Nomes de cavalos famosos
Entre os nomes de cavalos mais famosos e suas histórias está Tornado, o cavalo do Zorro; Pégaso, o cavalo do deus Zeus; Rocinante, o cavalo de Dom Quixote de la Mancha; Bucéfalo, o corcel preferido de Alexandre Magno, entre outros. Alguns cavalos são reais e outros são fictícios, mas é impossível apagá-los da memória coletiva devido aos seus grandes feitos. Caracterizam-se pela elegância e por serem companheiros fiéis do ser humano ao longo da história.
No umCOMO contaremos alguns nomes de cavalos famosos e suas histórias mais inspiradoras, ou a lenda por trás deles.
- Tornado (cavalo do Zorro)
- O cavalo de Tróia
- Pégaso (cavalo do deus Zeus)
- Rocinante (cavalo de Dom Quixote de La Mancha)
- Incitatus (cavalo de Calígula)
- Palomo (cavalo de Simón Bolívar)
- Bucéfalo
- Copenhague
- Paseante
- Valegro
Tornado (cavalo do Zorro)
Tornado foi montado por Zorro e eles embarcaram em todas as aventuras juntos. Caracterizava-se por sua cor preta azeviche, que era do mesmo tom do traje de seu cavaleiro. Para produzir a série original, naquela época foram treinados 11 cavalos para realizar as proezas com o Zorro e dar o seu melhor em cada cena. Foi uma série da década de 1950 que ainda hoje é assistida por muitos. Depois saiu o filme protagonizado por Antonio Banderas e agora tem uma nova série.
O cavalo de Tróia
Este cavalo é feito de madeira e não é real como os outros, mas ficou para a história por ser fruto do engenho grego. Os gregos enviaram este cavalo como um presente aos troianos, para lhes mostrar que tinham se "rendido". Porém, tudo fazia parte de uma estratégia, pois, uma vez dentro das imponentes muralhas de Tróia, os soldados gregos emergem de dentro do cavalo, lutam e conquistam a cidade. Assim, este cavalo é considerado como uma forma de astúcia, no seu melhor sentido, ou como uma forma de traição, no pior dos cenários.
Pégaso (cavalo do deus Zeus)
Este cavalo é famoso por pertencer ao deus Zeus. Sua cor é branca e possui asas. Seu nascimento foi graças ao sangue que a Medusa derramou. É reconhecido não só na mitologia grega, mas também na literatura em geral. Foi o único cavalo que pôde ter o privilégio de permanecer entre os deuses do Olimpo.
Neste artigo você poderá descobrir Quais são os principais deuses gregos.
Rocinante (cavalo de Dom Quixote de La Mancha)
Rocinante, um corcel magro, foi o fiel companheiro de Dom Quixote de La Mancha e participou das grandes façanhas do protagonista desta história. Ele sempre leva seu cavaleiro em aventuras com um toque de loucura. A história de Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, ficou registada na história da literatura mundial e ganhou muita fama nas suas subsequentes aparições no cinema e na televisão.
Incitatus (cavalo de Calígula)
Incitatus se traduz como Impetuoso e sua origem era hispânica. Foi a adoração a Calígula, que chegou a pedir que lhe fossem construídas uma manjedoura de marfim e um estábulo de mármore. Posteriormente, solicitou a construção de um luxuoso palácio, com seus próprios servos. Além disso, o cavalo recebeu o título de cônsul. Porém, após perder uma corrida ele teve sua vida ceifada.
Palomo (cavalo de Simón Bolívar)
Este foi o cavalo que acompanhou o libertador e sonhador de unir todas as repúblicas da América Hispânica, Simón Bolívar. Na América do Sul é um dos cavalos mais lembrados, sua cauda quase chegava ao chão, era corpulento e sua cor era branca. Pertenceu a Bolívar desde que empreendeu a Batalha de Boyacá, ocorrida em 1819, território que hoje pertence à Colômbia. Palomo esteve presente em todas as campanhas de libertação do herói e seus ferros estão hoje expostos no Museu Mulaló, localizado em Tumbo, na Colômbia.
Bucéfalo
Por trás de Bucéfalo existe uma bela lenda, pois dizem que ele era o corcel preferido de Alexandre Magno. Era preto e diz a história que ninguém conseguia montá-lo, até que Alexandre o curou de seus medos. Acompanhado de Bucéfalo, Alexandre Magno conquistou grandes territórios e, após a morte do corcel, diz-se que Alexandre fundou a cidade Bucéfala, para homenagear seu fiel companheiro.
Copenhague
O Duque de Wellington estava acompanhado deste valente cavalo que ficou para a história pela sua resistência, que parecia inesgotável, ao lutar durante 17 horas durante a Batalha de Waterloo. Acreditava-se que sua resistência se devia ao fato de ser de puro sangue árabe.
Paseante
Stroller, conhecido em espanhol como Paseante, foi o menor cavalo visto na história dos Jogos Olímpicos, mal atingindo 144 cm de altura, mas isso não o impediu de voar por cima das cercas nas competições e ganhar múltiplas medalhas. Em 1968 foi montado por Marion Coakes que conquistou a medalha de prata no México, durante os Jogos Olímpicos, quando o pônei tinha 18 anos.
Valegro
Este é um cavalo bicampeão mundial e também é reconhecido por seus históricos recordes mundiais nas Olimpíadas. Também conhecido como Blueberry, este é um dos cavalos mais famosos da história. Ele inclusive se destacou em provas de estilo livre, onde mostrou sua habilidade ao conseguir dançar seguindo o tom da música.
Sua amazona sempre foi a britânica Charlotte Dujardin e ambos acumularam muitas medalhas ao longo da carreira. Todos os admiraram e quando se despediram, multidões presenciaram o momento.
Estes são os nomes de cavalos mais famosos da história, reais ou fictícios, mas que continuam a ser lembrados na atualidade. Agora que você os conhece, recomendamos que leia este outro post do umCOMO sobre os diferentes Tipos de esportes com cavalos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Nomes de cavalos famosos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.