Idade dos cavalos

Quantos anos vive um cavalo

Quantos anos vive um cavalo

Os cavalos são animais mamíferos dos quais desconhecemos muitos dados. Pertencem à família dos equídeos, as fêmeas são denominadas éguas e as crias, potros. Certamente são poucos os leitores que sabem que os cavalos foram domesticados pelo homem na Idade de Bronze. Por isso, desde umComo.com.br, explicamos quantos anos vive um cavalo, uma expectativa de vida que difere de acordo com vários aspectos.

Também lhe pode interessar: Como saber a idade de um cavalo

Índice

  1. Idade dos cavalos
  2. Tipos de cavalos
  3. Características dos cavalos

Idade dos cavalos

Atualmente, podemos distinguir dois tipos de cavalos segundo sua criação. De um lado, encontram-se os cavalos criados em cativeiro e, de outro, aqueles que vivem em liberdade. Em ambos os casos, os cavalos são considerados adultos quando atingirem a idade de quatro anos.

No entanto, no exemplo dos cavalos que vivem em cativeiro, os anos de vida podem ser prolongados entre 25 e 40 anos. Uma idade bem mais elevada do que a dos cavalos que vivem em liberdade, pois é raro o exemplo de cavalos criados nestas condições que superam os 25 anos de expectativa de vida.

Tipos de cavalos

Existem três tipos de cavalos e em cada categoria a expectativa de vida é diferente:

  • Os cavalos pesados ou de tiro que se diferenciam do restante por seu grande tamanho. Medem entre 1,63 e 1,83 metros e podem chegar a pesar entre 700 e 1.000 quilos. Nestes casos, a expectativa de vida situa-se entre os 25 e os 30 anos.
  • Os cavalos leves ou de sela cuja altura chega a atingir entre 1,42 e 1,63 metros e o peso, 550 quilos. Estes cavalos destacam-se por sua velocidade, resistência e estado de alerta. Umas condições que, no entanto, classificam estes animais na categoria com menor expectativa de vida dos três: não chegam a atingir o quarto de século.
  • Por sua vez, os cavalos com mais probabilidade de viverem mais anos são os pôneis. Estas raças em miniatura não superam o metro e meio, possuem um pelo mais forte que o resto e um corpo bem mais robusto. Seu caráter é calmo e sua expectativa de vida supera os 40 anos, chegando inclusive aos 45.

Características dos cavalos

Os cavalos podem ser identificados por suas características, que o tornam um animal único. Possuem 205 ossos e ao menos 36 dentes, daí sua condição de herbívoro.

Com respeito ao seu caráter, costumam ser animais muito sociáveis, de forma que é difícil que tenham tendências de fugir ou de se defender. Para se comunicarem entre si, utilizam várias vocalizações e relinchos, além de seu aprumo e higiene corporal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantos anos vive um cavalo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Lauri Ely
Muito Bom ! O texto é bem lacônico e elucidativo. Att. Lauri Ely
Quantos anos vive um cavalo