Cria de cachorros

Quantos filhotes pode ter um Dálmata

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quantos filhotes pode ter um Dálmata

Os Dálmatas são uma das raças de cachorros mais famosas em todo o mundo. Sua elegância, simpatia, bondade e suas características manchas negras converteram-nos em cães muito apreciados, algo que também tem muito a ver com os seus contínuos aparecimentos no cinema e televisão, com os quais ganharam o coração do público infantil.

Ter um cão, ainda mais se é um tão especial como o Dálmata, implica muitas questão e perguntas que muitas vezes não sabemos responder, é por isso que em umComo.com.br trazemos para você as respostas para que possa saber tudo a respeito do seu cão, como por exemplo quantos filhotes pode ter um Dálmata.

Também lhe pode interessar: Quantos filhotes pode ter um Schnauzer

Índice

  1. A origem do Dálmata
  2. Gestação e nascimento dos filhotes
  3. Afinal quantos filhotes pode ter?

A origem do Dálmata

Ainda que haja quem diga que o Dálmata já esteja representado em pinturas do antigo Egito, a teoria mais estendida é que a origem desta raça encontra-se na região croata de Dalmácia, de onde vem o seu nome.

O cão da aristocracia

Sua popularidade começou a aumentar no final do século XVII, momento no qual foram introduzidos na Inglaterra, onde esta raça se tornou muito famosa por levar a cabo tarefas de acompanhar a aristocracia em seus trajetos em carruagem. Os Dálmatas protegiam os cavalos, que são muito assustadiços, e ao mesmo tempo davam um toque de elegância e distinção à comitiva.

Pet dos bombeiros

A partir da sua experiência com a aristocracia adquiriram grande popularidade como cães bombeiros. Em um primeiro momento foram acolhidos por este corpo de segurança para manter ratos afastados das suas dependências, mas graças ao seu instinto para proteger os cavalos, suas habilidades protetoras e sua inclinação natural pelo calor acabaram fazendo as funções de guardiães nas carruagens dos bombeiros. Estes cães acabaram ganhando o carinho da profissão e ainda hoje em dia, sobretudo nos Estados Unidos, podem-se ver Dálmatas acompanhando os bombeiros dentro do caminhão.

Com a publicação do livro Os 101 dálmatas, em 1956 aumentou incrivelmente a popularidade dos Dálmatas, algo que se potencializou com as diferentes sequências e adaptações cinematográficas que se fizeram ao longo dos anos.

Quantos filhotes pode ter um Dálmata - A origem do Dálmata

Gestação e nascimento dos filhotes

O cio

O primeiro cio da fêmea de Dálmata ocorre entre os 8 e 12 meses, ainda que se deva evitar que tenha contato com algum macho dado que ainda não está formada totalmente e uma gravidez seria potencialmente perigosa.

As etapas de cio acontecem a cada 6 meses, mas não deve ser acasalada até ao terceiro, aproximadamente aos 20 meses de idade, quando a fêmea já está totalmente preparada para ter descendência. O cio da fêmea Dálmata dura cerca de 19 dias, no entanto, o melhor momento para ficar grávida é durante a segunda semana, aproximadamente entre o nono e o décimo quarto dia.

A gravidez

O período de gestação do Dálmata dura entre 58 e 62 dias, ainda que possa acontecer se adiantar ou atrasar o parto alguns dias. Durante a gravidez é muito conveniente que o cão seja visitado assiduamente por um veterinário para saber que tipo de atenções precisa. Se quer saber mais sobre a gravidez nos cães convidamos você a ler o seguinte artigo sobre como cuidar de uma cadela grávida.

O parto

Ainda que possa parir em casa se for feita a supervisão apropriada e se tiverem os conhecimentos necessários para acompanhá-la no parto, é sempre melhor ter a presença de um profissional, convertendo-se em imprescindível se se previrem complicações no nascimento.

Quantos filhotes pode ter um Dálmata - Gestação e nascimento dos filhotes

Afinal quantos filhotes pode ter?

Não é por acaso que o filme se chame 101 dálmatas, já que esta é uma raça bastante prolífica. Ainda que normalmente nasçam entre 6 e 8 filhotes podem chegar a ser mais de 10, além de que cada ninhada costuma ser mais numerosa que a anterior.

Um fato surpreendente dos filhotes Dálmata é que não nascem com suas características manchas negras ou marrons, nascem completamente brancos. As manchas só vão aparecer até à segunda semana de vida e não é até aí que cumprem um ano de vida que já as têm completamente definidas e arredondadas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantos filhotes pode ter um Dálmata, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quantos filhotes pode ter um Dálmata