Doença da parvovirose canina

O que um cão com parvovirose pode comer

O que um cão com parvovirose pode comer

O parvovírus canino é um dos vírus mais comuns nos cães, principalmente nos filhotes que não tomaram as vacinas correspondentes nem foram desparasitados, pois correm um alto risco de contrair esta doença. Este problema é muito sério já que, se não for atendido a tempo, compromete a vida do animal podendo causar a sua morte. Como a diarreia e os vômitos são parte dos sintomas desta doença, ajustar a dieta de seu animal enquanto ele se recupera é fundamental, por isso em umComo.com.br explicamos a você o que um cão com parvovirose pode comer.

Também lhe pode interessar: O que um cão com hepatite pode comer

Índice

  1. Vá sempre ao veterinário
  2. Mantenha o seu cão hidratado
  3. Suprima o alimento enquanto durarem os vômitos
  4. Dieta leve

Vá sempre ao veterinário

A parvovirose é uma doença muito séria que compromete a vida de seu cão, afetando seu sistema gastrointestinal, sua contagem de glóbulos vermelhos e, em casos mais graves, seu coração. Este vírus produz vômitos e diarreia intensas, por isso a desidratação aparece rapidamente colocando em risco a vida do animal.

Por todos estes motivos é imprescindível que, em caso de suspeita de que seu cão está com parvovirose, o leve imediatamente ao veterinário. Não existem curas nem remédios caseiros que possam ajudar e só a atenção médica rápida poderá garantir a sua saúde.

Mantenha o seu cão hidratado

Uma das principais ações que os veterinários tomam ao atender um cão com parvovirose é administrar soro intravenoso para hidratá-lo novamente. Isto pode ser feito na clínica veterinária ou também em casa através de bolsas de soro.

Além do soro, ofereça ao seu cão água fresca e limpa, trocada pelo menos duas vezes por dia; isso também é importante para garantir que o seu cachorro beba líquido. No caso de animais muito pequenos ou que se encontram debilitados, pode ser necessário administrar a água com a ajuda de uma seringa sem agulha, obrigando o cão a beber. Dar ao animal bebidas isotônicas também ajudará na hidratação e recuperação de sais perdidos.

É importante que o cão receba medicação administrada paralelamente pelo veterinário para controlar os vômitos e a diarreia, caso contrário a reidratação será mais difícil.

Suprima o alimento enquanto durarem os vômitos

Na etapa de vômitos e diarreias intensas é importantíssimo suprimir todos os alimentos que o animal recebe e se concentrar somente na hidratação. Este período pode durar entre 24 e 48 horas, momento em que se o cão estiver internado receberá soro para garantir a sua recuperação, assim como medicação para controlar estes sintomas.

Se o seu cão estiver em casa por ordem do veterinário, o mais importante é garantir sua hidratação até que os vômitos e a diarreia estejam relativamente sob controle. Se estiver muito preocupado com a nutrição do cão então pode dar de beber a ele caldo de frango caseiro preparado com cenoura e um peito de frango, sem sal ou temperos. Peneire o caldo e dê a ele como se fosse água; isso o ajudará a consumir alguns nutrientes enquanto se recupera.

O que um cão com parvovirose pode comer - Suprima o alimento enquanto durarem os vômitos

Dieta leve

Quando seu cão tiver se recuperado dos vômitos e a diarreia estiver mais estável, então deverá começar a alimentá-lo com uma dieta leve. Alguns alimentos que pode incluir são:

  • Água de arroz.
  • Caldo de frango caseiro preparado sem sal ou temperos.
  • Arroz branco sem sal ou temperos.
  • Frango desfiado preparado sem sal ou temperos.
  • Alimento enlatado, bem mais suave e rico em líquido.

Quando o animal tiver se recuperado, então poderá introduzir novamente a ração em sua dieta. Enquanto trata o animal é importantíssimo eliminar este vírus de casa, já que o mesmo é extremamente contagioso e costuma ficar presente no lar; para isso convidamos você a ler nosso artigo como desinfetar minha casa de parvovírus.

Não esqueça que este vírus não é transmissível para humanos, sendo algo diferente. Saiba mais no artigo Como tratar parvovírus B19 ou humano.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que um cão com parvovirose pode comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Priscila Alexandre Mariano
Boa noite, minha cadela ta com essa doença, ta se tratando. Ela não come só vive no soro, quanto tempo dura esse tratamento?
valdiva costa
meu caozinho esta sofrendo muito ja faz hoje 08 dias melhora um pouquinho e vem outra recaida no dia seguinte com vomito e diarreia eu estou desesperada e uma lulu
jorge santos souza
o meu cão contraiu paraviroze e está sendo cuidado com soro, plasiver ,borgal, mercepton oral e bio canis, não está alimentando a mais e 04 dias, qual a alimentação poderá ser dada. abraços
Editor umComo.com.br
cheila
minha cachorra começou os sintomas na sexta e ja levei ao veterinario e foi diagnosticada com parvovirose e esta internada deste então,mas ainda não melhorou nada,ela tem chences de sobreviver?
andrea
tem sim se levar a tempo tem chances de cura
Gabrielle
Boa noite, meu shitz está com parvovirose, está muito mal! Hoje é 3 dia e sem dúvida tá cada vez mais dificel,! Já levei no veterinário e já está medicado! Mas é bem complicado! Queria saber quem já teve e o cachorro salvou, fica quantos dias esse vírus no corpo deles tratando! Estou no 3 dia e não parece que está acabando :/ estou dando bastante água de coco, soro!
Elaine
Quero saber a quantidade de caldo de frango caseiro posso dar as minhas cachorrinhas tem 2 meses enquanto vezes por dia se posso dar o soro seguido do caldo para hidratar
andreia albino
oi tdo bem meu cao ta com diarreia a dois dias nao quer comer a racao ta com a boca um pouco rigida pois fui abrir pra dar agua ele deu uma travada na boca deu trabalho e depois ainda deu uma rosnada pra mim ele nunca fez isso o que sera que e dou a racao pedigree racas medias e grandes no comeco ele comia bem agora ta rejeitando tem algum remedio
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Andreia, antes de mais se o seu cachorro está com diarreia e está rejeitando a comida, é fundamental que visite o veterinário para que um diagnóstico seja feito. Enquanto isso, poderá conferir as dicas que temos para a diarreia no cachorro: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-da-diarreia-do-meu-cachorro-1610.html http://animais.umcomo.com.br/articulo/o-que-um-cachorro-com-diarreia-pode-comer-18169.html
ju
Ja perdi tres filhotes de lhasa nenhum veterinario pode me ajuda com a parva
Li
Oi Ju, quando o meu teve parvovirose (tenho um Akita), consultei a muitos veterinários também, um deles conseguiu salvar meu filhote. Como todo o post aqui indica, é manter o cachorro hidratado, dei muita água de coco, e eu mesma apliquei (claro que com recomendações) as injeções para cortar os vômitos, e assim conseguia fazê-lo comer. Meu veterinário deu umas injeções também, e por conta disso ele só precisou tomar 1 soro durante duas semanas que ele se manteve doente. Consegui salvá-lo com muita insistência e perturbação ao veterinário e hoje está mais sapeca do que nunca. ah, não sei se todos viveram no mesmo ambiente, mas o vírus da parvovirose é muito forte, por isso também lavei muito com cloro os locais onde ele fazia as necessidades dele, pois o vírus pode se espalhar por la.
1 de 2
O que um cão com parvovirose pode comer