoas têm, quando temos um dia ruim, podemos gritar ou nos aborrecer por tolices ao estarmos mais suscetíveis.

Como saber se meu gato está triste - Passo 3
4

Uma das características mais destacadas dos gatos é que são animais muito limpos e asseados, passam grande parte do dia lambendo-se e cuidando da pelagem. No entanto, quando o animal está triste é provável que fique abandone esses hábitos e, portanto, o seu pelo fique bem mais opaco, enredado ou sem brilho. Ainda que a tristeza felina também possa produzir um efeito precisamente contrário, ou seja, que o animal passe muito mais horas do dia se limpando de forma excessiva e obsessiva. Ambos os sinais podem determinar que alguma coisa está acontecendo com o animal.

Como saber se meu gato está triste - Passo 4
5

Também pode saber se um gato está deprimido porque comunica menos com você. É habitual que estes animais miem, ronronem ou emitam sons quando estão contentes e alegres, por isso, se o gato está triste, pode ser que deixe de "falar" com você como fazia anteriormente, ou que seus miados sejam mais intensos.

Pense que, no caso dos gatos, os miados podem ser interpretados de diferentes formas, já que podem denotar alegria, podem estar pedindo algo ou podem estar chorando, assim, é importante que esteja atento ao seu comportamento e possa saber o que é que está tentando comunicar.

Como saber se meu gato está triste - Passo 5
6

Outro sinal de que um gato está triste é se notar que, ultimamente, esconde-se de forma bem mais frequente. É verdade que estes animais tendem a se esconder nos lugares mais estranhos (caixas, armários, lençóis, etc.), costumam fazer isso por calor e por proteção, é o seu instinto natural; no entanto, se detectar que nos últimos tempos está se escondendo bem mais que antes é porque, talvez, o animal não esteja contente nem tenha vontade de socializar.

Como saber se meu gato está triste - Passo 6
7

Também é habitual que os gatos deprimidos deixem de usar a caixa de areia onde normalmente fazem as necessidades. Este é um dos sinais mais evidentes de que há algo no animal que não está bem, e quer comunicar com você mudando os seus padrões de comportamento para que você saiba o que está acontecendo.

Não obstante, é importante que saiba a diferença que há entre estar deprimido ou estar marcando já que, como todos os animais, se o gato se sente ameaçado em seu território ou está inseguro, pode marcar com um pouco de urina para deixar claro qual é a sua zona. Mas se encontrar urina ou fezes pela casa, pode ser que o animal esteja deprimido ainda que, é verdade, também há outras causas que podem produzir este comportamento como, por exemplo, que a caixa esteja suja. Neste artigo contamos a você por que um gato não usa a caixa de areia.

Como saber se meu gato está triste - Passo 7
8

Perante qualquer dos sinais que acabamos de explicara você, o mais recomendável é ir a um veterinário para que examine o animal e possa determinar se há alguma outra condição que possa estar alterando o comportamento do animal. Caso não apareça nada nos resultados, é provável que então a mudança seja de caráter psicológico e, portanto, tenhamos que começar a prestar mais atenção para contribuir em sua melhoria. O que pode fazer para tratar um gato triste é o seguinte:

  • Mais atenção: é importante que se o animal está triste, conte com você e esteja perto dele. Dar-lhe mimos, carinhos e atenções ajudará a que se sinta bem mais à vontade e possa reduzir a sua tristeza.
  • Brinque com ele: ainda que existam muitos tipos de gatos, a verdade é que a maioria deles gostam de brincar um pouco por dia, por isso, aconselhamos a você que compre alguns brinquedos e dedique uns 15 minutos por dia a brincar.
  • Não o deixe muito tempo sozinho: quando um gato está deprimido o que mais precisa é de companhia, por isso, o melhor é tentar não deixá-lo mais tempo que o estritamente necessário em casa e, se o fizer, deixar brinquedos ao seu alcance para que possa se entreter, bem como a cortina aberta para que possa ver a rua.
  • Penteie-o: se vê que a tristeza fez que o animal se descuide e deixe de se lamber, o que pode fazer é iniciar a tarefa e limpar o pelo, escová-lo, cortar as unhas, etc. Se sentirá muito melhor e conseguirá que a sua tristeza diminua.
Como saber se meu gato está triste - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato está triste, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se meu gato está triste

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Roseli
Olá! Tenho uma gata de 10 meses e foi castrada. Ela gosta de sair do apartamento para dar umas voltas. Uma noite não a encontrei então deixei a janela aberta para ela entrar. Mas pela manhã ela não tinha retornado então sai para procura-la. Encontrei minha gatinha toda machucada e quase morta. Já faz um mês e ela já foi medicada mas não se alimenta, anda pouco, não brinca, parece que está fora do seu corpo. Seu olhar da dó. Estou muito triste de ve-la desse jeito. Podem me orientar por favor?

Como saber se meu gato está triste
1 de 9
Como saber se meu gato está triste

Voltar ao topo da página