Os coelhos

Como educar meu coelho

Como educar meu coelho
Imagem: animalmascota.com

Quando se tem um animal de estimação queremos que nos compreenda e que interaja conosco. Por isso educar nosso animal é a chave para que tenha uma melhor convivência no lar. Assim o vínculo com seu animal será mais forte. E com seu coelho não é diferente ,mas para educar, tem que entendê-lo. O coelho é um animal muito inteligente e com alguns incentivos adequados é capaz de ficar bem educado. Por isso em umComo.com.br damos alguns conselhos para que saiba como educar seu coelho.

Também lhe pode interessar: Como cuidar dos dentes do meu coelho 

Passos a seguir:

1

Comprove que seu coelho tenha uma alimentação adequada, que vive em condições higiênicas adequadas e que é visto no veterinário de forma periódica. Se o coelho está são e bem alimentado será mais fácil educá-lo porque se sentirá bem.

2

Fale com seu coelho sempre com voz agradável para que confie em você. Nunca grite ou persiga já que pode desconfiar de você e pensar que é um predador. Ofereça-lhe comida já que isto é um bom incentivo para ele. Faça-o sem movimentos bruscos e despertará sua curiosidade. Deste modo atrairá sua atenção Aproxime-se e mostre-se receptivo, experimente acariciá-lo, e se ficar assustado comece o processo em outro momento.

3

Seu coelho, como todos os outros coelhos, se estressa com facilidade, por isso tente que o lugar onde se encontra, seja tranquilo.

4

Se quer pegar seu coelho para lhe dar carinho, apanhe-o com cuidado uma vez que tem um esqueleto muito delicado. Se seu coelho não quer que o apanhe, espere e tente quando estiver mais receptivo. Nunca o obrigue se não quer.

5

Se seu coelho faz suas necessidades fora de sua gaiola, observe onde as faz e ponha aí a bandeja. Os coelhos costumam fazer suas necessidades sempre no mesmo lugar e normalmente num canto. Se em outro momento fizer suas necessidades fora desse lugar diga que NÃO firmemente e coloque-o na sua bandeja, mas deve fazer no momento que está urinando para que o entenda. Se o fizer bem, recompense-o com comida depois de acabar. Quando estiver ensinando a fazer suas necessidades no seu lugar, a princípio deixe alguns dias a gaiola suja para que cheire a xixi e o associe, mas limpe se estiver muito sujo.

6

Lembre-se de deixar seu coelho sair da gaiola pelo menos meia hora por dia para que faça exercício. Quando precisar retornar a gaiola , guie o coelho para que volte a entrar com empurrõezinhos no traseiro ou lhe dando algo de comer dentro de sua gaiola para que o motive entrar. Para que isto funcione é muito importante que ele não tenha medo de você porque senão quererá se esconder e nunca o apanhe de forma brusca.

7

Nunca perca a calma com seu coelho, lembre-se que a paciência e o carinho ajudarão a educar seu coelho.

8

Pode acontecer que seu coelho não goste de caricias e possa arranhar ou morder para dizer que o deixe tranquilo. Não leve a mal, respeite os seus desejos e descubra do que ele gosta.

9

Para poder educar seu coelho e viver felizes juntos, tem que conhecê-lo e saber como ele é.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como educar meu coelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
34 comentários
A sua avaliação:
Marcos Pellegrinello
Olá, gostei muito bom o site. Temos aqui em casa uma coelhinha da raça Mini Lion e a mesma tem bebido muito pouca água, não come ração e quer nos lamber o tempo todo. Com relação as lambidas, ouvi dizer que pode ser um sinal de afeto ou falta de algum nutriente. Isso procede? Com relação ao fato de não comer ração e quase não beber água, o criador que nos forneceu disse que é normal enquanto é pequena, o que vcs acham? Obrigado pela atenção.
Alice
meu coelho me rodeia urina em mim por que ? Aborrecencia [adolecentes]
Editor umComo.com.br
Oi Alice! Ele faz isso mesmo tendo a gaiola por perto? Os coelhos geralmente escolhem o mesmo local para urinar. Ele faz isso mesmo tendo a gaiola limpa?
Élly
Ele está te marcando , marcando território vc é dele agora
A sua avaliação:
Olivia olomitos
Eu diria que é um sai-te muito educativo para aprender a cuidar de um coelho !!!! É muito útil !!!!!
tamiris
Parabéns belas dicas.
Maria Radtke
Oi sou a Maria tenho 2 coelhos e não sei como educar eles para quando eu chamar ele venhãm
Maria Radtke .
Ola sou maria de Nova Santa Rosa quero saber como educar um filhote de coelho para ele vir quando nós chamamos ??.
Maria Radtke.
Ola meu nome é Maria Radtke quero saber se da para educar um filhote de coelho a ir em voçe quando chamamos pelo nome . Sou de Nova Santa Rosa Parana
A sua avaliação:
marissa
eu adoro coelho amo coelho
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marissa! Que bom saber isso, valeu :)
vania lucia santana da silva
Por que ele fica aranhando sua gaiola eu acho que ele quer carinho ou quer sair eu souto ele 3 vezes ao dia e damos bastante carinho!
Carol
Oi, tenho uma mini coelha, o nome dela é Nina e ela sempre fez suas necessidades na gaiola por isso sempre ficou solta, mas de uns tempos pra cá ela começou a fazer xixi em todos os lugares, até em cima da minha cama ela fez e eu não sei o porquê dessa mudança de comportamento. Vc saberia me dizer o motivo ou oq eu posso fazer pra ela voltar a fazer xixi na gaiola e coco tbm, rs.
Nathy
Eu tenho 2 mini coelhas, elas faziam xixi fora da gaiola , tem um lugar que deixo elas dormirem e ficar um pouco la é o lugar que coloco a gaiola, nesse lugar eu passo um pouco de vinagre mas nao muito perto da gaiola fiz isso por um tempo e agora elas so fazem xixi na gaiola , peguei essa informação em um site e deu certo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nathy! Obrigada por partilhar essa informação conosco, valeu :)
Luciano
Olá, Tenho uma mini-coelho e estou com um problema muito grave. Ela urina certinho na caixinha dele quando está por qualquer lugar na casa, urina no lugar certo na gaiola dela mas quando ela tem acesso ao quarto ela insiste em urinar em cima da cama, em lugares diversos. Já tentei colocar uma caixinha de necessidades no quarto e até em cima da cama, mesmo assim ela insiste em urinar na cama.
Domingos Manuel Canhanga
Olá pessoal boa noite. Tenho uma preocupação com o meu coelho ele teve esta manhã sua criação são 4 mas infelizmente morreu 2. O que me preocupa é que o meu coelho não está a mamentar as crias e a momento que pisa neles. Preciso de ajuda por favor o que fasso?
Ingrid
Ola gente bom dia ! Ganhei um coelho lindooo ontem, mal consegue comer uma cenoura ainda de tao novinha que é, ontem e hoje pela manhã meu marido colocou ela na cama enquanto estavamos deitados, ela andava e cheirava a cama, o edredom todinho, porém percebi que esta acostumando a fazer xixi só na cama, não sei como não deixar ela pegar esse costume e a treinar a fazer o xixi somente na casinha dela.
Drycka
Tenho dois coelhos são muito educadinhos e brincalhões, eles fazem xixi só na caixinha de areia mais o problema é que fazem coco por todo o canto , como faço para que eles parem e fazer coco , fora da caixinha de areia?
regina aparecida de matos
Meu coelho sobe no sofá pra fazer suas necessidades como tirar isso dele
Cida Maceió
oi, meu coelho e branco e fofo, nos lhe ensinamos a fazer suas necessidades na areia da bacia e a noite no banheiro, ele vive solto e é tranquilo. Não gosta de estranhos e morde se tentar por no colo. Mas é um fofo, faz festa para todos da casa e adora dormir no quarto, principalmente com o ar condicionado ligado e passa a noite toda sem fazer sujeira e sai para fazer no banheiro . nossos amigos dizem que é um coelho poodle. Minha curiosidade é que as vezes ela faz uma urina laranja, fui ao veterinário mas não me disse nada revelador; pode ser algum tipo de menstruação? ou doença?
matheus criador
Meu coelho estar em perildo de adapitasao hoje vai ser seu primeiro banho mi dis alguna dicas para brinca com eli
gabi
oi eu quero saber como Faso pro meu coelho se aquieta não para nenhum estante e qualquer coisa ele fica zangado e faz a pessoa se arrepender e fica muito zangado comigo consigo controla ele mas depois acontece de novo me ajudem
rebeca
como fazer para o coelho nao fugir de voce???
gabi
ola rebeca vose tem que tenta aproima dela insiste mostra que vose quer a confiansa dele espero ter ajudado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Gabi, é isso mesmo obrigada pela dica ;) Continue seguindo as nossas novidades :)
vera cruz
Olá....meu coelho está arrancando os pelos ...o que fazer
gabi
bom nao sei direito so sei que tinha um coelho macho e outra femea e o macho arancava os pelos dela eu separei os dois depoi eles voltavam ai mais tarde faz de novo e vou separando ai ate que um dia pararam mas se for um coelho na ora que ele fica asim vose distrai ele espero ter ajudado boa noite
allisson macena
não se irrite com ele ele é inocente e não tem culpa do esta acontecendo
Maria
Olha se for femia tenque ver se esta gravida se for esse o caso e normal
Imagem: animalmascota.com
Como educar meu coelho