Treinar um cachorro

Como ensinar o meu cachorro a trazer a bola

Como ensinar o meu cachorro a trazer a bola
Imagem: animalmascota.com

Buscar e trazer a bola é uma das brincadeiras mais comuns às quais costumamos recorrer quando passeamos com nossos cachorros ou os levamos para fazer exercícios. No entanto, nem sempre conseguimos que eles nos obedeçam e pode ser complicado que busquem ou tragam o objeto que atiramos. Para saber como ensinar seu cachorro corretamente nesta prática e obter os resultados esperados, neste artigo de umComo.com.br mostramos-lhe os segredos para saber como ensinar o seu cachorro a trazer a bola.

Também lhe pode interessar: Como ensinar meu cachorro a deitar

Passos a seguir:

1

A brincadeira de buscar e trazer a bola consiste em 4 fases que você deverá ensinar ao seu cachorro se quiser que ele a realize corretamente:

  • Ir procurar a bola;
  • Pegar a bola;
  • Trazer a bola;
  • Soltar a bola.
2

As duas primeiras etapas do jogo são as mais simples de ensinar, o problema aparece sempre nas duas últimas, pois os cachorros costumam ficar com a bola e não a trazer nem soltar. Assim, isto será a primeira coisa que trabalharemos. Para motivar seu cachorro e conseguir que tenha interesse em brincar com a bola ou qualquer outro objeto, você deverá dedicar uns minutos a brincar com ele sem lançá-la. Assim sendo, mande ele se sentar e agite a bola perto de seu focinho para chamar sua atenção e atraí-la para o objeto. Pode deixar que ele a apanhe, de fato é bom que o faça para que se acostume e seja bem mais fácil ensinar-lhe a trazê-la quando a atirarmos.

Como ensinar o meu cachorro a trazer a bola - Passo 2
Imagem: animalmascota.com
3

Quando ele pegar a bola dê-lhe uma ordem, como, por exemplo, 'Pega', para que ele a associe e pegue o objeto sempre que você mandar. Se ele não pegar a bola de forma instintiva, você deverá estimulá-lo. Para isso, pressione levemente com suas mãos entre a mandíbula superior e inferior de seu cachorro, obrigando-o a abrir a boca. Quando ele a abrir, coloque a bola dentro ao mesmo tempo em que dá a ordem 'Pega' e parabeniza-o efusivamente. O condicionamento positivo é fundamental na hora de adestrar um cachorro, por isso você deve felicitá-lo cada vez que ele fizer algo bem feito. Quando ele fizer isto com facilidade, deixe a bola no chão e dê a ele uma ordem para que a pegue. Premie-o cada vez que o fizer.

4

Agora vamos ensiná-lo a soltá-la. Para isso, não deixe ele soltar a bola sem que você tenha mandado. Deixe-o ficar com o objeto na boca uns segundos, coloque sua mão aberta debaixo do seu focinho e dê-lhe a ordem 'Solta' ou a palavra com a qual você se sentir mais cômodo. Já que o que queremos é que ele solte a bola por si só, não devemos arrancá-la de sua boca, pois estaremos criando o efeito contrário e o cachorro pensará que deve esperar você tirá-la. Deverá repetir-lhe a ordem várias vezes durante 20 minutos, no máximo, e praticar vários dias até que ele aprenda. Você vai comprovar que no começo seu cachorro terá alguma dificuldade para soltar a bola, mas que, com insistência e paciência, relacionará a mão e a palavra com o ato de deixar cair o objeto.

5

Cada vez que seu cachorro soltar a bola sem que você tenha mandado, você deverá dizer-lhe um 'Não' claro e dar-lhe a ele outra vez, e quando o fizer bem feito, felicitá-lo. Quando tiver aprendido as ordens de 'pegar' e 'soltar' a bola, já podemos proceder a atirá-la. Para isso, procure um lugar amplo, onde ele possa correr, e faça com que se sente. Depois, lance a bola não muito longe e dê-lhe a ordem 'Busca' para que a associe com o ato de perseguir o objeto.

Como ensinar o meu cachorro a trazer a bola - Passo 5
Imagem: petclic.es
6

Se ao lançá-la seu cachorro perseguir a bola, mas não a pega, dê-lhe a ordem que lhe ensinou para a pegá-la e, em seguida, diga-lhe que venha até você. Quando o tiver em frente, diga-lhe que se sente e dê-lhe a ordem 'Solta' que você ensinou a ele anteriormente. Premie-o quando o fizer, utilize golosinas para cachorros a fim de motivá-lo mais.

Se você não ensinou ao seu cachorro a ordem 'Vem', deverá fazê-lo. A melhor maneira é aproveitando situações cotidianas, cada vez que seu cachorro se aproximar de você, seja para comer ou qualquer outra coisa, diga-lhe 'vem' e parabenize-o. Assim ele aprenderá a associar o ato de ir até você com a palavra.

7

Ponha em prática todas estas indicações e brinque com seu cachorro todo dia até que ele aprenda a trazer a bola. Se a raça do seu cachorro for de caça, será bem mais fácil aprender a ir procurar o objeto e pegá-lo, mas será mais difícil conseguir que ele o traga e solte, pois o tomará como sua presa. Você deverá insistir nos últimos passos até que os interiorize. O exercício do cachorro é fundamental para liberar tensões e não acumular estresse.

Como ensinar o meu cachorro a trazer a bola - Passo 7
Imagem: educaconclicker.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar o meu cachorro a trazer a bola, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • É muito importante premiá-lo cada vez que fizer algo bem feito.
  • Quanto antes você ensinar seu cachorro a trazer a bola mais fácil será o processo de aprendizagem, conforme eles vão crescendo torna-se mais difícil interiorizar as ordens.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Wagner
Meu cachorro não se interessa por brinquedos, ele prefere brincar com minha mão do que com bolinhas e etc. O que fazer?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Wagner! O que você tem de fazer é cada vez que ele tentar brincar com sua mão, mordiscando, você tem de o parar e dizer um não firme. Depois mostre um brinquedo para ele, se ele começar a brincar com ele ofereça-lhe um biscoito e dê-lhe carícias para ele perceber que esse é o comportamento que deve ter. É preciso ter um pouco de paciência e ser persistente, mas com o tempo vai ver como vai conseguir. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Emi
Tenho dois dalmatas filhotes e uma vira-latinha adulta, vai ser dificil ensina-los?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Emi! O adestramento de um cachorro, independente da raça, é sempre um processo que requer paciência e constância. Se você começar desde cedo e usar sempre o reforço positivo, vai ver como eles aprendem bem rápido. Aqui pode entrar algumas dicas que a podem ajudar: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-adestrar-um-dalmata-19100.html http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-de-um-vira-lata-19497.html
Emile Brito
meu cachorro é um Golden Spaniel será facil ensina-lo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Emile! Se tiver alguma questão em relação ao adestramento do seu Cocker, não hesite em deixar nos comentários. Enquanto isso pode ver este artigo que explica os cuidados que deve ter com um cocker spaniel: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-de-um-cocker-spaniel-705.html
Yasmim
O meu , ele só traz é poem né um lugar perto de mim , queria que ele desse na minha mão vou tentar está prática
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Yasmim! Tem que ser persistente e ter muita paciência, vai ver como vai conseguir. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
anderson silva
GOSTARIA DE AJUDA ,TENHO UM CAOZINHO DA RAÇA BORDERCOLLI, ESTOU TENTANDO ENSINA-LO A BUSCAR A BOLINHA E SOLTAR ,POREM ELE NEM SE INTERESSA A BUSCA-LA
vitor leonardo
a minha cadela ela e alegri mas ela nao gosta de bolinhas de core atras de bolinhas como eu faso para ele gosta e ensina ela a pega bola
Imagem: animalmascota.com
Imagem: animalmascota.com
Imagem: petclic.es
Imagem: educaconclicker.com
1 de 4
Como ensinar o meu cachorro a trazer a bola