Comportamento do gato

Com que frequência os gatos entram no cio

Com que frequência os gatos entram no cio

O cio nos gatos é difícil de controlar já que depende de muitos fatores: a raça, a idade, as condições ambientais do animal, etc. Mas é verdade que existem alguns padrões seguidos e que podem ajudar a prever quando um gato entrará no cio. Neste artigo de umComo contaremos a você com que frequência os gatos entram no cio para que possa dar assistência e ajudar o seu animal neste momento de necessidade de reprodução.

Também lhe pode interessar: Como saber se a minha gata está no cio

Passos a seguir:

1

A primeira coisa a saber é que não podemos tratar da mesma forma o cio nas gatas do que nos gatos, pois as gatas se predispõem a serem fecundadas pelo macho em certas épocas do ano, mas eles estão mais acessíveis o ano todo. Por essa razão, a seguir trataremos o cio de cada um de maneira separada para que entenda as necessidades de cada gênero. Neste artigo contamos a você como é o cio nos gatos para que conheça bem as etapas deste período na vida do seu animal.

Com que frequência os gatos entram no cio - Passo 1
2

Começamos falando do cio nas gatas. Aparece pela primeira vez quando elas chegam à puberdade, ou seja, por volta dos 6 ou 9 meses; saiba que as raças de gato com pelo curto são as que entram no cio pela primeira vez mais cedo e, por outro lado, as raças de pelo longo são as mais tardias (os gatos persas podem chegar a ter o cio a partir dos 15 meses).

Com que frequência os gatos entram no cio - Passo 2
3

Ao contrário do cio nas cadelas, as gatas podem apresentar diferentes momentos de cio em uma mesma estação reprodutiva. Ou seja, sabe-se que as épocas mais propensas para que os animais entrem no cio é durante os meses de mais calor e dias mais longos, durante a primavera e o verão. Durante este período uma gata pode entrar no cio mais de uma vez, com uma duração de 7 dias de cada vez e repetição a cada 15 dias; as cadelas, por outro lado, só entrarão uma vez.

Com que frequência os gatos entram no cio - Passo 3
4

No entanto, é difícil saber com que frequência um gato entra no cio porque depende de diferentes fatores, como por exemplo:

  • O peso, a raça e a genética da gata influenciam na frequência do cio.
  • A luz e o clima também são fatores que têm muito a ver com a etapa reprodutiva já que as gatas costumam entrar no cio em épocas quentes de dias mais longos.
  • Se estão em contato com outras gatas que já entraram no cio, elas produzem feromônios que podem induzir o cio em outras gatas.

Por esta razão, calcular quando sua gata entrará no cio depende de todos estes fatores. Mas, de forma geral, você deve pensar que durante a primavera e o verão é quando seu felino terá um cio mais frequente.

Com que frequência os gatos entram no cio - Passo 4
5

O caso do cio nos gatos machos é diferente do das fêmeas. A partir dos 8 ou 12 meses de idade, um gato já está capacitado para se reproduzir mas não mostra sintomas tão evidentes como as gatas. Os gatos não têm cio estacional: estão sempre dispostos a fecundar uma gata no cio durante o ano todo; se estiver em contato com uma fêmea disposta, notará como seu comportamento muda e começa a chamar a gata, se jogando no chão, tremendo, etc.

Com que frequência os gatos entram no cio - Passo 5
6

Mas é verdade que o gato macho apresenta uma libido menos forte em épocas de menor luz solar, ou seja, durante o inverno e o outono. O fator ambiental também afeta os gatos machos fazendo com que fiquem menos receptivos aos feromônios das gatas nestes meses do ano.

Com que frequência os gatos entram no cio - Passo 6
7

Existem alguns sintomas do cio nos gatos que você pode detectar facilmente. Por exemplo, um gato macho marcará seu território com um xixi cujo cheiro é mais forte, para atrair a gata no cio e conseguir fecundá-la. Os machos também apresentam uma atitude mais agressiva nestas épocas e ficam mais territoriais.

Tanto os gatos como as gatas, na época de reprodução terão mais vontade de sair para procurar um parceiro/a. O cio nas gatas é fácil de adivinhar já que ficarão muito carinhosas, ficarão miando o dia todo com miados muito fortes e não comerão praticamente nada de comida. Neste artigo de umComo contamos a você como saber se meu gato está no cio.

Com que frequência os gatos entram no cio - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Com que frequência os gatos entram no cio, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Claudia Motta
É possível uma gata ficar no cio por mais de 30 dias? A minha gata parecia que tinha acabado o cio e quando eu me preparava para agendar a castração, a gata estava no cio de novo? Ela é gata resgatada das ruas e teve 4 filhotes que convivem com ela e estão com 4 meses. Qdo vai dormir deixo a gata em outro cômodo no quintal que não dá acesso a rua. Estou preocupada pois os seus miados estão altos demais!
A sua avaliação:
wylhyan barbosa dos santos
Quantas vezes a gata fica no cio por ano?
A sua avaliação:
VANIA OLÍVIA LOPES FONSECA
Minha gata entrou no primeiro cio com 6 meses,, no momento que ia fazer a castração. Ela não é de sumir a noite, porque eu prendo . Agora ela deu pra fazer xixi na caminha do meu cachorr. Limpei pra não ficar cheiro, ai ela fica deitada ao lado do cachorro, e, dorme.Estou surpresa..
Luana Rodrigues
Bom dia. Minha gata tem entrado no cio com intervalo de duas semanas, aproximadamente... Estes cios são "legítimos"? Ela pode pegar cria mesmo? Pode dar vacina durante o cio?
Editor umComo.com.br
Oi Luana! Sim, ela pode mesmo engravidar. Quando você refere vacina está se referindo à pílula anticoncepcional? Se sim, desaconselhamos totalmente o uso desse método já que existem inúmeros casos de tumores e outros problemas consequentes à sua utilização. A forma mais segura de evitar a gravidez é a castração.
Maria Pedrosa
Com que frequençia as gatas entram no cio e normal( entrar passado 5 dias depois de fazer 15 dias do primeiro cio
A sua avaliação:
elaine
minha gata ja entrou no cio faz tempo ficou 14 dias quando ela entrara de novo par eu puder dar enjeçao antes q ela começa
A sua avaliação:
OLIMPIA RACHEL CESAR BRANCO
MINHA GATA É ADOTADA E NÃO SEI A IDADE , ELA ENTROU NO CIO E TEVE 3 FILHOTES QUE ESTÃO HOJE COM 38 A 40 DIAS +_. QDO POSSO VACINAR A GATA MÃE POIS QUERO FICAR SÓ COM ESTES GATOS.?
Nivaldo
Muito boas, as informações sobre o cio dos gatos domésticos.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nivaldo, que bom saber que as informações foram úteis para você! Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
1 de 8
Com que frequência os gatos entram no cio