O cachorro maltês

Quantos filhotes um Maltês pode ter

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quantos filhotes um Maltês pode ter

Se tem uma fêmea de Maltês e não sabe muito bem a quantidade de filhotes que ela pode ter, continue lendo este artigo. Se acha legal que a sua cadela seja mãe, é conveniente que se informe um pouco principalmente em relação à gestação. A gravidez de uma cadela é um tema que implica muita preocupação e inclusive ansiedade, mas contando com uma boa informação, estará preparado para enfrentar tudo e sua cadela também, garantindo a todo o momento o bem-estar do seu animal. Em umComo.com.br explicamos para você, com detalhes, quantos filhotes um Maltês pode ter.

Também lhe pode interessar: Quantos filhotes pode ter um labrador

Passos a seguir:

1

Para começar, é importante que tenha em conta certos aspectos quanto à futura gestação de seu Maltês. No caso dos machos, recomenda-se esperar um ano de idade, ou inclusive um pouco mais, até que atinja a maturidade plena. Com as fêmeas há que ser bem mais precavido pois são elas quem trarão as criaturas ao mundo. As fêmeas costumam ter o primeiro cio a partir dos 6 meses de idade, mas a maturidade não é atingida até ao ano e meio. O recomendável é que comecem a procriar a partir do primeiro cio, ou seja, a partir do ano e meio ou 2 anos de idade.

2

O cio da fêmea de Maltês dura entre 2 e 3 semanas e divide-se em várias fases. A primeira fase chama-se proestro, que é o momento em que começa a sangrar e a vulva se inflama. A seguinte fase é a ovulação, que é o período adequado para cruzar. Neste momento o sangramento desaparece e, no geral, as fêmeas podem começar a gestar depois deste período. A ovulação pode durar de poucos dias a quase 2 semanas. Uma informação que deve considerar é que os dias mais férteis costumam ser dos 9 aos 14 dias depois do começo do sangramento.

Em qualquer caso, é relevante conhecer com exatidão a ovulação da sua cadela, principalmente caso tenha programado o cruzamento.

Quantos filhotes um Maltês pode ter - Passo 2
3

Além da informação sobre o cio e o período adequado para gestar, existem alguns fatores que deve considerar e que condicionarão o número de filhotes que seu Maltês pode gestar. O normal é que esta raça tenha no mínimo 3 e no máximo 8 filhotes, mas isso pode variar dependendo de certos aspectos. Um dos primeiros fatores é o tamanho: o Maltês é uma raça pequena e este é um dos condicionantes básicos. Outro aspecto que determina a quantidade de filhotes que possa ter é a idade; normalmente, a partir do quarto período de cio, a fertilidade da fêmea se maximiza.

Quantos filhotes um Maltês pode ter - Passo 3
4

Também influencia em sua gestação que a sua cadela esteja saudável e perfeitamente alimentada. Um fator importante que pode condicionar o número de filhotes é o momento do cruzamento. As fêmeas costumam ter uns dois dias de fertilidade, por isso é conveniente cruzar nesse momento para aumentar a possibilidade de ter mais filhotes. A quantidade de filhotes dependerá dos óvulos maduros que se desprendam no momento do cruzamento; também é importante que o macho tenha um bom índice de fertilidade.

5

Desde o primeiro dia de cruzamento, a gestação de um Maltês, devido ao seu pequeno tamanho, dura entre 58 e 59 dias. A partir da quinta semana, começarão a aparecer os primeiros sintomas de gravidez. Perceberá um aumento nas laterais da barriga e das mamas. E na última fase da gestação, simplesmente de tocar poderá notar o movimento dos filhotes; saberá que chegou o dia do parto do seu Maltês porque começará a não comer nada e a sua temperatura corporal cairá. Notará que geme com dificuldade ao respirar e começará a preparar seu ninho porque a chegada dos pequenos é iminente.

Quantos filhotes um Maltês pode ter - Passo 5
6

Quando tiver tido os filhotes, é muito importante que respeite o espaço vital do seu animal de estimação e de seus filhotes. Os cães são seres que se guiam pelo seu olfato e não deve dar um banho em sua cadela logo após o parto, pois se fizer isso eliminará seu cheiro e seus filhotes podem se sentir confusos. Se desejar, pode afastar a cadela do ninho por alguns segundos e passar por todo seu corpo uma toalha úmida, depois deve secá-la e devolvê-la aos seus bebês.

Durante as primeiras 12 horas depois do parto, pode ser que sua cadela não coma e isso é algo normal. Basta apenas deixar água limpa e fresca por perto e após essas horas, deixe comida junto ao ninho para que comece a se alimentar.

No seguinte artigo mostramos a você alguns bons conselhos sobre Como cuidar de um Maltês.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantos filhotes um Maltês pode ter, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Quantos filhotes um Maltês pode ter