Livrar-se das pulgas

Remédios caseiros para as pulgas dos cachorros

Remédios caseiros para as pulgas dos cachorros

O seu cachorro está com pulgas e não sabe como acabar com elas? Com certeza que o seu veterinário recomendou algum produto para eliminá-las mas pode ser que ele não tenha sido suficiente. Além disso, esses produtos podem ser prejudiciais para o seu cachorro pois não são remédios naturais. Neste artigo de umComo.com.br explicamos alguns remédios caseiros para eliminar as pulgas do cachorro. Experimente!

Índice

  1. As pulgas
  2. Óleo de eucalipto contra as pulgas dos cachorros
  3. Óleo de lavanda para as pulgas
  4. Levedura de cerveja para as pulgas do cachorro
  5. Escove o seu cachorro com um pente para pulgas
  6. Outros métodos

As pulgas

As pulgas são parasitas que se instalam no corpo dos animais que podem originar a transmissão de doenças como:

  • Coceira e dermatite devido à alergia à saliva das pulgas.
  • Quando o animal tem muitas pulgas e é jovem, os parasitem podem causar o aparecimento de anemia ou, inclusive, originar a morte dos cachorros.
  • Podem transmitir outros parasitas como o Dipylidium caninum que, por sua vez, provoca outras doenças nos cachorros.

As pulgas costumam contagiar o corpo dos animais, em maior medida, durante os meses da primavera e verão, no entanto, podem sobreviver em espaços quentes da nossa casa como nas almofadas ou nos sistemas de aquecimento. Por isso, o seu cachorro pode ser contagiado de pulgas durante todo o ano.

Os sítios que têm mais probabilidades de concentrar pulgas são espaços quentes e fechados como as mantas, as almofadas, os sofás, etc. Por este motivo, é imprescindível redobrar ao máximo a higiene de nossa casa assim como do nosso cachorro. Em umComo contamos-lhe como eliminar as pulgas de nossa casa e se certificar que está completamente livre de parasitas.

As pulgas são animais muito pequenos que, dificilmente, poderá detetar a olho nu; no entanto, poderá observar as suas fezes na pele do animal. Tenha em conta que as zonas favoritas das pulgas são o pescoço ou a cabeça do animal, assim como as orelhas ou a parte inicial da cauda, por isso fique sempre atento a estas zonas do corpo. Em umComo damos-lhe alguns truques sobre como saber se o seu cachorro tem pulgas.

Óleo de eucalipto contra as pulgas dos cachorros

Um dos melhores remédios naturais para as pulgas dos cachorros é o óleo de eucalipto, isto porque as pulgas odeiam o cheiro desta planta e, por isso, se perceberem este odor afastam-se do lugar de onde provém o cheiro. Deve saber que os óleos de eucalipto não funcionam como método para eliminar as pulgas mais sim como repelente.

Para proteger o seu cachorro deverá dar-lhe banho e adicionar à água óleo de eucalipto, desta forma, o animal transmitirá este cheiro próprio da planta e as pulgas irão se afastar dele.

Remédios caseiros para as pulgas dos cachorros - Óleo de eucalipto contra as pulgas dos cachorros

Óleo de lavanda para as pulgas

Com o óleo de lavanda poderá acabar com as pulgas de seu cachorro, uma vez que a sua essência repele os insetos e os parasitas. Trata-se de um aroma perfeito para lutar contra o contágio das pulgas nos cachorros.

O primeiro passo para fazer este remédio caseiro é adicionar algumas gotas de óleo de lavanda na água que usa para lavar o pelo de seu cachorro. Lave o seu pelo com cuidado para não cair ou escorrer água com óleo em seus olhos. Esfregue o pelo seco do seu cachorro com esta mistura e conseguirá eliminar as pulgas de forma natural.

Pode repetir este procedimento de dois em dois dias e conseguirá que as pulgas desapareçam de forma progressiva do corpo do seu animal.

Remédios caseiros para as pulgas dos cachorros - Óleo de lavanda para as pulgas

Levedura de cerveja para as pulgas do cachorro

A levedura de cerveja também é um remédio caseiro muito útil para as pulgas do cachorro. Isto porque este ingrediente é formado com vitamina B1, um nutriente que modifica o cheio do sangue fazendo com que este seja desagradável para alguns parasitas como as pulgas.

Para fazer este remédio caseiro para as pulgas do cachorro, encha uma colher de sopa com levedura de cerveja e vá jogando no pelo de seu cachorro esfregando bem. A levedura, além de ser repelente para as pulgas cura as feridas de suas picadas.

Remédios caseiros para as pulgas dos cachorros - Levedura de cerveja para as pulgas do cachorro

Escove o seu cachorro com um pente para pulgas

Existem à venda pentes especiais para eliminar as pulgas de seu cachorro. São pentes com dentes muito finos e juntos para poder eliminá-las melhor. Existem muitos tipos de pentes, na foto você pode ver um deles.

Escove seu cachorro todos os dias e cada vez que passar o pente passe por um recipiente de água com sabão para eliminar as pulgas. Neste outro artigo poderá encontrar mais truques para eliminar as pulgas do seu animal de estimação.

Remédios caseiros para as pulgas dos cachorros - Escove o seu cachorro com um pente para pulgas

Outros métodos

Se nenhum dos remédios caseiros que lhe mostramos resultou e já não sabe o que fazer para eliminar as pulgas do seu cachorro, no umCOMO recomendamos-lhe o uso destes dois produtos.

  • Xampu para eliminar as pulgas. Recomendado pelo o umCOMO!
  • Coleira anti-pulgas. É um produto eficaz e além disso tem também uma função preventiva.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para as pulgas dos cachorros, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
A sua avaliação:
Olganice m Branches
Amei o artigo!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Olganice! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Adenio
remedio pra pulgas caseiras cão de pequeno porte
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Adenio! São os remédios que referimos acima no artigo.
A sua avaliação:
meire
gostaria de saber ondi comprar esse oleo de eucalipto.ou de lavanda.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Meire! Em lojas de produtos naturais pode encontrá-los facilmente. Se quiser também pode fazê-los em casa seguindo estes passos: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-oleo-de-lavanda-caseiro-6458.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-oleo-de-eucalipto-10395.html
A sua avaliação:
alex lima
nossa que legal heim sara, o meu filhote de quase 4 meses ta cheio de carrapatos apesar de eu tirar todos os dias e com esses remedios cazeiro vai me ajuadar bastante. Obgd pelas dicas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alex! Espero que esses remédios ajudem! Obrigada pelo seu comentário e boa sorte com seu cachorro :)
A sua avaliação:
liliane
tenho um petshop e com a chegada do verao aumenta a quantidade de pulgas,gostaria de algum remedio caseiro que elimine as pulgas na hora do banho
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Liliane! Você já experimentou algum dos remédios indicados acima?
A sua avaliação:
ivani gonçalves dos santos
minha cachorra esta com pulgas eu gostaria de saber se eu posso usar essencia de eucalipto ou e so o oleo que pode passa
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ivani! Para usar o óleo de eucalipto para as pulgas, deve dar banho na sua cadela e adicionar à água do banho algumas gotas de óleo de eucalipto. Outro remédio para as pulgas que costuma ser muito eficaz é o chá de camomila. Você dá banho na sua cadela normalmente e depois faz o último enxague com o chá de camomila (morno). Espero ter ajudado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Nidia Selene Marques Martins
Com remédios químicos não estamos conseguindo terminar com as pulgas da Luna. Como sou mais adepta de remédios caseiro resolvi procurar algo que possa ajudar. Muito grata pelas dicas.
Eduarda
Minha cadela está com pulgas, provavelmente ainda no começo pq só achei 5 até agora, queria saber se o óleo de lavanda elimina as pulgas ou só as espanta.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eduarda! Todos esses remédios eliminam e repelem as pulgas do seu cachorro. Obrigada pelo seu comentário!
Juliana
eu acabei de comprar um filhote ele tem um mês de vida e esta com pulga a raça dele e poodle e ele e toy ele esta muito novo me da pena de ver ele se coçar todo queria saber se o vinagre de maça funciona mesmo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Juliana! O vinagre de maçã ajuda sim a repelir as pulgas, mas quando já são muitas estes métodos caseiros podem não ser suficientes e talvez você tenha que recorrer a xampus anti-pulgas ou pipetas. Obrigada pelo seu comentário!
Marie
Obrigada pelas dicas. Vou experimentar
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marie, espero que resulte! Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Alessandra
Nossa gostei muito da ideia pois vai ser muito bom eliminar as pulgas do quintal da minha sogra.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alessandra, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e espero que dê certo!
Célia Maria Cayres
Gostei muito das dicas ! Obrigada !
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Célia, muito obrigada valeu! Continue acompanhando o nosso site :)
Lourdes
Bom dia!! Amei todas as receitas caseiras que vcs colocaram...tenho quatro caes vou usar em todos...Obrigado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lourdes, que bom saber que você gostou! Muito obrigada pelo seu comentário e continue seguindo a nossa página ;)
maria lucia bezerra
Eu uso sempre vinagre de álcool branco, esfrego com algodão e depois seco com secador de cabelo o pelo do cachorro, mas vou tentar tbem fazer uso de receitas que me passam aqui, como o óleo de eucalipto, vai ficar cherozo. Gostei demais de todas informações aqui. Obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, espero que tudo dê certo! Muito obrigada, é bom saber que gostou das informações :)
Aparecida Fatima Oliveria
Tenho 3 cachorros grandes no meu quintal, moro em chácara e muito difícil controlar pulgas .E verdade que os pardal transmitem pulgas ?Vivo tendo problemas c elas
vilmar wunsche
os meus cachorros 2 pudo tds semanas vão p o peti tomar banho e viviem cheio de pulgas o que eu faço, para usar remedios cazeiros, e qual remedio q não afete ou de irritação nos cachorro.
Maria de Fatima
A água com levedo de cerveja, pode cair nos olhos do animal?
1 de 5
Remédios caseiros para as pulgas dos cachorros