Partilhar

Por que meu cachorro vomita espuma branca

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que meu cachorro vomita espuma branca

Quem nunca teve um cachorro amado alguma vez? Estes animais fiéis são os amigos ideais, compassivos e carinhosos, mas também precisam de muitas atenções e cuidados. Os cães costumam ter propensão a sofrer de algum problema, sendo os vômitos algo bastante frequente, mas dependendo dos sintomas que acompanharem isso podemos considerar se pode ser grave ou não. No seguinte artigo de umComo.com.br vamos lhe explicar por que seu cachorro vomita espuma branca, para saber o que fazer nestes momentos.

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro vomita amarelo

Comer muito rápido ou excesso de comida

Esta é a causa mais frequente para um cachorro vomitar espuma branca. Na maioria das vezes, acontece quando nosso cão se encontra excitado (principalmente se tiver corrido muito) e consome seu alimento com a mesma excitação emocional, alterando também o seu estômago e vomitando, portanto, a espuma branca que podemos observar.

Ocorre do mesmo modo se na hora de servir seu alimento exageramos na porção, pensando que ele mesmo fará um racionamento, mas muitas vezes os cães comem até esvaziar o prato, alterando a sua alimentação.

Na hora de comer, também pode acontecer que os cães ingiram materiais não comestíveis como mato, pelo, pó do ambiente ou inclusive quando bebem água muito rápido.

Quando o vômito é contínuo, pode significar que algo está obstruindo o trato digestivo do cão. Se isso ocorrer, será melhor entrar em contato de forma imediata com um veterinário, pois o mais provável é que precise de uma intervenção cirúrgica.

Neste artigo de umComo explicamos para você o que fazer se o seu cachorro vomitar.

Por que meu cachorro vomita espuma branca - Comer muito rápido ou excesso de comida

Muito exercício

Assim como acontece conosco, realizar muito exercício pode originar vômito nos cães. Isso acontece porque, ao eliminar muita água ao correr, eles se desidratam, além de também respirarem de forma acelerada, colaborando com as náuseas.

É importante realizar exercício com seu cão de forma controlada, certificando-se de não ultrapassar a sua resistência e proporcionando uma fonte de água cada vez que estiver com sede. Se não prestar atenção a essa situação, seu cão pode sofrer de um golpe de calor ou sofrer um desmaio devido ao cansaço.

Por que meu cachorro vomita espuma branca - Muito exercício

Distensão abdominal e vômito nos cães

A distensão abdominal ou dilatação gástrica trata-se de uma inflamação abdominal que afeta os cães e causa vômito em forma de espuma. Se este for o motivo pela qual o cão vomita espuma branca então deve consultar o veterinário de forma imediata.

Esta doença é um dos principais motivos de morte em cães e acontece devido a uma torção gástrica, acumulando sucos gástricos, ar, espuma ou alimentos difíceis de digerir.

Para notar esta doença em nossos cachorros devemos prestar atenção a vários sintomas que acompanham o problema: o cão parece mais inquieto, com dificuldade para vomitar ou defecar, presença de tosse, não permite que toque seu estômago e apresenta uma baba incessante.

Por que meu cachorro vomita espuma branca - Distensão abdominal e vômito nos cães

Síndrome do vômito bilioso

Outra causa de vômito branco nos cães acontece quando eles sofrem da síndrome do vômito bilioso. Pode ser normal que os cães expulsem uma espuma de cor branca ou amarela ao acordar, pois estão com o estômago vazio.

Este problema digestivo ocorre com bastante frequência devido a uma acumulação de ácidos no estômago do cão. Pode ser um caso de risco se no líquido expulsado pelo cachorro houver presença de sangue, devendo entrar em contato rapidamente com um veterinário, que determinará se é um caso normal ou se o vômito é um sintoma de uma úlcera.

Por que meu cachorro vomita espuma branca - Síndrome do vômito bilioso

Vômito com espuma branca em cães com raiva

Quando um cão vomita espuma branca automaticamente pensamos que pode estar com raiva. Este vômito como sintoma da raiva acontece quando há um dano na boca ou garganta do cão e ele já não pode engolir a comida com facilidade.

É importante entender que o vômito na raiva ocorre como etapa final da doença, sendo precedido de outros sintomas facilmente detectáveis como a grande agressividade do cão.

Se visitar frequentemente um veterinário, então esta situação é facilmente evitável, principalmente se seu cão tiver recebido todas as vacinas adequadas contra a raiva. Em umComo contamos a você como saber se seu cão está com raiva.

Por que meu cachorro vomita espuma branca - Vômito com espuma branca em cães com raiva

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro vomita espuma branca, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Debora lee
meu amigo dog esta com os rins com prometidos e suspeita de leishimaniose . o que devo fazer

Por que meu cachorro vomita espuma branca
1 de 6
Por que meu cachorro vomita espuma branca

Voltar ao topo da página