Partilhar

O que um cão com hepatite pode comer

O que um cão com hepatite pode comer

Se o seu cão tem hepatite as precauções alimentares devem ser extremas, devendo ser administrada uma dieta que seja variada, nutritiva e apta para a sua doença. As infecções do fígado devem ser tratadas com cuidado já que este órgão vital serve para canalizar tudo o que seu animal de estimação ingere, fazendo com que a sua dieta se converta em algo essencial para proteger a sua saúde. A dieta deve ser indicada sempre por um veterinário mas, em umComo, vamos indicar em linhas gerais, o que um cão com hepatite pode comer.

Também lhe pode interessar: Como tratar a hepatite canina
Passos a seguir:
1

Como já falamos, é importante que a dieta seguida por um cão com hepatite seja indicada por um veterinário, uma vez que existem diferentes causas e estados da doença que indicarão os cuidados necessários para cada caso. Em geral, a alimentação de um cão com hepatite deve ser rica em proteínas vegetais e pobre em sódio e cobre.

O que um cão com hepatite pode comer - Passo 1
2

A importância das proteínas vegetais. Os cães são animais carnívoros e a sua alimentação é baseada, principalmente, em proteínas de origem animal. No entanto, os cães com hepatite não devem receber este tipo de alimento, devendo este ser substituído pelos de origem vegetal, como o tofu, a soja ou o seitan. O motivo desta mudança é que os alimentos procedentes da carne animal têm nitrogênio que, quando se decompõe, produz amônio, um nutriente extremamente tóxico para o fígado.

A dieta de um cão com hepatite deve conter, pelo menos, cerca de 20% de proteínas diárias e estes alimentos devem ser de alta qualidade e, na medida do possível, de origem vegetal pelos motivos que acabamos de referir. Se não pode cumprir com esta regra, consulte um veterinário para que lhe prescreva um suplemento de proteínas.

O que um cão com hepatite pode comer - Passo 2
3

Adicione carboidratos à sua dieta. Ainda que pareça estranho, o fato é que, ao reduzir a ingestão de proteína animal, é necessário aumentar este grupo de alimentos na dieta do animal. Normalmente, um cão não necessita apenas de hidratos de carbono e, apenas ocasionalmente, podem ser introduzidos em sua alimentação; no entanto, um cão que sofre de hepatite não pode comer carne e, portanto, deve ingerir calorias de outros alimentos.

Deste grupo, o mais adequado para introduzir na refeição do seu cão é o arroz integral. Sobretudo, é importante que seja integral já que, caso contrário, não estaria proporcionando nutrientes ao seu cão. O arroz é um cereal de grande qualidade e de fácil digestão.

O que um cão com hepatite pode comer - Passo 3
4

As fibras de origem vegetal também são importantes para o seu cão com hepatite. É difícil que um cão queira comer vegetais, pois o seu sabor e textura não são do seu agrado. No entanto, sempre que possível, adicione alguns destes ingredientes (vagens verdes, espinafre, alface, etc.) já que a fibra contida neles ajudam o intestino a absorver endotoxinas evitando, assim, que cheguem ao fígado. Observe que alimentos como o tomate ou a cebola são tóxicos para o seu animal de estimação e, em umComo, contamos quais são os alimentos tóxicos para cães.

Um truque para fazer com que seu cão coma verduras é misturá-las à gordura ou óleo no qual a carne tenha sido cozida. Assim, o odor da comida chamará a sua atenção e ele acabará por os comer.

O que um cão com hepatite pode comer - Passo 4
5

Adicione vitamina C à sua dieta. Este nutriente é um antioxidante natural, sendo totalmente recomendável para tratar cães com hepatite. Normalmente, os cães já têm uma grande quantidade desta vitamina mas consulte o veterinário para verificar se é recomendável incluir uma dose extra para que seu cão se sinta melhor. É importante confirmar com o especialista, já que um excesso de vitamina C pode aumentar o cobre no organismo, um mineral fatal para o fígado.

O que um cão com hepatite pode comer - Passo 5
6

Aumente a quantidade de vitamina K em sua alimentação. Este nutriente favorece a coagulação do sangue, sendo recomendado para cães com hepatite, principalmente quando a doença é crônica. Quando está doente, o fígado não gera fatores coagulantes e também não é capaz de produzir ou armazenar vitamina K, sendo fundamental incorporar esta vitamina manualmente na dieta do seu cão. Esta vitamina é encontrada em alimentos como vegetais de folha verde e algumas frutas.

O que um cão com hepatite pode comer - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que um cão com hepatite pode comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Margaret f de jesus
ele pode tomar chá de picão
A sua avaliação:
alda
quais os sintomas da hepatite ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alda! Para saber quais são os sintomas de hepatite em cães confira esse artigo: http://animais.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-sintomas-da-hepatite-em-caes-22413.html Obrigada pelo comentário!

O que um cão com hepatite pode comer
1 de 7
O que um cão com hepatite pode comer

Voltar ao topo da página