Hamsters

Quais verduras o meu hamster pode comer

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais verduras o meu hamster pode comer
Imagem: photo-asks.com

Se está pensando em complementar a dieta de seu hamster com verdura para torná-la mais apetitosa e proporcionar uma fonte extra de vitaminas e nutrientes, é fundamental que conheça os produtos aptos para eles. A melhor forma de alimentar nossos animais de estimação é sempre através de rações fabricadas especialmente para eles, conforme seu peso, raça e necessidades nutricionais. Desta forma, não se esqueça de consultar o veterinário antes de incluir qualquer outro alimento à sua dieta se realmente pode fazê-lo. Continue lendo este artigo de umComo e descubra quais verduras o seu hamster pode comer.

Também lhe pode interessar: Que frutas meu hamster pode comer
Passos a seguir:
1

Uma vez que os hamsteres são animais com uma verdadeira tendência à obesidade, é muito importante controlar a quantidade de comida que ingerem. Neste sentido, devemos dar-lhes porções reduzidas de verdura e não todos os dias. Consulte o veterinário para saber de quanto em quanto é aconselhável lhes proporcionar este tipo de alimentos. É fundamental que dê ao seu hamster vegetais frescos e não cozidos nem fervidos.

Quais verduras o meu hamster pode comer - Passo 1
Imagem: mundodehamsters.com
2

As ervilhas constituem um dos vegetais mais benéficos para nosso hamster porque ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e favorecem a saúde cardiovascular. Ao tratar-se de animais com tanta facilidade para engordar é imprescindível procurar produtos com um teor calórico baixo e que, ainda, melhorem o trânsito intestinal.

Quais verduras o meu hamster pode comer - Passo 2
3

Como acontece com o alimento anterior, o espinafre é muito benéfico na hora de regular o trânsito intestinal. Além disso, é uma grande fonte de fibra e conta com propriedades antioxidantes e uma ausência de gorduras, imprescindível para manter a saúde de nosso hamster em perfeitas condições. Precisamente por seu alto teor em fibra, se seu bichinho de estimação tiver diarreia, não deverá lhe oferecer espinafre já que atuará como laxante e aumentará as evacuações líquidas até ao ponto de produzir uma desidratação grave.

Quais verduras o meu hamster pode comer - Passo 3
4

Ainda que a alface seja o vegetal mais popular na alimentação caseira de hamsteres, a verdade é que em grandes quantidades pode ser prejudicial para seu fígado. Não obstante, em quantidades mínimas, traz grandes benefícios como suas propriedades antioxidantes e alto conteúdo em ferro.

Quais verduras o meu hamster pode comer - Passo 4
5

Com as cenouras acontece o mesmo que com a alface; em quantidades muito pequenas são ótimas para hamsteres, mas em excesso podem produzir problemas no fígado. O ideal é proporcionar ao nosso roedor as folhas da cenoura e, de vez em quando e em porções mínimas, um pouco de cenoura sem a pele. Este vegetal permite-lhe roer e fortalecer os dentes, por isso podemos oferecer a cada certo período de tempo.

Quais verduras o meu hamster pode comer - Passo 5
6

Além das verduras também podemos proporcionar a nosso hamster hortaliças como o funcho ou a abobrinha em quantidades muito reduzidas. Estes produtos são benéficos para eles por seu baixo teor calórico e propriedades antioxidantes, diuréticas e expectorantes, ideais para combater os problemas gastrointestinais.

Quais verduras o meu hamster pode comer - Passo 6
7

Por último, destaca-se que todas as verduras crucíferas, tais como as diferentes variedades de couve e os brócolis, podem produzir diarreia e outros transtornos estomacais se dermos em quantidades médias ou grandes; podem ingeri-las sempre que forem em medidas muito pequenas. Antes de dar a seu hasmter qualquer dos vegetais anteriores é importante lavá-los bem. Da mesma forma que existem as verduras boas para eles, também há tóxicas que podem causar graves problemas de saúde como, por exemplo, a cebola, o tomate, o ruibarbo e o alho. Se você deseja incorporar à sua dieta também peças de frutas, não duvide em consultar nosso artigo sobre quais frutas meu hamster pode comer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais verduras o meu hamster pode comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: photo-asks.com
Imagem: mundodehamsters.com
1 de 7
Quais verduras o meu hamster pode comer