Partilhar

O que fazer se meu gato manca

O que fazer se meu gato manca

Se você acaba de se dar conta de que seu gato manca, deve saber que mancar não é uma doença em si mesmo, mas que é um sintoma de alguma doença que seu gato padece: desde que lhe tenha picado uma abelha até que tenha algum osso quebrado. O primeiro que deve fazer é determinar a causa para mancar, deste modo, poderá ajudar que seu pet se recupere o antes possível.

Em umComo.com.br queremos mostrar a você o que fazer se seu gato manca para que possa sanar isso o quanto antes e lhe ajudar a que volte a caminhar com normalidade.

Também lhe pode interessar: O que fazer se meu gato vomita

As causas para mancar de um gato

Como já comentamos as causas para que um gato manque podem ser muito dispersas; a seguir detalhamos para você as principais para que saiba o que fazer se seu gato manca e assim possa lhe ajudar a que se recupere mais rapidamente.

  • Feridas nas almofadas (que é a parte macia que têm na palma das patas)
  • Infecções nas extremidades
  • Lesões nas unhas ou nas patas
  • Hematomas por causa de uma pancada forte
  • Problemas nas articulações
  • Fraturas ou rompimentos de algum osso ou músculo
  • Tumor

Examine seu gato

Para saber que fazer se seu gato manca é recomendável que examine a zona para poder determinar a causa. Quando observar a zona dolorida deverá procurar algum elemento externo que possa ser o causador para mancar, como por exemplo, algum espinho que tenha ficado espetado, algum objeto estranho que tenha ficado entre as almofadas, etc.

Se observar que seu gato tem feridas nas patas, pode ser porque caminhou sobre alguma região com vidros quebrados ou elementos perfurantes; estas feridas nos gatos costumam se curar sozinhas.

Se não descobriu nenhum elemento estranho, o seguinte que tem que procurar é se seu gato tem a parte inflamada; se assim for, pode ser que manque devido a alguma picada de uma abelha cujo ferrão é altamente recomendável que extraia com suas unhas ou com pinças. A inflamação também pode ser resultado de que tenha feito uma torção ou tenha alguma extremidade quebrada; se esta é sua suspeita, o melhor é que vá ao veterinário para que examine em detalhe.

A reabilitação dos gatos

Assim como uma pessoa, os animais também precisam de um período de recuperação depois de uma lesão. Por isso, se seu gato tinha uma torção ou algum osso quebrado, é imprescindível que para se recuperar 100% siga umas regras de reabilitação que deverão ser marcadas por seu veterinário.

A reabilitação pode consistir em que seu gato faça uns exercícios concretos para exercitar a parte lesionada, ou também pode ser que deva fazer repouso; em qualquer caso, sempre será um profissional quem deva ditar o que fazer.

Nossa recomendação

Se após ter examinado a zona, continua sem saber o que fazer se seu gato manca, recomendamos a você que visite seu veterinário para que determine a causa exata para mancar. A opinião de um profissional sempre é importante e contribuirá para que seu gato viva uma vida sã e saudável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu gato manca, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre O que fazer se meu gato manca

O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Paola
Oi, meu gato esta mancando, não tem nenhum ferimento externo, come normal, e não tem nenhum inchaço na pata, o que devo fazer
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Paola. Somo um site informativo e não podemos diagnosticar. O ideal é que você procure um veterinário para o diagnóstica correto. Desejamos rápidas melhoras!
sabrina
meu gato tem 3 semanas de vida e caiu da cama, porém ele tá mancando, eu não tenho dinheiro pra levá-lo ao veterinário, eu não acho que esteja quebrada mais eu tô desesperada pq ele não consegue nem se mover direito, POR FAVOR ME AJUDEM
Editor umComo.com.br
Oi Sabrina! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico e recomendar um tratamento para o seu gatinho. Tente contactar com ONG's da sua zona para que possa ajudar com os custos do tratamento veterinário.
kethlyn
minha gata ta com a patinha inchada e mancando ela tem 5 filhotinhos e ta com dificuldade de andar... dei uma olhada e a única coisa q vejo e inchaço mesmo mas ela não para de mia oq pode ser????
Editor umComo.com.br
Oi kethlyn! Sua gatinha precisa de atenção veterinária urgente, apenas ele pode fazer um exame físico e diagnosticar o que ela tem de errado. Rápidas melhoras!
francisco
meu gato esta mancando da pata esquerda e esta com um caroço perto da palma oque pode ter cido?
Mariana
ola francisco! eu tambem tenho um gato e ele tambem esta mancando desde hoje de manha .Eu nao encontrei nenhum sinal externo por isso levarei ao veterinario amanha! Acho que voce deveria fazer o mesmo, mas, ja que encontrou sinal, pode ser uma picada de abelha... Tente o levar ao veterinario o mais rapido possivel! Pois nao queremos que nossos pequenos sofram nao é?! Espero ter ajudado... Sei que nao fiz muito mas espero que seu gatinho fique bem!
Sergio Vieira
O meu para e as vezes uma das patas fica levantada. Já levei numa legião de veterinários, já fez radiografias, exames de sangue e nada de resolverem. Temos uma filmagem da pata dele, parecendo que estava em parafuso em alta velocidade, achei que seria um boxer. O que deve ser? Preciso de um Veterinário e não um veterinário.
Editor umComo.com.br
Oi Sergio! Se a radiografia e os exames de sangue não foram conclusivos, existe a possibilidade de ser algo neurológico. O nosso conselho seria ir a um hospital veterinário com diferentes especialidades para consultarem um especialista em neurologia caso concluam que possa ser essa a origem do problema.
Gilmar
Estou muito triste, meu gatinho sumiu de casa mas foi encontrado passados 2 dias por um vizinho, ele está com a patinha traseira quebrada, infelizmente, desempregado, não tenho condições financeiras para cuidar dele, a única alternativa que vejo é doá-lo a alguém que tenha condições, quando o achei ele ainda era pequeno e estava abandonado na rua, portanto sou muito apegado a ele, mas não quero ver ele sofrendo, será que em hospitais universitários eles fazem acompanhamento para pessoas de baixa renda?
Editor umComo.com.br
Oi Gilmar! Depende muito das clínicas e hospitais. Algumas têm sistemas e capacidade para ajudar pessoas com mais dificuldades financeiras. O que aconselhamos é contatar algumas clínicas e hospitais da sua zona e perguntar diretamente explicando a situação. Outra possibilidade é falar com associações de animais da sua zona que podem também ajudar a conseguir fundos para ajudar o seu gatinho e inclusive costumam ter acordos com veterinários que fazem preços mais acessíveis para as associações. Esperamos que corra tudo pelo melhor, não desista do seu pequeno!
Gabriella
Olá! Minha gata é gordinha, ela caiu do muro em cima da patinha traseira, ela não consegue levantar pra fazer xixi e nem nada, o que devo fazer?
glaucia
meu gato manca desde de que ele foi encontrando na porta da minha casa a 2 meses miando muito, o vele ficou internando por 4 dias e depois disso ele começou a se morde principalmente suas patas dianteiras machucado, a gora ele já esta melhor, o veterinário disse que ele vai ter que tomar para vida toda dele a medicação CONDROPLEX 500
Editor umComo.com.br
Oi Glaucia! Que bom que ele está melhorando! Já não está machucando mais as próprias patinhas? Esse suplemento nutricional é muito utilizado na recuperação de cartilagens. Não se preocupe que é muito seguro e existem cães saudáveis que o tomam sempre, principalmente cachorros que fazem muito exercício físico e este suplemento ajuda a proteger as articulações deles.
rose
oi minha gatinha foi subir no aranhador ,e ele caiu encima da patinha dela e ela agora manca oq devo fazer?
Editor umComo.com.br
Oi Rose! Siga as instruções do artigo.
Maria Fernanda
Ola gostaria de saber se posso dar nimesulida para o gato que esta mancando?

O que fazer se meu gato manca
O que fazer se meu gato manca

Voltar ao topo da página