Envenenamento do gato

Como saber se o meu gato foi envenenado

Como saber se o meu gato foi envenenado

Os gatos são animais muito instintivos e atentos, que costumam detectar quando algum alimento ou substância não é adequado ao seu consumo. Em alguns casos, no entanto, eles também podem ser vítimas de substâncias tóxicas passíveis de causar risco de vida. De nossa rápida resposta depende em grande parte que o nosso animal de estimação consiga sobreviver à intoxicação e se recuperar cedo, mas o que devemos observar? Em umComo, explicamos como saber se o seu gato foi envenenado.

Também lhe pode interessar: Como tratar um gato envenenado

Passos a seguir:

1

Caso o seu gato tenha sido envenenado, ele precisará da ajuda de um veterinário, devendo ser levado obrigatoriamente a um especialista assim que suspeitar da ingestão de veneno.

2

Se o gato ingeriu algum alimento ou planta tóxica que tenha causado alguma indigestão, ele vomitará e o problema estará solucionado. Entretanto, a ingestão de substâncias perigosas provoca sintomas intensos que exigem medidas profissionais para garantir a saúde do felino. Além disso, é conveniente saber quais são os alimentos tóxicos e as plantas tóxicas para gatos, para que, em caso de ingestão de algum deles pelo seu animal, informar imediatamente o veterinário.

3

Para saber se o seu gato foi envenenado ou se provou alguma substância tóxica, é preciso detectar vários destes sintomas:

  • Vômitos e diarreia.
  • O gato respira com dificuldade e/ou produz ruídos ao respirar.
  • Salivação excessiva.
  • Comportamento errático, dificuldade para caminhar ou se mover.
  • Em casos severos, ocorrem convulsões e perda da consciência.
  • Se o envenenamento ou intoxicação for produzido por via tópica, você observará que seu gato se lambe constantemente em uma área específica. Assim, verifique esses sinais e, caso observe alguma substância estranha, leve-o ao veterinário.
4

O que fazer, entretanto, se o veterinário se encontra longe de sua casa ou for necessário levá-lo a um hospital diferente do habitual? Nesses casos muito específicos, você pode aplicar duas medidas de primeiros socorros para envenenamento em gatos:

  • Se o gato não tiver vomitado, pegue um punhado de sal e o dissolva em água, em seguida, dê ao animal preferivelmente com uma seringa sem agulha, isto induzirá o vômito. Recomenda-se repetir mais duas vezes este processo para que o felino expulse todo o conteúdo de seu estômago.
  • Em seguida, dê ao seu gato uma porção de carvão vegetal que é vendido em farmácias. Isso ajudará a evitar que os órgãos absorvam o veneno.
  • Após executar esses passos, consulte o veterinário.
5

Se o seu gato tiver sido envenenado com uma substância perigosa e muito tóxica, corre um grave perigo, por isso, antes dos primeiros sintomas, é importante atuar rápido e levá-lo de emergência ao veterinário. Se você tem conhecimento de qual foi a substância ingerida, pegue uma amostra da mesma para levar ao médico, ou na sua falta, pegue uma mostra do vômito ou fezes para que seja analisada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu gato foi envenenado, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
Katiele
Olá, o meu gato está vomitando só água, ele não quer comer e nem beber água, ele está desanimado é só fica deitado, está magrinho, tive que amassar a ração para dar para ele, por favor o que pode ser ??!! Estou desesperada e não tenho como levar ele ao veterinário. 😭😭
Editor umComo.com.br
Oi Katiele! Esses são sintomas muito graves que podem provocar a morte do seu pet se você não corre no veterinário. Não podemos examinar um animal desse jeito, você precisa levar no médico com urgência.
A sua avaliação:
Victoria ddl
O meu gato esta com todos os sintomas mas não tem veterinário na minha cidade somente em Fortaleza 7h de viagem não tenho como levá-lo, seria bom eu dar antitóxico ? Se não for envenenamento ele pode ter algo por causa do remédio ?
Sueli
O meu gato Está fazendo xixi amarelo
Editor umComo.com.br
Oi Sueli! A coloração normal da urina é amarelo. Se está demasiado amarelo pode significar que o sei gato está bebendo pouca água.
Amanda
meu gato esta salivando muito nao quer comer e so fica deitado, e hoje fui ver se tinha alguma coisa na boca dele ele deu um miado bem alto, oque posso fazer? e oq suponha que seja?
Editor umComo.com.br
Oi Amanda! Apenas o veterinário pode fazer um diagnóstico preciso. Recomendamos que você leve o seu pet num especialista de confiança assim que possível!
Dennys Gomes
Minha família ficou muito triste, pois nossa gatinha Piteca sumiu! Única coisa que encontramos foi o vômito dela na sala. Um vômito tipo areia... Estávamos dormindo e não vimos o que aconteceu! Achamos estranho e fomos atrás dela depois que acordamos no domingo à tarde e não a encontramos! Está desaparecida! Estamos achando que ela foi envenenada. Como pode um ser humano comprar ração e colocar veneno pra matar um gato? Muita maldade! Nossa gatinha só comia ração. Estamos todos tristes, mas na esperança dela voltar! Se tivéssemos visto ela passando mal, iriamos direto no veterinário... Achamos que ela não foi roubada, pois o vômito da sala nos fez interpretar que foi envenenada... Triste!
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Dennys! Lamentamos muito o que sucedeu com a sua gata. Desejamos boa sorte para toda a família!
A sua avaliação:
Calebe Rodrigues
Moro em MG e meu estado está tendo surto de febre-amarela e meu gato sai pra rua as vezes e depois volta, uma noite ele voltou com um miado diferente e vomitou, agora ele esta co febre e só que dormir. Tenho vizinhos que não gostam de gatos. Não sei se ele foi envenenado ou se esta com a Febre-Amarela! Me ajudem por favor
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Calebe! Infelizmente sem uma observação do gato não podemos ajudar, aconselhamos levá-lo a um veterinário para ser feito um diagnóstico adequado.
A sua avaliação:
Sarah Ranna
Meu gato ta sem querer comer, com a boca,ouvido e a pele amarela,só faz xixi é muito amarelo, Não caminha fica caindo pra os lados.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sarah! Se o seu gatinho está apresentando todos esses sintomas, eu recomendo que o leve o veterinário o quanto antes para saber do que se trata. Enquanto isso, pode encontrar algumas dicas para saber o que fazer no caso do seu gato não querer comer aqui: http://animais.umcomo.com.br/artigo/o-que-fazer-se-meu-gato-nao-quer-comer-10347.html
A sua avaliação:
maria eugenia barbosa
que pena a gatinha, da minha irma morreu envenenada, por falta de esperiencia, nao sabiamoss, que agua c sal ajudaria, no primeiros socorros, e o carvao vegetal, como faria para para ingerir, no animal, estou arrasada, entrei em depressao, quanta maldade no homem, meu Deus pior que animal, isto sim e um monstro!!!!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Sentimos muito a perda da sua gata, infelizmente existe muita maldade neste mundo. Mas agora você já sabe os primeiros socorros no caso de envenenamento. Muito obrigada por partilhar essa história conosco!
A sua avaliação:
janette
onde se encontra gato para doação em pedreira(sp)
Victoria ddl
Olha no YouTube Isa gateira ela está sempre anunciando gatinhos para doação já castrados e com carteirinha de saúde completa.
A sua avaliação:
josue fernandes
meu gato não estar se levantando e ele vomito mas foi do nada acho que foi auguma coisa tocxica
A sua avaliação:
marcelo marques
ja tinha feito o garfild vomitar e logo apos peguei carvão quebrei fiz um po bem fino misturei na agua depois cuei agora to ansioso aki a unica coisa da lista presente no meu felino e a movimentação, e outra coisa anormal que reparei ele tava bebendo agua sem para so parou de beber quando vomitou
Livia
Meu gato esta morrendo e eu simplesmente n posso fazer nada, ele esta com todos os sintomas de envenenamento mas essas dicad sao totalmente inuteis pois nao tenho condiçoes de leva-lo ao veterinario e ja esta de noite, acho que as pessoas que criam isso tem que ter mais consideraçao com quem e pobre como eu.
Edvaldo lima
Concordo plenamente neste país onde pessoas morrem todos os dias em portas de hospitais público sem a mínima chances de se tratar imagina um animal em que seu dono e pobre e ele esteja envenenado vai morre com certeza tratamento veterinário e muito caro e não existe atendimento gratuito isso é uma vergonha só rico pode ter um bichinho de estimação?
Rogério
Fala sério! A pessoa doa o seu tempo para fazer um site como esse com informações úteis que se forem feitas a tempo pode sim salvar um animal e vem uma pessoa falar que não pode fazer nada? Vai dizer que vc não tem sal em casa? O que tem haver em ser pobre com isso? Pessoal sem noção!!!!
Victoria ddl
Aqui onde moro não tem veterinário eu teria que viajar pra Fortaleza 7h de viagem e não tenho dinheiro é meu gatinho está com tudo tbm eu só choro não sei mais oque fazer já dei antitóxico e vou ver oque acontece, dê soro fisiológico pra ele também é bom bastante água tente fazer ele vomitar com sal e água em uma siringa sem agulha, sinto muito !
Editor umComo.com.br
Oi Victoria! Sem sabermos que veneno e que antídoto estão em causa é difícil ajudar. Se o animal tiver convulsões não dê água para ele, pois existe o risco de aspirá-la e ir para os pulmões. Você tem o contato de algum médico veterinário que possa ajudar em caso de emergência?
Priscila
Hoje encontrei meu gato morto, tava três dias sumido , estava com um dos olhos esbugalhados.Pode ter sido envenenado?
Como saber se o meu gato foi envenenado