Por que meu gato faz barulho igual de engasgo
Os gatos são animais muito peculiares e fazem muitos sons guturais que, às vezes, podem nos preocupar. Quando ouve seu gato fazendo um som parecido a engasgar, é normal pensar que tem algum problema de saúde, o vômito e as bolas de pelo costumam ser a causa da maior parte das ofegações que emite o seu felino. As bolas de pelo não envolvem riscos importantes se conseguir expulsá-las, mas os vômitos podem ter relação com uma alimentação inadequada para ele ou outro tipo de condições e doenças. Continue lendo o seguinte artigo de umComo para saber por que seu gato faz barulho igual de engasgo.
Passos a seguir:
Os gatos emitem sons muito parecidos aos de engasgo de forma frequente, estes podem ser considerados uma ofegação e podem ser de maior ou menor gravidade. É possível que se trate desde uma simples tosse até uma asfixia grave.
As ofegações menos intensas ocorrem quando um gato vomita uma comida que ingeriu, é provável que se comer a mais, o que comeu não lhe caiu bem ou sente náuseas, sofra de algum episódio de engasgo.
Quando ofega mais prolongadamente, a causa costuma ser as bolas de pelo. Às vezes, vêm com comida ou com líquidos e ocorrem depois da limpeza habitual do seu gato. Muitas vezes expulsam-nas sem problema, mas em outras parece que estão ofegando porque se engasgam com algum objeto estranho.
A maioria das ofegações dos felinos não têm maior relevância, mas se vir que seu gato tem tosse, pode ser um sintoma de asma ou algum tipo de alergia, por isso será conveniente que o leve ao veterinário para o revisar de imediato.
Também deve saber que o reflexo dos engasgos não vão causar nenhum dano nem ao sistema respiratório nem à laringe do seu pet, mas se seu felino ofega muito com frequência ou se limpa muito nas áreas com pelo, poderia se tratar de alguma infecção na pele ou erupções. Nesse caso, vá ao veterinário com ele para ser realizado um diagnóstico adequado.
Existem muitos mal-entendidos no que diz respeito ao gato ofegar. As bolas de pelo são algo muito comum na vida de um felino e não são nenhum risco para sua saúde. Os gatos estão muito habituados a expulsá-las e quando notar uma certa dificuldade, pode dar malte a eles para que não criem massas de pelo tão densas.
E assim como nos seres humanos, os gatos sofrem de alergia, problemas respiratórios, pulmonares, tossem e, às vezes, espirram, mas tudo dentro da normalidade. Se quer saber se seu gato tem para valer um problema grave cujo sintoma são ofegações, o melhor é observar seu pet quando dorme. Observe bem e compare quando está bem e quando não está para descobrir a causa.
O que deve saber é como cuidar do seu gato em caso de emergência. Se seu felino começar a ofegar e se engasgar com algum objeto estranho, terá que lhe fazer os primeiros socorros de imediato. Um sintoma típico de asfixia é quando põem a pata na cara, quando tentam tossir e não podem, ou se nota que têm muita dificuldade para respirar. Para praticar a manobra de Heimlich, terá que tirar do seu gato qualquer coisa que tiver no pescoço se for o caso. Se não cuspir o objeto, terá que ir de imediato ao veterinário.
Se seu felino é muito propenso às bolas de pelo, seu veterinário recomendará a você algum remédio para diminuir essa probabilidade e evitar engasgos. Também é muito positivo escovar o pelo do seu gato, assim quando se limpar engolirá menos pelo. Outra coisa que pode fazer para impedir asfixia é retirar todas as coisas pequenas que tenha ao alcance do seu felino.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu gato faz barulho igual de engasgo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.