Partilhar

Quantos filhotes uma gata pode ter

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quantos filhotes uma gata pode ter

Um dos aspectos que mais nos preocupam ao ter um animal de estimação em casa é a sua procriação, pois para que nossa gata possa ter seus gatinhos devemos contar com o espaço e os recursos necessários que permitam manter os filhotes em casa junto da mãe durante pelo menos 2 meses.

Sua gata está prenha e não sabe quantos gatinhos terá? Ou, pelo contrário, ela ainda não está mas você se questiona sobre esta possibilidade. Então neste artigo de umComo vamos esclarecer suas dúvidas e revelamos para você quantos filhotes uma gata pode ter.

Também lhe pode interessar: Quanto dura a gestação de uma gata

Os gatos são muito férteis

Um dos aspectos mais característicos dos gatos é a sua rápida maturidade sexual. Fatores como a raça do animal, o clima do lugar onde vivem, as horas de luz e a temperatura ambiental influenciam no cio, aparecendo mais cedo ou mais tarde; no entanto a maior parte das gatas atingirão a maturidade sexual entre os 5 e os 10 meses de vida.

Isso faz com que o primeiro cio apareça muito cedo e com isso a possibilidade de ficar prenha e ter a primeira ninhada de gatos. As felinas podem apresentar vários cios ao longo do ano e se viverem em um meio aberto onde os machos possam entrar em contato com elas, ou inclusive se houver um macho e uma fêmea em casa, podem acontecer até 3 ninhadas por ano, o que quer dizer muitos gatinhos!

Esta é a razão pela qual os donos responsáveis devem tomar uma decisão muito importante: esterilizar seus gatos no caso de não querem ou não possam manter tantos filhotes em casa e depois se responsabilizar para encontrarem um bom lar.

Quantos filhotes uma gata pode ter - Os gatos são muito férteis

Mas quantos gatos poderá ter a minha gata?

A quantidade de gatos que pode ter uma gata varia muito em função da raça do animal e do número de cios que tiver tido, no entanto, no geral podem parir de 3 a 9 gatinhos. A média em cada parto costuma rondar entre 4 e 6 gatos, no entanto as gatas de primeira viagem costumam ter ninhadas menores de mais ou menos 4 filhotes.

A gravidez das gatas costuma durar entre 57 e 63 dias, portanto cada gata pode chegar a ter até 3 ninhadas em um ano se for fertilizada sempre que estiver no cio. Além disso, sua capacidade reprodutiva não diminui e poderá parir ao longo de toda a sua vida. Isso traz como resultado muitos filhotes em casa que certamente não poderá cuidar e manter. Para evitar o abandono de gatos a decisão mais responsável que pode tomar é a de esterilizar seu animal, deste modo demonstra o seu compromisso para estabelecer uma adoção responsável e evitar o abandono.

Quantos filhotes uma gata pode ter - Mas quantos gatos poderá ter a minha gata?

A importância de esterilizar seu felino

Se por um lado muitas pessoas se sentem animadas ao ver sua gata parir e ter gatinhos em casa, é importante ser responsáveis com o assunto da reprodução dos gatos, pois quando uma gata está em liberdade ou há a possibilidade de um macho se aproximar dela, é impossível prevenir que cruzem e que se reproduzam.

Ter filhotes em casa implica tempo, espaço e dinheiro, e se não tiver nada disso o mais responsável é optar pela esterilização. Isso também evitará os cios, que para muitos donos podem ser incômodos, assim como outros problemas relacionados com isso, como por exemplo a marcação de território.

Se quiser conhecer mais sobre esta intervenção e os benefícios que traz tanto ao felino como a você, não deixe de consultar nosso artigo como e porquê esterilizar meu gato.

Quantos filhotes uma gata pode ter - A importância de esterilizar seu felino

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantos filhotes uma gata pode ter, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Quantos filhotes uma gata pode ter

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
alana schreiner
se a minha gata ficou no cio uma vez e ficou gravida quantos gatinhos ela pode ter

Quantos filhotes uma gata pode ter
1 de 4
Quantos filhotes uma gata pode ter

Voltar ao topo da página