Partilhar

Como cuidar de um gato com a pata quebrada

Os gatos são animais ágeis e com um incrível sentido de equilíbrio que muitas vezes nos surpreende. Tal fato, associado ao seu espírito curioso e aventureiro, faz com que adorem subir grandes alturas e saltar por aí, o que muitas vezes pode acabar em uma queda que pode originar uma lesão. É importante detectar se o seu gato está machucado, levá-lo ao veterinário e atendê-lo durante a recuperação para garantir o seu bem-estar. Por isso, em umComo.com.br, explicamos alguns sintomas que revelam a possibilidade do seu felino ter se machucado, junto com recomendações importantes para que aprenda a cuidar de um gato com a pata quebrada.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um gato siamês
Passos a seguir:
1

A não ser que o momento da queda seja presenciado pelo dono, é difícil determinar se o animal está lesionado, sem prestar atenção a certos sinais no comportamento do felino.

Os sintomas de uma fratura em seu gato, ou a indicação de uma lesão importante na pata são:

  • Claudicação ou dificuldade para caminhar.
  • Miados muito agudos e frequentes.
  • Inflamação na pata afetada.
  • Apatia e falta de apetite.
  • É possível que o animal se esconda com medo de ser examinado.
  • Se o osso fraturado romper a pele, a lesão na pata se tornará bastante evidente.

Caso detecte um ou vários destes sintomas, é fundamental levar o gato imediatamente ao veterinário. Apenas um profissional poderá examinar o seu animal de estimação e determinar a existência de uma fratura.

Como cuidar de um gato com a pata quebrada - Passo 1
2

Quando um animal tem este tipo de lesão, é importante dar-lhe uma maior atenção. Assim, o primeiro passo para cuidar de um gato com a pata quebrada é dando-lhe todo o carinho e mimos necessários para uma rápida recuperação. Não se esqueça de que seu gato tem um vínculo com você e que se sentirá bem mais confortado se notar que está sendo cuidado e recebendo apoio.

3

Se a sua cama está situada em um espaço elevado, será necessário baixá-la à altura do solo para que o animal possa atingi-la sem dificuldade. Caso ele tenha dificuldade de entrar na estrutura que serve como cama, o melhor é tirar o colchão e colocá-lo no espaço ao qual ele fica habitualmente para que o gato possa descansar confortavelmente.

Recomenda-se que o local usado para posicionamento da cama seja tranquilo, com uma temperatura agradável e confortável para que o animal possa descansar, pois necessitará de muito repouso para se recuperar.

4

É importante também que a sua comida, água e areia não estejam longe do lugar em que o animal descansa, especialmente se tiver dificuldade para caminhar. Embora não seja recomendado manter tudo no mesmo local, será importante que não estejam em pontos opostos ou muito longínquos.

Além disso, é necessário vigiar o seu gato e evitar que este se coce ou que tente tirar o gesso ou a atadura colocada pelo veterinário. Se o fizer, você pode reforçar a área ferida com uma atadura extra para que dificulte a sua retirada. Se ele insistir, consulte um especialista para conhecer alguns métodos que o impeçam de continuar tentando.

5

Ao cuidarmos de um gato com a pata quebrada, torna-se imprescindível dar ao animal toda a medicação indicada pelo veterinário na hora certa. Os analgésicos e anti-inflamatórios diminuirão o incômodo do seu animal de estimação, favorecendo a sua recuperação. Seguir o tratamento até ao final é muito importante para o bem-estar do animal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um gato com a pata quebrada, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um gato com a pata quebrada

6 comentários
Yasmim
Olá bom dia meu gatinho foi atropelado. Quebrou a pata de traz ele anda se arrastando oqe eu posso fazer .
Editor umComo.com.br
Oi Yasmin! Você precisa levar seu gatinho no veterinário, apenas ele pode examinar a fratura do seu pet e recomendar um tratamento.
A sua avaliação:
Mariana
Eu não tenho dinheiro pra leva no veterinário e meu gatinho ta com a patinha direita muito quebrada eu to nervosa tem algo que eu possa fazer em casa?
Editor umComo.com.br
Oi Mariana! O melhor é procurar um veterinário que deixe pagar em mais do que uma vez ou fazer um pedido online para que as pessoas doem dinheiro para o tratamento. Uma pata quebrada é algo sério, não é algo que possa ser tratado com remédios caseiros. Rápidas melhoras!
Oriana
Olá boa noite... O gato da minha filha tem numa das patas sangue pisado e mal consegue pôr a pata no chão gostaria de saber o que posso fazer...
Editor umComo.com.br
Oi Oriana! O seu gatinho precisa de ser visto por um veterinário assim que possível, a situação parece grave. Por favor procure um especialista.
Victor
Desconfio que ela quebrou também a coluna vertebral, ela caiu da escada, está tentando andar, tá agoniada, ela anda rastejando as duas patas traseiras, o que eu faço???
Editor umComo.com.br
Oi Victor! O seu gatinho precisa ir no veterinário com muita urgência. Rápidas melhoras.
Victor
Felizmente ela já está bem melhor, não está se arrastando tanto, estou bem feliz!!
remeson
bom primeiramente vc deve levar um veterinario onde ele pode fazer todo tratamento possivel para que ele possa recuperar
Fabio
Minha gatinha está fraca e a parte de trás dela está magra e a perna dela está mole E quando pega nela ela mia oq faço
Editor umComo.com.br
Oi Fabio! A sua gatinha apresenta claros sinais de dor. Ela precisa ser vista por um veterinário porque pode incluso ter algo quebrado.
maicon
leva para um veterinario para que ele possa de dizer ovc ira fazer
esterjad
minha gata quebrou a pata dela e ela mia munto e anda com dificudade
Editor umComo.com.br
Oi Esterjad! Ela precisa de um veterinário com urgência. Você já conferiu as indicações do artigo?

1 de 4

Voltar ao topo da página