Partilhar

Como saber se meu cachorro está doente

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se meu cachorro está doente

Nosso animal de estimação é, sem dúvida, parte da nossa família. Por isso quando nosso cachorro parece apático, com pouca energia e apagado costumamos nos preocupar, temendo sempre que algo importante esteja acontecendo. No entanto, por não ter uma linguagem verbal, muitas vezes é difícil detectar se o animal tem algum problema de saúde podendo passar algum tempo antes de notarmos sinais específicos de alarme. Em umComo.com.br sabemos que você se importa com a saúde de seu cachorro, por isso damos algumas dicas para que descubra como saber se seu cachorro está doente e dar a ele as atenções que merece.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu cachorro tem parvovirose
Passos a seguir:
1

Existem diversas doenças comuns nos cachorros domésticos que podem aparecer ao longo da vida do animal. Algumas delas desaparecem com um tratamento oportuno, enquanto outras são mais sérias e podem comprometer a saúde do animal, por isso é fundamental estar atento ao comportamento do cachorro para garantir que está bem e feliz.

2

Um dos sinais mais comuns que indicam que seu cachorro está doente ou que algo importante está acontecendo é a perda repentina de apetite. Todos sabemos que os cachorros são gulosos por natureza e que estão sempre dispostos a comer o que você colocar, por isso se depois de uns dois dias seu prato não esvazia e seu cachorro não quer comer, nem mesmo sua ração favorita ou outro tipo de comida diferente, é hora de ir ao veterinário.

3

É sempre importante estar atentos às evacuações do seu cachorro, pois a diarreia persistente é um sinal inequívoco de que seu cachorro está doente, possivelmente com algum parasita, principalmente se este sintoma vier acompanhado de vômitos.

Os animais comem muitas coisas que encontram pelo caminho, e algumas vezes algo cai mal. Se seu cachorro tiver vomitado só uma ou duas vezes, ou tiver uma leve diarreia mas em dois dias se recuperar, não há necessidade de se preocupar. Mas se os sintomas persistem por mais de dois dias, deverá levá-lo ao veterinário.

4

Seu cachorro é inquieto, ativo e brincalhão? Muito bem, isto é o normal! Por isso um dos sinais de que seu cachorro está doente ou que algo está acontecendo é que de repente seu animal fica apático, não quer brincar ou brinca muito pouco, passando grande parte do tempo dormindo. Nestes casos é importante levar o animal a uma revisão, pois se for alguma condição física, ele pode estar tendo uma depressão canina.

5

Assim como no caso dos humanos, a febre também é um sinal de que seu cachorro está doente, normalmente devido a alguma infecção. Se seu animal tiver a temperatura alta, estiver "murcho", sem vontade de brincar muito e com pouco apetite, é possível que esteja com febre. Como este problema tem sempre uma origem, é importante detectá-la para atender adequadamente o seu cão, sendo necessária a ajuda de um veterinário.

6

Outros sinais importantes de que seu cachorro está doente são:

  • Excesso na ingestão de água fora dos dias de muita atividade física ou de muito calor. O aumento repentino no consumo de água pode ser sinal de alguma doença crônica, como diabetes.
  • Urina com sangue ou muito turva pode ser sinal de uma infecção ou de problemas renais.
  • Se o seu animal tocar muito uma parte específica do corpo, por exemplo as orelhas, isso indica que algo está errado nessa área.
  • Inquietude, choro ou uivos.

Em todos estes casos é conveniente levar o cachorro ao veterinário para uma revisão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro está doente, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se meu cachorro está doente

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
liriel
ola eu queria faze uma pergunta tenho uma cadela de porte pequeno que tem cinco anos ela esta apesentando fas uma semana sintomas de tristeza medo e cansaso sendo que ela nao era assim sempre foi disposta, e hoje ela so quer ficar quieta e deitada o que isso pode ser
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Liriel! Se você está notando essas mudanças de comportamento, seria bom levá-la ao veterinário para saber se está tudo bem com ela, pois pode ser que esteja doente. Ela continua comendo bem?
A sua avaliação:
natalia
hoje fui dar banho no meu cachorro e ele começou a gritar quando eu o peguei e so quando soltei ele ele parou de gritar
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Natalia! Isso pode ser sinal de algo não está bem com ele, tente perceber onde ele está sentindo dor e leve-o ao veterinário o quanto antes.
A sua avaliação:
raquel alves
meu cachorro não quer comer não quer brincar não quer beber agua so quer ficar deitado so quando a gente vai passea ele se anima um pouco o que ele tem porfavo me ajude?
A sua avaliação:
Hermes Prado Augusto
Por favor meu cachorro, está com à barriga dele super enchado, oke é bom prá isso?
FATIMA CONCEIÇÃO DE LIMA
tenho filhote de dachshund teckel, ele não é um filhote q brinca ou faz bagunça, é normal isso.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Fatima! Todo o cachorro quando ainda é filhote é normal fazer bagunça e querer brincar o tempo todo. Com o tempo e o correto adestramento esse comportamento vai melhorar, você vai ver. Muito obrigada pelo seu comentário e boa sorte com seu cachorro :)
elaine
Tenho um cachorro que encontrei na rua em estado precario ele e um maltes ele tem base de 9anos ele toma gardenal todo dia , desde quinta feira que esfriou ele nao quer comer mais nem o que ele gosta so quer ficar deitado, se acha que eu devo levar ele p o veterinário. Me oriente por favor obg
francisco
boa noite ! minha pit bull é raciada com american, quero colocar com um bulldog americano. sabe mim informar se os filhotes sai uns cachorros bons ? ou se a possibilidade os filhotes sairem como dog argentino ? pois o casal sao brancos e tem varias pintas pelo corpo.
francisco
boa tarde ! minha pitbull deve entrar no cio, apartir de abril pra maio, so que hj dei banho nela. quando foi agora a tarde ela ficou inquieta, deitava perto de mim depois saia, voltava deitava um pouco longe e depois voltava de novo como se tivesse cm sono sem conseguir dormir. peguei no fucinho dela e estava resecado preparei leite para da e ela nao quiz, antes eu da leite na seringa tinha acabado de beber agua foi ai que o funcinho ficou umido. depois dei leite, pois nao quis beber so. sera que ela esta assim pq esta perto de entrar no cio ?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Francisco! Os sintomas do cio nas cadelas são bem evidentes, pois você vai notar o inchaço da vulva e o aparecimento de corrimentos vaginais e sangramentos. Agora se você está notando um comportamento diferente e suspeito da sua cadela, o melhor é levá-la ao veterinário para ver se está tudo bem. Obrigada pelo seu comentário!
Milton
Acho que meu cachorro pode estar doente! Obrigado pelas informações...

Como saber se meu cachorro está doente
Como saber se meu cachorro está doente

Voltar ao topo da página