menu
Partilhar

Como ajudar a minha gata a parir

Como ajudar a minha gata a parir

Sua mascote está grávida e durante todas essas semanas você lhe deu toda a atenção e cuidados merecidos, e quando a chegada do parto se aproxima, você quer ficar perto caso algo se complique. A princípio, a maior parte das gatas pode parir sem dificuldade, mas é importante saber quando as coisas vão bem e quando o animal precisa de nossa atenção, por isso em umComo.com.br damos alguns conselhos para que você descubra como ajudar sua gata a parir.

Também lhe pode interessar: Como ajudar a minha gata a engravidar
Passos a seguir:
1

Detectar quando sua gata está a ponto de parir é simples se você observar sua conduta: o animal perde o apetite, assume um comportamento estranho podendo estar esquiva e também lambe a vulva com frequência. Quando esses sinais surgirem, o momento está bem perto, por isso você deve estar atento.

2

Prepare uma caixa com panos de algodão para que a gata e os gatinhos estejam quentes e confortáveis. Mas se por alguma razão o animal decidir ter os filhotes no chão, você não deve movê-la de lugar, mas coloque ao seu redor algumas toalhas limpas para que os gatinhos fiquem aquecidos ao sair.

3

Quando todos os gatinhos tiverem nascido, você poderá então mover à família completa para a caixa. Lembre-se que para fazer isso, você deve ter realmente muito boa relação com a gata, pois seu instinto a leva a proteger os filhotes e poderia ficar um pouco agressiva. Se ela confia em você, então saberá que não lhe fará mal.

4

Cada filhote nasce em uma bolsa independente que a gata limpará para depois cortar o cordão umbilical. Caso a gata não limpe a bolsa, você mesmo deverá fazê-lo. Com uma toalha limpa e suave pegue o gatinho e limpe-o, especialmente em sua boca e nariz, depois esfregue-o para ajudá-lo a respirar.

5

Se o seu mascote não cortar o cordão umbilical você também deverá intervir. A princípio não fique nervoso, pegue um pedaço de fio, passe-o no álcool e amarre o cordão com uns 2 cms de separação do corpo do filhote, depois deixe outros 2 cms e com uma tesoura também desinfetada em álcool, corte o cordão. É um processo rápido que só requer um pouco de concentração e calma.

6

Sua gata expulsará com cada gatinho uma placenta e depois a comerá. É importante estar atento para que o animal expulse todas as placentas, se alguma delas ficar dentro após um dia, leve a gata ao veterinário rapidamente.

7

Quando a gata terminar de parir, os gatinhos começarão a mamar. Se um deles ficar afastado, você deve aproximá-lo da teta e esperar que a agarre, isto é muito importante para que todos os filhotes consigam se alimentar adequadamente e sobreviver.

8

Não se preocupe, pois o tempo entre a saída de um gato e outro pode oscilar entre alguns minutos e horas, por isso antes de se preocupar, tenha um pouco de paciência e aja só quando perceber que depois de 4 horas de parto, ainda há algum filhote dentro, nesse caso chame o veterinário.

9

Se observar que sua gata está em processo das contrações mas não consegue parir depois de várias horas, deverá ir imediatamente ao veterinário. O mesmo ocorre se detectar que um dos filhotes ficou no canal de parto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar a minha gata a parir, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
34 comentários
Joao Carlos de Jesus
vcs poderiam responder as perguntas.ai sim nos tiraria nossa dúvida.
A sua avaliação:
Vania
Por favor mim tire uma dúvida Minha gata está a 1 dia com sangramento e não pariu ainda o que faço?
Aldeni de jesus
Minha gata pariu um gatinho, e tem mais na barriga,e se mexe,ela come normal.já tem 1dia,é normal?
vaniela
oi gostaria de saber o q aconteceu? vc teve q leva para fazer uma cesariana ?
Lucas
Minha está parindo como saber já pariu todos os filhotes
Aparecida
No momento não tenho como levar a minha gata no veterinária mas ela pariu um filhote nasceu mas só achei depois é morto não sei se foi ela que o matou porque ele tava com um buraco na bariga na direção do umbigoja faz umas 20horas disso é até agora não nasceram mas ,mas ela está muito estranha e a barriga ainda tá. Um pouco grande não sei oque fazer pra poder ajudala
Miguel Silva
Olá minha gata pariu ontem à noite, 3 filhotinhos, agora de manha notei que sua barriguinha ainda estava grande, não sei o que faço não tenho condições para levar ao veterinário, realmente não sei o que fazer, me ajudem por favor...
joyce
Por favor me ajudem minha gata pariu a alguns dias uns10dias atras mais n tinha terminado a gestação os filhotes prematuros demais n sobreviveram agora entrou em trabalho de parto de novo isso é normal? Qual a possibilidade desse filhote vir saudável?
Mirene
E normal sim , se a sua gata teve filhotes prematuros e capaz de ela ter outros sem ser prematuro , pelo oq eu entendo são poucas as probilidades de nascerem com saúde , porque a planeta já se foi mais em casos raros ah chances , espero ter ajudado !
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mirene! Muito obrigada por partilhar conosco essas recomendações :)
Lidicleia
Minha gata ta mas de 1 semana só sangrando , mas não sai nada So um liquido e sangue do tipo talhado o que sera ?
Mirene
Se daqui algum tempo ela não pari , possa ser que os gatinhos não se formaram ! Espero ter ajudado
cris alexandrino
minha gata ta com 2 dias tipo sangrando,,e não consegue ganhar o que eu faço??éperigoso??
severino pinto da rocha
tenho uma gata nova, pariu 1 gato, depois alguns dias , pariu outro, noto que a barriga dela ainda está meio cheia, como se estivesse mais gato para nascer. E entrou no cio. Crio gata há muito tempo , nunca aconteceu coisa parecida
claudia ferreira
Olá, Acabo de assistir ao parto de minha gata. Ela teve 4 gatinhos, mas estou muito preocupada, pois estou sentindo ainda que ha alguma coisa lá... Será possível algum órgão estar voltando pro lugar e me causar uma falsa impressão de ser mais um gatinho? Já faz 3h que ela teve o último. O que devo fazer? Estou desesperada!
Edimar
Boa note minha gata não está conseguindo a ter seu filhote estou com medo de ela morre oq devo fazer??
frcisca maria pereira da silva
Esssa pagina é maravilhosa, tirei tds as minhas duvidas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Francisca, muito obrigada valeu! Continue acompanhando a nossa página :)
jessica
Ela está a horas parindo nasceu um vivo e outro morto mas eu toco na barriga dela e sinto os gatinho e faz quatro horas que não vem mais filhote
vania denise de aguiar
Minha pariu hoje mas parece que ela nao tem leite como faco para saber
Mirene
Aperte o peitinho dela com bastante cuidado e verifique que sua unha está pequena para não feri-la . Espero ter ajudado !
Raylla Clem
Olá gostaria de mais informaçoes e também gostaria que vocês me mandasse todas as novidades pelo meu email...atenciossamente:Raylla Clem
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Raylla, nesse link encontrará mais informações acerca da gravidez nas gatas e o cio: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=gata+prenha Se deseja receber as nossas novidades em relação à categoria de animais, entre nesse link e digite o seu endereço de e-mail no campo "Siga-nos de perto" no lado direito da tela: http://animais.umcomo.com.br/
Glauciane Marta Barbosa
Minha gata está quase parindo e está com diarréia estou com medo pq minha gata e bem nova e não sei se isso é normal
carlos robrto da silva
minha gata pariu pela primeira vez,e pariu no chao mesmo nao tinha ninguem em casa um colega que viu os filhotes no chao e colocou os num pano.qdo chegamos eles ainda estavam vivos enrrolado nos panos no outro dia a mamae gata havia comido os quatro ficando apenas um que esta com dois dias de vida a gata nao aceita o gatinho e agora estou dando leite de vaca pra ele sera q ele escapa,por favor me ajude a ajudar o bichinho.
Cristina
Tenho a mesma dúvida da Michelle, se alguem souber pode responder?
michele
olá. minha gata está gravida pela terceira vez, só que agora estou notando algumas diferenças, está escorrendo um liquido meio avermelhado da vagina dela, tem momentos que sai bastante depois para e em outros momentos só pinga. Achei que ela iria parir mas ja se passaram uma semana e nada, observação: vacino ela direitinho e mesmo assim ela engravidou, e agora não sei o que fazer, se puder me ajude com alguma sugestão do que possa estar ocorrendo. obrigada

Como ajudar a minha gata a parir
Como ajudar a minha gata a parir

Voltar ao topo da página