Partilhar

Como saber se a minha gata está no cio

Como saber se a minha gata está no cio

No caso dos felinos o cio funciona de forma diferente dos cachorros, regulado por diversos fatores relacionados com o seu ambiente. Se decidiu não esterilizar o seu animal, mas não quer que ela fique prenha, é importante saber se a sua gata está no cio e quais são as suas principais reações. Em umComo.com.br explicamos-lhe com detalhe como saber se a sua gata está no cio.

Também lhe pode interessar: Como ajudar a minha gata a engravidar
Passos a seguir:
1

As gatas amadurecem sexualmente de forma rápida, dependendo da raça, do clima e do período do ano em que nasceram, podem apresentar o seu primeiro cio entre os 8 e os 10 meses de idade. Algumas demoram até um ano, embora não costume ser o mais comum.

2

Cada gata entra no cio de forma diferente, pois no caso dos felinos para que isto aconteça há diversos fatores que se devem considerar. Para começar a gata deve estar bem nutrida, se tiver um peso inferior ao que corresponde para a sua idade possivelmente demorará mais a ter o seu primeiro cio.

3

As horas de luz são um fator determinante no aparecimento do cio, quanto mais luz mais fácil será a gata entrar no cio. Do mesmo modo, se em casa ou próximo de casa houver um gato macho, a gata entrará no cio pela primeira vez mais rapidamente e de forma contínua.

4

Outro detalhe a ter em conta é a raça da sua gata, as de pelo curto alcançam mais rápido o cio do que as de pelo comprido.

5

Idealmente a época em que as gatas entram no cio é a primavera, graças à chegada da luz e dos dias mais compridos. Nesta estação, a gata pode ter cios a cada duas ou três semanas, mas é bom ter em conta que as gatas domésticas costumam ter mais cios do que aquelas que vivem ao ar livre, pois nós alteramos a temperatura e a luz de casa, o que afeta o seu ciclo.

6

As gatas, ao contrário das cadelas, não apresentam nenhum tipo de sangramento quando estão prontas para reproduzir, o que faz com que seja mais difícil para os donos identificar se o animal está no cio. Para isso, deverá ficar atento à sua atitude, no princípio a gata miará muito mais do que o normal, com insistência e de forma frequente.

7

A gata começará a esfregar-se pelos móveis e nas pessoas e notará que a sua atitude é muito mais carinhosa do que o normal. Algumas vezes, ao acariciá-la ela poderá ficar rígida e assumir uma postura em que levante a parte de trás e levante a cauda, movendo-a de um lado para o outro.

É provável que se nas proximidades houver algum macho, ela tente escapar para acasalar, pelo que se torna importante prestar muita atenção à sua gata durante o cio.

8

Se após o período de fertilidade, conhecido como estro, a gata não acasalar, voltará ao seu período de repouso até ao próximo cio.

Quando as gatas se encontram no cio e vivem em espaços abertos torna-se muito difícil evitar que um macho não acasale com ela, pois ela envia constantemente sinais aos felinos que se encontra no cio, por isso se não pretende que a sua gata fique prenha, é muito importante esterilizá-la, desta forma evitará que o seu animal sofra de quistos mamários, gravidez psicológica e diversos problemas de saúde.

9

Se não quiser que a sua gata reproduza, a melhor opção é esterilizá-la. Para isso, saiba qual é a idade para esterilizar o meu gato.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a minha gata está no cio, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Perante qualquer dúvida referente ao comportamento da sua gata, consulte o seu veterinário.

Escrever comentário sobre Como saber se a minha gata está no cio

33 comentários
Pedro Augusto
A gata pode ser castrada quando está no cio?
Editor umComo.com.br
O ideal é esperar que o cio passe, garantindo que a gatinha não sai de casa para não correr o risco de la cruzar.
A sua avaliação:
adriana vasconcellos
bom dia ,minha gata ganhou semana passada um filhote, nasceu morto. mais faz dois dias que esta maluca, sera que da tempo de dar uma injeção para nao ficar barriguda.
A sua avaliação:
Jacqueline
Olá. Agradeço as informações, minha gata esta com todos os sintomas, mia alto e grosso, fica muuuuuuito manhosa, se estrega na gente, fica se retorcendo, como ainda não castrei eu coloquei fralda descartável, ela fica rígida e levanta a parte de trás. Logo no incio fiquei confusa, pois achava que ela ia sangrar, mas não. Agora que eu li, já tirei a conclusão. Obrigada!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Jacqueline! Que bom saber que as informações do artigo foram úteis para você :) Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página!
A sua avaliação:
Marcia
Minha gata está no cio. Tem um dia exato ou aproximadamente que ela se acasale com o macho?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcia! Primeiro a gata passa por uma fase antes do cio em se mostra inquieta, carinhosa e em que pode notar uma mudança na sua vulva. Depois desta fase você vai notar que ela se mostra mais receptiva e pronta para o acasalamento, se isso não acontecer ela vai chorar, gemer, se esfregar no piso e se contorcer, podendo até fugir de casa à procura do macho. Por isso, se não quiser que ela engravide, deve ter muito cuidado com esta fase. Saiba mais sobre o cio das gatas no nosso artigo: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-e-o-cio-nos-gatos-6027.html Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Mary
Acho q minha gata está no cio , ela anda se arrastando como se tivesse algo em cima dela e fica emitindo sons, Será q ela está no cio ?isso é normal ? Qto tempo dura ? Eu posso prender ela com guia dentro de casa?
Sandra Urban
Minha gata entrou no cio e parecia não poder andar chorando de dor e eu junto . Levei médico vários exames estou preculpada com isto muita dor ,chora de lágrimas eu fico triste ,mais por isso vamos castar e se possível logo ela sofre muito. Obrigado
Lane
Primeiro. ..Em toda idade (a partir de três meses) fêmea levanta a cauda. ...
Simon Tiago
Eu acho que a minha gata está no cio, não sei se posso castrar ela antes da primeira cria, alguém me ajude por favor. Des de já agradeço.
Rosana alves pereira mello
Eu tenho uma gatinha siamês ela estava no cio creio que não esteja mas por que ela não está miando mas como antes eu posso castrar ela
iracilda
Minha gata entrou no cio e sei que houve cruzamento,mas não quero vê la prenha porque é muito sofrido,será que posso castra-la,com uma semana depois do cio?Ou estarei cometendo aborto?

Como saber se a minha gata está no cio
Como saber se a minha gata está no cio

Voltar ao topo da página