Partilhar

O que um cão com insuficiência renal pode comer

A insuficiência renal canina é um problema comum que aparece principalmente na idade adulta avançada do cachorro. Pode se manifestar devido a uma propensão da raça a sofrer da doença, por uma questão genética ou por causa de doenças que afetam os rins do animal, conduzindo a uma insuficiência renal. Seguir à risca o tratamento veterinário é fundamental para garantir a saúde do seu animal, que também requer uma dieta diferente para assegurar uma qualidade de vida melhor. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você, com detalhes, o que um cão com insuficiência renal pode comer.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um cão com anemia

Por que é importante cuidar da dieta de um cão com insuficiência renal?

Além de seguir à risca as indicações do veterinário em relação ao cuidado de um cão com insuficiência renal, fazer uma mudança na dieta é fundamental pois o animal tem necessidades nutricionais importantes que devemos atender.

A ração normal não é adequada para este tipo de cachorros devido ao seu alto conteúdo de fósforo e sódio, assim como ao tipo de proteínas com a qual é elaborada. O cachorro com este problema requer uma ingestão moderada de proteínas e que as mesmas sejam de alta qualidade.

Rações comerciais com receita

As rações regulares não são uma opção adequada para alimentar um cão com insuficiência renal, por isso é importante usar as rações com receita, elaboradas especialmente para cães com insuficiência renal, como um dos complementos alimentares principais.

É importante ter claro que os cães com esta doença têm um apetite muito limitado, apresentando anorexia, e se o cheiro do alimento não for apetecível, o cachorro simplesmente não comerá. Deste modo é importante escolher sabores que sejam chamativos para o cachorro e consultar o veterinário a respeito das marcas mais recomendadas.

O que um cão com insuficiência renal pode comer - Rações comerciais com receita

Água fresca e abundante

Se o seu cão sofre de insuficiência renal é importantíssimo mantê-lo hidratado adequadamente, portanto o animal deverá dispor sempre de água fresca e limpa que seja trocada diariamente e inclusive várias vezes por dia. Uma hidratação correta ajudará na eliminação de toxinas através da urina, fazendo com que a saúde de seu cão seja mais estável.

O que um cão com insuficiência renal pode comer - Água fresca e abundante
Imagem: gralminas.com.br

Alimentos preparados em casa

A alimentação caseira é uma alternativa que funciona como complemento à ração com receita; no entanto, lembre-se que a preparação dos alimentos deve seguir as normas do veterinário e que sob nenhuma circunstância pode cozinhar com sal ou outros temperos.

Você deve evitar o uso de alimentos tóxicos para o cão e jamais dar a ele as sobras da sua comida, que são muito prejudiciais para o animal pois ele não pode abusar das proteínas, nem comer sal ou fósforo. Alguns ingredientes que um animal com este problema pode consumir são o frango, o ovo e a batata, que apesar de afetar o estômago do animal caso seja dado em excesso (por seu conteúdo de amido), é habitualmente recomendado nas dietas caseiras para a insuficiência renal.

A dieta caseira sempre deve ser administrada por um veterinário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que um cão com insuficiência renal pode comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

23 comentários
A sua avaliação:
Leni verly
O meu cachorro está com problema Renal .qual alimento caseiro posso dar pra ele .posso dar qual tipo de legumes e qual tipo de carne .obrigada
Alessandra Cristina Paschoal Pacheco
Um dos meus três cães está com problema renal e não tenho espaço para separá-los, então, dormem, comem e bebem juntos. Posso dar a ração renal para os três? Seria prejudicial à saúde dos outros dois que não sofrem doença renal?
A sua avaliação:
Sonia
Amei o site e informações com cautela e zelo. Estou desesperada porque além do proble renal, meu cãozinho de 13 anos não quer comer, enjoa rápido. Está sendo medicado todo dia no veterinário. Faço arroz com frango não quer... ração renal tbm não. Vou tentar batata e ovo por conta.
Editor umComo.com.br
Oi, Sonia. O ideal é que você continue seguindo as instruções do veterinário.
Iona
Tenho um poodle com 11 anos e cinco meses e a 40 dias foi diagnosticado com insuficiência renal .Gostaria que me indicasse alimentos que eu possa dar a ele além da ração renal. Desde já agradeço
Editor umComo.com.br
Oi Iona! A informação que você busca está no artigo.
Edna Faria Azevedo
Meu cão tem problema renal, 4 anos 40 kg, qual a quantidade de proteína, carboidratos e legumes q ele deve comer por dia??
Editor umComo.com.br
Oi Edna! Essas variáveis não dependem apenas da idade e peso do animal. Outros factores como a raça, índice corporal e estado de saúde do animal também são tidos conta. De qualquer forma, apenas um médico veterinário especialista em nutrição animal tem a capacidade de lhe indicar um plano apropriado para o seu cachorro se você pretende fazer uma alimentação caseira.
Luciana
Tenho muitas dúvidas o que minha cachorrinha renal pode comer, infelizmente a nefrologista que eu fui eu fui eu não gostei, então Gostaria de ajuda sobre alimentação dela
Maria da Conceição
gostaria de saber qual o alimento um cão com insuficiência renal pode comer em abundância
Jair Veronezzi Galhardo
Tenho uma Poodol com 15 anos ela tem problemas renal. Qual a comida adequada:
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Jair! Ração premium para doentes renais. Vendem-se nas clínicas veterinárias!
joana darc monteiro
posso dar para meu cao chuchu cozido?ou outros legumes? ele faz uso de racao renal tem calculo na bexiga . obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Joana! Os cachorros podem comer chuchu cozido (sem sal) e este alimento é muito benéfico para eles. Contudo, sempre que você fizer alterações na dieta do seu cachorro prescrita pelo médico veterinário, deverá consultá-lo sobre essa alteração. Caso o médico veterinário considere que o cachorro deve comer exclusivamente a ração devido ao problema dele, você deve seguir as indicações.
Leonor
Meu caozinho de 13 anos tem insuficiência renal (York Shire), não aceita a ração pura, está enjoado do peito de frango, o que fazer para refeição dele???
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Leonor! Experimentou as dicas do texto?

Imagem: gralminas.com.br
1 de 3

Voltar ao topo da página