A castração do gato

Qual é a idade para esterilizar o meu gato

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 março 2020
Qual é a idade para esterilizar o meu gato

Quando temos um gato como animal de estimação e não queremos que ele se reproduza, a melhor opção é castrar ou esterilizá-lo. Primeiro, você deve saber se a sua gata está ou não no cio, porque se ela ainda não passou o seu primeiro cio, a sua gata ainda não poderá passar por esta intervenção. Além disso, também é importante saber como e porque esterilizar para entender a importância que tem. Para esclarecer a dúvida de quando é melhor fazer isso, neste post do umCOMO explicamos com quantos meses castrar o seu gato.

Também lhe pode interessar: Como saber se a minha gata está no cio

Índice

  1. Com quantos meses castrar meu gato
  2. Idade ideal para castrar gatos
  3. Efeitos adversos

Com quantos meses castrar meu gato

A primeira coisa a ter em conta é que se deve fazê-lo antes ou depois da maturidade sexual do seu gato. É uma questão que tem alguma controvérsia, porque há quem defenda que se deve fazer antes e quem defenda que se deve esperar até ter passado o seu primeiro cio.

No caso das fêmeas é melhor pode-se fazer no perídodo pré-puberdade (quando ela alcance os 2,5 kg) ou esperar até ter passado o primeiro cio. O ideal é consultar o seu veterinário. Assim você evitar uma possível gravidez indesejada e que o comportamento do macho desapareça sem marcar o seu território por toda a casa.

Idade ideal para castrar gatos

Há muito tempo costumava-se fazer a esterilização tardiamente, entre os 6 ou 8 meses de idade nos felinos, tendo por vezes surpresas como uma gravidez indesejada, e nos machos havia ocasiões onde os comportamentos territoriais demoravam muito a desaparecer.

A idade adequada nas gatas oscila entre as 8 e 16 semanas de vida, mas pode ultrapassar o primeiro cio. Atualmente há quem prefira que seja entre os 5 e os 7 meses de idade. Embora a castração se possa fazer em qualquer momento da idade da gata.

Efeitos adversos

Castrar ou esterilizar o seu gato não tem nenhum efeito adverso. O pós-operatório é como qualquer outro e há que saber como cuidar do seu gato depois de ser esterilizado para que se recupere de forma adequada. A longo prazo é melhor para o seu gato, uma vez que a sua vida melhora e são menos agressivos.

Se está a pensar na possibilidade de castrar ou esterilizar o seu gato, consulte o seu veterinário para orientá-lo segundo a idade e a maturidade que tenha o seu animal de estimação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a idade para esterilizar o meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Bibliografia
  • CASTANHEIRA, Mariana. PeritoAnimal. Idade ideal para castrar uma gata. Disponível em: <https://www.peritoanimal.com.br/idade-ideal-para-castrar-uma-gata-22297.html/>. Acesso em 09 de março de 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Qual é a idade para esterilizar o meu gato