Partilhar
Partilhar em:

Como saber se a minha cadela está prenha

Passo a passo
Dificuldade: Baixa
Avaliação: 4,5 (2959 votos)
86 comentários
137 vezes partilhado
 
Como saber se a minha cadela está prenha

A gravidez nos cães pode ser difícil de detectar. Um dono responsável deve conhecer os sinais e sintomas da gravidez para assegurar os cuidados de saúde adequados. A forma mais precisa de saber se a sua cadela está grávida é ir ao veterinário, uma vez que uma simples análise ao sangue e ecografia lhe darão a resposta. Mas se a sua cadela não está esterilizada e suspeita que ela possa estar grávida, existem alguns sinais e sintomas aos quais pode prestar atenção para saber se a sua cadela está prenha.

Também lhe pode interessar: Como saber se minha cadela está abortando
1

Uma das formas de saber se a sua cadela está prenha é prestar atenção ao seu apetite. Se observar que nas últimas semanas a sua cadela não tem apetite e come muito poucas quantidades, pode ser que esteja grávida. Se suspeita que este é o caso, leva-a de imediato ao veterinário para que ausculte o seu animal e faça um acompanhamento de perto da sua gravidez.

2

O corpo das cadelas também passa por mudanças visíveis que pode detetar observando algumas zonas como, por exemplo, os seios. Se vir que estão inchados ou maiores que o normal, pode ser que a sua cadela esteja grávida uma vez que o corpo do animal se predispõe a amamentar as crias com o leite materno.

3

Outra forma de saber se a sua cadela está prenha é prestar atenção ao comportamento que mostra. Se habitualmente é uma cadela muito ativa, brincalhona e inquieta e, agora, deteta que está mais parada, cansada e estática pode ser que esteja grávida. De qualquer forma, é aconselhável que se vir uma mudança de comportamento no seu animal, vá ao médico pois pode estar sofrendo de alguma doença.

4

Verifique o tamanho da barriga de sua cadela para ver se está maior ou inchada. Este sintoma ocorre na metade da gravidez, pode inclusive ser capaz de sentir, pressionando com suavidade a barriga, os cachorros.

5

Procure sinais de "latidos", isso pode ser sinal que a sua cadela se está a preparar para o nascimento. Deverá tomar atenção a isso e aos cachorros. Pode colocar umas mantas no chão para que fique mais macio e confortável. O processo de gestação nas cadelas duras dois meses após o acasalamento e, quando o momento de dar à luz de aproxima, é quando a cadela começa a procurar o local ideal para ter os seus cachorros.

6

Se a sua cadela estiver grávida, deve ter em conta uma série de cuidados específicos que garantirão a saúde tanto dela como dos seus filhotes. Por exemplo, deve aumentar os cuidados da alimentação de uma cadela grávida assim como ter cuidados especiais no seu tratamento diário, levá-la a fazer exercício, dar-lhe muito carinho e ir com ela ao veterinário de forma frequente. Neste outro artigo contamos para você como cuidar de uma cadela grávida.

7

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário caso apresente qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como saber se a minha cadela está prenha, recomendamos que entre na nossa categoria de A gravidez dos cães e seus cachorros.

Conselhos
  • Procure ajuda médica de um veterinário o quanto antes durante a gravidez. O seu veterinário pode dar-lhe os melhores conselhos para alimentar e cuidar da sua cadela prenha.
  • Se a sua cadela parece estar doente e tem a certeza que esteja prenha, leve-a o mais rápido possível a um veterinário. Apatia e falta de apetite podem significar outros problemas.
Relacionados
Comentários (86)

Escrever comentário sobre Como saber se a minha cadela está prenha

Muito útil
86 comentários
Carlos Alberto
Sua avaliação:
A canela prenha , pode vir a sangrar ?
ana telma
minha cadela cruzou no 1 cio acho que esta gravida ela teve um pouco de sangramento mas os peito dela esta enchado mas a barriga estar pequena foi no dia 13 de maio
Fernanda
Oi Boa tarde minha dálmata ja tem 62 dias de cruzo so q a única coisa q aparece de diferente são as mamãs sera q ela pode ter perdido os cachorrinhos ou não ter engravidado a final e o primeiro cruzo dela e ela só cruzou uma vez
Edlaçio Gomes René
A minha cadela está muito estranha, até agora não tenho certeza se ela está mesmo prenha. será quê com teste de farmácia posso tira as minhas dúvidas
Vanusa
Minha York acho que cruzou dia 18/03 ,ontem e hoje de manhã ela vomitou amarelo e deitada o dia todo,alimentando menos mais n emagreceu será q está prenha ou doente, n tem frebe
isakelly
ola,levei minha cadela pra cruzar dois dias depois que ela parou de sangrar,deixei ela com o macho 14 dias...mas não tenho certeza se ela cruzou porque não acompanhei o acasalamento dela e agora já passou um mês e não sei se ela pegou cria...me de alguma dica de como detectar a gravidez sem precisar ir ao veterinário porque onde eu moro não tem...obrigada!
Leidy Daiane Falqui Zaniboni
Ola,minha cadela tem 1 ano e teve seu primeiro cio a poucos dia,tomei conta pra que ela nao ficasse prenha,tomei todos os cuidados possiveis,mas um dia ,mais ou menos ,na metade do cio vi um cachorrinho no quintal,nao sei como ele entrou ,mas estava no quintal brincando com ela,estavam correndo,desde esse dia fiquei preocupada,nao quero cachorrinhos!!! Tambem nao quero castra-la,ela e muito estrovertida e muito brincalhona,nos nos divertimos muito com ela,e se eu castrar acho que ela vai perder essa alegria que ela tem,alem do mais ela e grande e ja pesa muito,quase 20 quilos,pela raça dela ,ela esta muito pesada,ela come demais,e muito gulosa,entao se eu mandar castrar ela vai ficar muito sossegada e comer mais ainda,tenho medo que ela fique obesa ,a raça chama Americano ( sao cachorros proprios de caça) mas nunca levei nem nunca vou leva- la caçar,obrigada pela atençao. O nome dela e Juma.
joice
Mim cachorro ela tá com os peitinho enchado e barriga em chada e ela entro o cio e ela cruzou com o cachorro e já faz um mês então em janeiro pode ser q ela tem os filhotes
Paloma Renata
Olá minha cachorra esta no cio não sei quanto tempo, e um cachorro um pouquinho maior que ela pulou o muro duas vezes aqui em casa em seguida quando abri a porta do meu quintal os dois estavam lá mas não estavam grudados e a minha cachorra esta lambendo a vagina, fazendo bicicletinha e quando vê cachorro chora. Ela pode esta prenha? Ela tem 7 anos e nunca cruzou. Bjs espero que me responda
Karen Esthefany
Olá, minha cachorra (mestiça de pastor alemão) cruzou com o meu pinscher.. Sendo que a peuvica dela é investida. Eles não grudaram mas eu acho que ele 'GOZOU' dentro dela. Será que é possível ela ter engravidado? Ou não? Obs:. Ela é maior que ele,mas ele deu o jeitinho dele

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Como saber se a minha cadela está prenha
Como saber se a minha cadela está prenha