Outros Doenças e medicamentos nos cachorros

Como tirar berne de cachorro

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar berne de cachorro
Imagem: fotoswiki.org

A berne é um infecção causada por larvas de mosca varejeira. Esta infecção desenvolve-se no tecido subcutâneo dos animais, sendo mais comum em cães que vivem em ambientes rurais, cujo contato com insectos e moscas é maior. A larva de mosca penetra na pele e desenvolve-se e alimenta-se do tecido vivo do cão, respirando pelo buraco aberto. Para saber se seu cachorro tem berne, basta conferir na sua pele se encontra buracos altos e inflamados. Se encontrar esses buracos na pele do seu cachorro, continue lendo este artigo de umComo em que explicamos como tirar berne de cachorro.

Também lhe pode interessar: Como dar xarope para cachorro

Como tirar berne

Assim que você suspeitar de berne no seu cachorro, deverá levá-lo de imediato ao veterinário para que seja diagnosticado em que estágio se encontra o parasita. É muito importante que não dê nenhum remédio para seu cachorro sem indicação do veterinário ou tente tirar a berne em casa, pois pode piorar a situação.

Caso encontre buracos altos e inflamados na pele do seu cachorro, deverá levá-lo o quanto antes ao veterinário para evitar que ele comece coçando ou tentando tirar o berne da pele.

Após o diagnóstico, o veterinário deverá indicar um medicamento a utilizar para colocar no buraco da pele. Este remédio irá fazer com que o parasita não consiga respirar e acabe morrendo. Depois da berne morta, você deverá levar novamente o seu cachorro ao veterinário para que o parasita seja retirado.

O veterinário irá indicar-lhe quanto tempo deverá aplicar o medicamento, bem como após quanto tempo deverá voltar ao consultório. Durante o período em que estiver aplicando o medicamento, deverá certificar-se que se cachorro não lambe ou coça na zona.

Como evitar berne

Algumas medidas preventivas podem ser aplicadas para evitar a berne em cachorros. Limpar as fezes do seu cachorro várias vezes ao dia, limpar o local onde ele urina e não deixar a comida muito tempo exposta, são medidas que ajudam a manter as moscas afastadas.

A vida de uma mosca varejeira tem uma vida de no máximo 24 horas, então o que ela faz para se reproduzir é capturar outro inseto, normalmente outras moscas, e depositar os seus ovos nela. A mosca varejeira hospede assim a larva no corpo de outra mosca. Por isso, o seu cão pode correr o risco de ter berne mesmo que não hajam moscas varejeiras no local. Então, para manter as moscas afastadas o melhor é manter a grama baixa e manter sempre o local por onde anda o seu cachorro limpo.

Escovar o pelo do seu cachorro com alguma frequência, pelo menos duas vezes por semana, e dar-lhe banho quando for necessário também é fundamental para evitar que este parasita se aloje no seu cachorro. Verificar a pele do seu cachorro também é importante para detetar o quanto antes a presença de berne.

Colocar no seu cachorro uma coleira com repelentes também ajudará a proteger o seu animal de parasitas indesejados. Ao invés da coleira especial, também poderá recorrer à citronela para evitar que insectos pousem no pelo do seu cachorro. Para usar a citronela, basta espalhar pela pelagem do seu cachorro algumas gotas de essência de citronela. Mas atenção, use apenas a citronela se seu cachorro não for alérgico a ela.

Também existem medicamentos que além de controlarem a infestação de pulgas, impedem o desenvolvimento de berne sob a pele. Se estiver interessado em dar ao seu cachorro este tipo de medicamento, informe-se junto do veterinário.

Como tirar berne de cachorro - Como evitar berne
Imagem: opopular.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar berne de cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • Não dê nenhum remédio ao seu cachorro, sem indicação do veterinário.
  • Assim que detetar os buracos da berne na pele do seu cachorro, leve-o de imediato ao veterinário.
  • Para evitar este ou outro problema ou incômodo no seu cachorro, deverá levá-lo ao veterinário pelo menos duas vezes ao ano.
  • A ocorrência de berne em cachorros é mais frequente nos dias mais quentes, no entanto pode ocorrer em qualquer época do ano.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: fotoswiki.org
Imagem: opopular.com.br
1 de 2
Como tirar berne de cachorro