Partilhar

Como saber se meu gato está estressado

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber se meu gato está estressado
Imagem: pixabay.com

Os gatos são animais muito independentes e controladores, quando algo falha não é de estranhar que entrem em um estado de estresse. São muito sensíveis às mudanças porque sentem que perderam o controle, seja uma mudança, o aparecimento de outro animal no lar, etc. Cada felino é diferente e é afetado de forma diferente, de maneira que as causas do estresse em seu gato podem ser várias. Quando isto ocorre, o comportamento do gato muda. Se nota que ultimamente seu felino está mais agressivo, por exemplo, continue lendo e descubra como saber se o seu gato está estressado.

Também lhe pode interessar: Como tratar um gato estressado
Passos a seguir:
1

As causas mais comuns do estresse felino são: quando ocorre uma mudança, consulta no veterinário, a chegada de outro gato na casa, realizar reformas no lar, introduzir outro animal ainda que não seja gato, ou levá-lo no transporte, dar-lhe banho e deixá-lo sozinho durante muito tempo (isto só ocorre em gatos dependentes de seus donos ou muito acostumados à sua companhia). Levar o felino a um território novo e diferente é o que mais lhes assusta, desconhecem a zona e sentem que perderam o controle, desenvolvendo um estado de estresse.

2

Quando um gato está estressado, manifesta uma série de sintomas muito diferentes dos sintomas que desenvolvem os humanos ou outros animais de caráter mais sociável como os cachorros. Este fato pode levar a uma confusão, você pode achar que é somente um mau comportamento e não perceber o novo estado de nosso felino. Por isso, é importante consultar seu veterinário se notarmos um comportamento diferente.

3

Um dos sintomas mais comuns que podem indicar que nosso gato tem estresse é a marcação de paredes e móveis com as unhas. Se nosso felino nunca tinha deixado marcas em nosso lar e começa a arranhar de cima para baixo (arranhões verticais) qualquer zona da casa ou móveis grandes, como sofá, talvez sofra de estresse e esteja pedindo ajuda.

Como saber se meu gato está estressado - Passo 3
Imagem: animalmascota.com
4

A marcação com urina e defecações fora de sua caixa de areia, independentemente do sexo do gato, é outro dos sintomas do estresse felino. Ao achar que perdeu o controle, sente a necessidade de marcar o novo lar para recuperar seu território. Outro sintoma pode ser os tremores em nosso felino.

5

Adotar um comportamento agressivo ou morder de maneira obsessiva tecidos de lã ou similares são outros sintomas que um gato com estresse pode apresentar. Isto pode ser acompanhado de hiperatividade. Sobretudo costuma mostrar a atitude agressiva quando a causa é a introdução de outro gato ou reformas no lar. Assim, quando tentamos acalmá-lo é possível que se sinta atacado e se volte contra nós. Isto não quer dizer que sejamos a causa de seu estresse, só que não estamos atuando de forma adequada para o ajudar. Se o seu felino chega a este ponto, não hesite em ir ao veterinário imediatamente.

Como saber se meu gato está estressado - Passo 5
Imagem: pixabay.com
6

Nos casos mais avançados de estresse, este pode derivar em doenças e anomalias mais graves, como a queda do cabelo, dermatite aguda, colite crônica, asma, infecções ou, inclusive, cistite intersticial idiopática. Por isso, é fundamental que o leve ao veterinário antes que isto ocorra. Uma vez identificado o estado de estresse, você deverá tomar as medidas oportunas para combatê-lo, consulte nosso artigo sobre como reduzir o estresse de meu gato.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato está estressado, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se meu gato está estressado

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Marcus Vinicius Ladeia Correa
Olá, eu adotei um gatinho de um PetShop no dia 11/01/2018... Aparentemente ele tem aproximadamente 2 meses de vida,porém ele brincou,dormiu (fez praticamente todas as tarefas diárias de um gato, porém não come.) Tentei dar para ele 2 tipos de ração especial para filhotes porém nenhuma o apeteceu. Como posso reverter a situação ?
Editor umComo.com.br
Oi Marcus! Já experimentou dar comida úmida? Outra opção é colocar um pouco de água morna na ração. Que comida ele comia antes?
A sua avaliação:
cristiane batista do nascimento
bom dia,a minha gata teve filhote pela primeira vez de trez gatinho femeâ depois de uns meses ela fica o tempo todo agressiva ,ringindo o tempo todo, e dando nos seus filhotes e as vezes brinca com eles,e quando agente passa perto dela ela quer aranha a gente,o que eu devo fazer,com ela.
Lucilene Santos
Boa noite, nos mudamos de casa e de cidade há dois meses e trouxemos a nossa gata de 3 anos, castrada há dois(anos).Bem, na outra cidade eu saia p trabalhar ás 11horas da manhã,como ela estava acostumada com o lugar ,entrava e saia a hora que quisesse, agora com a mudança a deixamos dentro de casa por mais de 10 hs diárias, ela só sai para o quintal por mais tempo é aos finais de semana qdo estamos em casa. Resumindo essa semana acho que ela pensou estar brincando com meu esposo deu uma arranhada com os dentes no pé do meu marido, com muita raiva ele jogou o chinelo nela a deixando muito assustada,deixávamos ela dividir a cama conosco à noite agora ela dorme fora do quarto,me ajude a entender e ajudar a minha Nina, ela é uma gata vira-latas.
Bia
Bem, eu ganhei uma gatinha a umas 3 semanas, e percebi q ela está muito elétrica, arranha mto e morde, já q ela é pequena nn chega a machucar, nn sei se ela só está brincando, pois é um filhote ou se está estressada ou algo assim.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Bia! No artigo acima encontrará os sinais para descobrir se a sua gata está sofrendo de estresse. Quanto a ensinar a ela a não arranhar e morder, pode conferir estas dicas: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-ensinar-um-gato-a-nao-arranhar-e-morder-3.html

Como saber se meu gato está estressado
Imagem: pixabay.com
Imagem: animalmascota.com
Imagem: pixabay.com
1 de 3
Como saber se meu gato está estressado

Voltar ao topo da página