Partilhar

Qual a quantidade de água que um gato deve beber

Por Redação umCOMO. Atualizado: 30 janeiro 2020
Qual a quantidade de água que um gato deve beber
Imagem: pixabay.com

Os gatos são animais que costumam beber pouca água durante o dia, por isso é importante prestar atenção neste aspecto e saber a quantidade adequada de líquido que eles devem ingerir. Por serem pouco bebedores, o índice de desidratação em felinos, sobretudo durante as épocas de calor, é muito alto, fato que nos faz questionar se realmente hidratamos como deveríamos nossos animais de estimação. Para que não aconteça com você, neste artigo de umComo queremos lhe ensinar qual a quantidade de água que um gato deve beber.

Também lhe pode interessar: Quanto deve comer o meu gato
Passos a seguir:
1

Ao beber menos água da que seu corpo precisa para sobreviver, os gatos correm o risco de sofrer uma cristalização de sua urina, fato que pode desenvolver infecções nas vias urinárias. Assim, os rins também costumam ser afetados, provocando uma diminuição das funções renais. Os felinos de idade avançada que já sofrem de problemas renais ou de diabetes podem ter os sintomas agravados devido à desidratação.

Dica: Para casos de desidratação, confira como fazer soro caseiro para gatos.

2

Da mesma forma que para calcular a quantidade de comida diária que um gato deve comer nos baseamos em seu peso, para saber qual a quantidade de água que ele deve beber por dia também utilizaremos este dado. Por isso, a quantidade mínima que seu corpo precisa para se manter saudável é de 50 ml para cada kg de peso. Assim, um gato que pese 7 kg precisará ingerir um total de 350 ml de água aproximadamente (resultado obtido ao multiplicar 7kg por 50 ml).

Qual a quantidade de água que um gato deve beber - Passo 2
Imagem: nuestromundoconlosanimales.com
3

Enquanto que, no máximo, os veterinários recomendam que tome 100 ml de água por cada kg. Seguindo com o mesmo exemplo, um gato que pese 7 kg deverá beber um máximo de 700 ml de água por dia. No entanto, tanto o valor mínimo como o máximo são orientativos, pois em função do clima e do tipo de alimentação deverão ser aumentados ou reduzidos.

4

Nas zonas onde a temperatura ambiental tende a ser alta, ou durante as épocas mais quentes, é conveniente que o gato ingira no mínimo de 70-80 ml por kg de seu peso ao invés de 50. Assim, os felinos que seguem uma dieta úmida, já recebem uma pequena quantidade de água com a comida, por isso você pode reduzir os mililitros de líquido diários. Por serem animais pouco bebedores, os veterinários aconselham sempre basear a alimentação do gato em comida úmida.

Qual a quantidade de água que um gato deve beber - Passo 4
Imagem: dicalinks.com
5

Desta forma, para saber qual a quantidade de água que deve beber um gato por dia vemos como melhor opção a de lhe proporcionar uma quantidade de entre 50 e 100 ml. Assim, se seu felino sofrer de algum tipo de doença ou sobrepeso é sempre aconselhável consultar seu veterinário sobre a quantidade adequada.

6

A água que você der a seu gato deve estar limpa e fresca, lembre-se que são animais bem mais delicados que os cachorros e não a aceitarão de outra forma. Se ainda assim seu felino tiver dificuldades para beber e não ingerir a quantidade mínima que seu corpo precisa para se manter saudável, incentivamos você a consultar nosso artigo sobre como fazer com que meu gato beba mais água e possa combater sua desidratação.

Qual a quantidade de água que um gato deve beber - Passo 6
Imagem: widelec.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a quantidade de água que um gato deve beber, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Qual a quantidade de água que um gato deve beber

O que lhe pareceu o artigo?

Qual a quantidade de água que um gato deve beber
Imagem: pixabay.com
Imagem: nuestromundoconlosanimales.com
Imagem: dicalinks.com
Imagem: widelec.org
1 de 4
Qual a quantidade de água que um gato deve beber

Voltar ao topo da página