Comida para cachorros

Alimentos que nunca deve dar a um cachorro

Alimentos que nunca deve dar a um cachorro

Os cães metabolizam os alimentos de forma muito diferente dos seres humanos, por esta razão muitos dos alimentos que são inofensivos para nós nem sempre são saudáveis para os nossos queridos amigos. Muitas das coisas que come diariamente (e inclusive deixa ele experimentar) podem ser realmente prejudiciais para a sua saúde. A lista de problemas que podem ter ao ingerir alimentos prejudiciais vão desde vômitos, problemas intestinais, falhas no sistema nervoso e inclusive a morte.

Antes de dar as sobras da sua comida ao seu cachorro saiba quais são os alimentos que podem afetar significativamente a sua saúde. A seguir damos a você uma lista, o mais completa possível, para que a leve em consideração na hora de alimentar um cachorro. Continue lendo este artigo de umComo e saiba quais os alimentos que nunca deve dar a um cachorro.

Também lhe pode interessar: Quanto deve comer um cachorro Cocker

Índice

  1. Chocolate
  2. Cebola
  3. Alho
  4. Abacate
  5. Uvas e passas
  6. Batatas
  7. Nozes e frutos secos no geral
  8. Lácteos
  9. Tomates
  10. Ossos

Chocolate

O chocolate contém teobromina, um alcaloide que aumenta os batimentos cardíacos, estimula o sistema nervoso central e comprime as artérias. Após entre 4 e 6 horas da ingestão do chocolate, o seu cachorro pode apresentar sintomas como vômitos, diarreia, hiperatividade, excitabilidade, falha cardíaca e infartos que o podem levar à morte. Se o seu cachorro comer um pedacinho de chocolate não será um problema, mas deve controlar para que não coma uma barra inteira; se este for o caso, leve-o ao veterinário.

Alimentos que nunca deve dar a um cachorro - Chocolate

Cebola

A cebola contém altas quantidades de uma substância chamada tiossulfato, que danifica os glóbulos vermelhos do seu sangue com consequências fatais para o animal, já que provoca debilidade, anemia e problemas respiratórios graves.

Alho

Assim como a cebola, o alho é um produto que não deve colocar nas comidas de seu cachorro pois também contém tiossulfato, mas em menor quantidade. Devemos manter afastados os nossos cães e gatos (também é prejudicial para eles) tanto do alho como da cebola, e em caso de ingestão acidental devem ser levados ao veterinário.

Abacate

O abacate contém persin, uma substância tóxica que pode causar dores de estômago, vômitos e inclusive pancreatite em nosso cachorro. Esta substância não só está na polpa do abacate, como também na casca e nas folhas.

Alimentos que nunca deve dar a um cachorro - Abacate

Uvas e passas

As uvas e passas são tóxicas para os cães já que provocam falhas nos rins que podem levar à morte. Não deixe que seu cachorro coma uvas, e se em algum momento deixar cair alguma no chão, tente pegar sempre, assim evitará que a coma.

Batatas

A fécula das batatas não é fácil de digerir para os cães, por isso a sua ingestão provoca neles problemas digestivos. Além disso, a casca, o caule e as folhas das batatas contêm solanina, um veneno natural que provoca falhas no sistema digestivo e nervoso dos cães que os leva à morte.

Nozes e frutos secos no geral

As nozes, assim como muitos dos frutos secos, contêm grandes quantidades de fósforo que é prejudicial para a saúde do cachorro, já que provoca cálculos na vesícula (pedras). Além disso, afeta o sistema muscular do cachorro causando tremores musculares, debilidade e parálise nas patas traseiras.

Lácteos

Depois que os filhotes passam à etapa adulta, ficam intolerantes à lactose que existe nos produtos lácteos. Ao carecer das enzimas necessárias para digerir a lactose dos lácteos, estes produtos provocam vômitos, diarreia e problemas gastrointestinais.

Tomates

Os tomates que não estão maduros têm um alto conteúdo de solanina, sobre a qual já falamos anteriormente (veneno natural). Além disso, são muito ácidos para os cães.

Ossos

Os ossos, crus ou cozidos, são ruins para os cães. Não pelo conteúdo nutritivo em si mesmo, mas porque adoram mastigar e quebrá-los; se engolidos, podem ficar atravessados, parados, quebrar ou rachar e chegar a perfurar o intestino ou o estômago.

Para dar um osso a ele, certifique-se de que é um osso preparado para cães (de leite, cartilagem ou macios). Também deve considerar se o cachorro já está acostumado a comer ossos desde pequeno, se estiver, poderia considerar dar ossos mas com muita precaução. O que nunca deve dar são ossos de frango ou peru, estes ossinhos são ocos e se quebrarem no estômago do cachorro podem danificar seriamente o seu sistema digestivo.

Evite dar estes alimentos a seu cachorro e crescerá saudável e forte. Muita sorte com seu melhor amigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que nunca deve dar a um cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Leila
Gostei, muito mas os meus cachorros comem tudo, e nunca fez mal.Mas vou ficar mais atenta nesta lista.
Thiago
Minha cadeia está grávida quais os alimentos ou alimentação que tenho que dar todos os dias?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Thiago! Neste artigo poderá encontrar as recomendações para alimentar a sua cadela durante a gravidez: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-alimentar-a-minha-cadela-gravida-3747.html
1 de 3
Alimentos que nunca deve dar a um cachorro