Partilhar

Por que meu gato mia tanto

Por que meu gato mia tanto
Imagem: petsparadise.it

O miado dos gatos é uma das suas formas de se comunicar com a gente e com o meio ao seu redor, inclusive com outros felinos que possam estar por perto. Mas quando nosso animal mia de forma excessiva ou muito intensa, é normal que fiquemos preocupados: talvez esteja acontecendo alguma coisa com nosso bichinho? Em umComo.com.br explicamos a você por que seu gato mia tanto e o que fazer para evitá-lo.

Também lhe pode interessar: Como evitar que meu gato solte tanto pelo
Passos a seguir:
1

O miado é uma forma de comunicação particularmente usada pelos gatinhos durante seus primeiros meses de vida, mas à medida que o felino vai crescendo começa a usar outro tipo de sons como rosnados ou pieiras para se comunicar com outros gatos.

Se você tem um gato pequeno, pode ser que o animal mie com o objetivo de cobrir suas necessidades básicas: sente fome, precisa de proteção, está com frio... Isto acontece muito durante os primeiros dias, quando nosso gato acaba de chegar a casa, pois sente falta do calor e companhia dos seus irmãos e de sua mãe. Porém, com os cuidados adequados, logo superará esta etapa.

2

Agora, quando os gatos são adultos usam o miado como forma de se comunicar com os donos em diferentes situações, por isso é importante interpretá-los para entender o que acontece com o animal.

É importante saber que existem raças de gatos que miam mais do que outras, algo que deve considerar antes de adotar um animal, pois isso influenciará de forma considerável em seu comportamento.

3

Uma das principais razões para que um gato adulto mie muito é porque se encontra no cio. Se seu animal não está esterilizado, pode ser que esta situação seja tremendamente incômoda. Uma das características do cio nas gatas são os miados intensos, enquanto os machos no cio também miam porque sabem que existe por perto alguma fêmea desejando cruzar.

A solução mais simples para este problema é esterilizar/castrar seu gato, evitando mudanças de conduta, que os gatos escapem e tenham filhotes não desejados.

4

Os gatos também miam para iniciar brincadeiras ou carinhos; se seu gato faz isto com frequência quando se aproxima de você antes de brincar é porque quer se divertir com você por um tempo. Também é comum que alguns felinos miem para dar as boas-vindas quando chegamos a casa ou para cumprimentar quando nos aproximamos deles, por isso é bom se acostumar com esta conduta.

5

Sabemos que os felinos são muito gulosos, por isso se seu gato mia muito, pare um minuto e pense: ele faz isso cada vez que você entra na cozinha ou está perto de comida? Se for o caso, seu animal está pedindo que dê a ele um pedaço ou está anunciando que está com fome; isto acontece principalmente quando mia perto da hora da sua comida. Se for apenas alguns miados não tem problema, mas quando o animal faz isso de forma intensa, devemos atuar.

Por isso é recomendável que:

  • Nunca alimente o animal depois de ele ficar miando, pois se fizer isso saberá que cada vez que miar, terá comida em troca. Espere que se acalme e depois coloque sua comida.
  • Também não dê bolachinhas ou aperitivos quando miar por fome, pois acontecerá o mesmo, passará a ser um hábito.
  • Nos casos de gatos que realmente ficam loucos miando, o melhor é conseguir uma máquina automática que sirva a comida a certas horas, assim seu gato perceberá logo que o aparelho é quem serve a comida e provavelmente comece a miar para ele.
6

Os animais, assim como nós, também sofrem de estresse e nervosismo, e este pode ser um dos principais motivos para seu gato miar muito e de forma repentina. Se tiver acontecido uma mudança importante em sua rotina, por exemplo uma mudança de casa, a chegada de outro animal ou de um bebê, é normal que seu bichinho comece a miar muito.

Demonstre seu amor por ele aumentando as atenções e veja como os níveis de ansiedade vão se reduzindo pouco a pouco.

7

Uma dor ou doença também pode ser motivo para um miado constante. Neste caso o miado costuma ser apagado e muito seguido. É bom que revise seu gato para garantir que não possui nenhuma ferida, e avalie sua conduta para ver se está doente. Se você suspeita que algo acontece com sua saúde, leve-o imediatamente ao veterinário.

8

Se seu gato for mais velho e tiver começado a miar, principalmente durante as noites, pode ser uma questão de idade. Os gatos mais velhos podem se sentir nervosos e desorientados durante a noite, miando para comunicar seu medo. Nestes casos a recomendação é que o felino não fique completamente no escuro, uma luz fraca sempre ajuda.

9

Por último, saiba que os gatos, assim como as pessoas, também sabem manipular e aprendem rapidamente que os miados captam a atenção do dono, por isso se nenhuma das opções anteriores se aplica aos miados desenfreados do seu gato, pode ser que o animal simplesmente esteja tentando ganhar sua atenção, principalmente se passa muito tempo sozinho. Neste caso brinque e passe tempo com seu gato mas não faça isso quando miar desesperadamente, e sim quando tiver se acalmado, assim ele aprenderá que essa atitude não é positiva e que não obterá nada com ela.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu gato mia tanto, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que meu gato mia tanto

O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
Solange Marli Fabricio
Meu gato mia muito até quando tem comida .O que pode ser isso ? O que fazer? Meu gato mia muito, mesmo quando tem comigo
A sua avaliação:
Arnaldo
Amei as dicas! vejam também estas informações: http://www.peritoanimal.com.br/por-que-meu-gato-mia-tanto-20210.html
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Arnaldo! Muito obrigada valeu :)
A sua avaliação:
Vinicius
Queria saber porque o gato da minha irmã (filhote ainda) mia tanto quando me vê e só para quando ele sobe no meu colo...
Daniela
Meu gato e recem nascido e mia mto mesmo quando eu dou comida o q eu faço para q ele pare de miar mais ?
Abigail
Meu gato mia muito a noite, e também ao amanhecer já percebi que é quando fica escuro, ele mia e sobe desesperadamente em cima das coisas o que pode pode ser?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Abigail! O seu gatinho ainda é filhote? Nesse artigo poderá encontrar algumas dicas para que o seu gato não mie: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-que-meu-gato-nao-mie-19082.html
Aline
Tenho uma gatinha de 2 meses, e foi diagnosticada com vermes,dei vermex pra ela e desde então ela mia muito,as vzs penso ser por comida mas depois de comer ,mas ela continua miando,sera q a barriga dela q doi?qual remédio devo dar?
João Cachorrão
Quando sua filha está doente ou chorando vc pensa em dar ela pra alguém? Gato não é filho(a), é apenas um bicho preguiçoso e manhoso............E ponto final !!! :-P
Vilma
Respeite seu gato é um filho e quando seu filho chora vc dá ele para os outros, você está errada nosso animal de estimação são filhos também eles nos amam e sentem nossa falta.
marcia cardoso elpidia
So queria entender porque meu gato mia tanto
jorge fernandes
nÃO cheguei una concluzao sobre o miado meu gato mia como estivece chorando
Luzia Helena Reis Muller
A minha gata ,não mia ela berra ,grita, ela tem 17 anos,nunca fez isto antes , não e castrada, ela fica so todos trabalham,não sei como resolver, por favor me ajude,eu do comida ela continua gritando, obriga.

Por que meu gato mia tanto
Imagem: petsparadise.it
Por que meu gato mia tanto

Voltar ao topo da página