PARTILHAR

Como saber se minha cadela está abortando

Como saber se minha cadela está abortando

Uma cadela grávida pode chegar a perder os seus filhotes, numa situação conhecida como aborto espontâneo. Se essa perda ocorrer durante as primeiras semanas de gestação, pode ser que o seu corpo reabsorva os fetos. É importante saber como ocorrem estes abortos não desejados para os detectar a tempo, encontrar alguma solução para o bem-estar do seu pet e detectar possíveis problemas de fertilidade. Em umComo.com.br contamos para você como saber se sua cadela está abortando.

Também lhe pode interessar: Porque minha cadela prenha está sangrando?
Passos a seguir:
1

Quando se trata de uma perda repentina dos filhotes trata-se de um aborto espontâneo. A gravidez de uma cadela dura em média entre 63 e 67 dias (em umComo contamos para você quanto dura a gravidez de uma cadela); além disso, dependendo do tamanho da cadela, terá um maior ou menor número de embriões. Uma Chihuahua pode ter até dois filhotes, e uma fêmea de Pastor Alemão, até oito.

No ventre de uma fêmea gestante há todo um universo muito delicado que pode ser posto em perigo quando ocorre algum desequilíbrio.

Como saber se minha cadela está abortando - Passo 1
2

As gestações mantêm-se graças a um complexo sistema de reações químicas e equilíbrios que permitem aos fetos conseguir alimento e ter ótimas condições para se desenvolverem. É importante conhecer um pouco sobre como é a gestação de uma cadela:

Durante as primeiras semanas os embriões ainda não se fixaram às paredes uterinas para finalizar o seu crescimento; estes embriões dependem totalmente do fluído materno e do seu perfeito equilíbrio químico e biológico para que se desenvolvam sem problema. Qualquer alteração converterá o ventre materno em um espaço pouco confortável para que os fetos sobrevivam.

Em umComo contamos para você como saber se sua cadela está grávida.

Como saber se minha cadela está abortando - Passo 2
3

É durante a segunda metade do processo de gestação quando tudo se torna mais delicado. O crescimento dos embriões no ventre acelera-se e, por volta do dia 30, os principais órgãos crescem, os corações começam a bater.

É um momento muito importante da gestação e é o instante no qual o risco de aborto espontâneo é considerável. Se o aborto ocorrer antes da quinta semana de gravidez, pode ser que o corpo reabsorva os fetos, de maneira que ficarão uns volumes que serão visíveis no ventre da sua cadela.

Como saber se minha cadela está abortando - Passo 3
4

Quando ocorre a morte de embriões de forma tão prematura, a gravidez da cadela pode passar desapercebida e pode ser que não sofra nenhum dano. Muitas vezes acontece que esses abortos ocorrem antes de saber que a sua cadela está grávida. Estas perdas tão precoces de fetos costumam ser explicadas por problemas de infertilidade, ainda que se tenha produzido algum aborto, a gestação pode continuar.

A morte de alguns fetos muitas vezes não significa o fim da gravidez; o desenvolvimento dos embriões pode continuar e ocorrer o nascimento de alguns dos filhotes no final do período de gestação.

5

O aborto espontâneo é bem mais doloroso e visível quando a cadela o sofre a partir da quinta semana de gestação. O sinal mais evidente de que algo não está bem é o aparecimento de sangramentos abundantes. Esse fluído passa inclusive a ter um tom marrom esverdeado, cor típica da placenta materna. Este sangramento pode incluir os fetos expulsos pelo organismo da sua cadela.

À parte do sangue, ocorre uma repentina contração do abdômen. Este estreitamento provoca muita dor e desconforto; além destes sintomas externos, uma cadela que aborta nas últimas semanas da gestação costuma se sentir doente. Pode sofrer de febre, perda de apetite, cansaço, depressão, desidratação, diarreia e vômitos, entre outros sintomas.

Como saber se minha cadela está abortando - Passo 5
6

A causa mais comum de aborto espontâneo na etapa final da gravidez é por um desequilíbrio hormonal no ventre da cadela. A presença de uma bactéria chamada Brucilla canis é um motivo que pode provocar abortos inesperados, sobretudo nos centros de acolhimento de animais. Também existe outro parasita chamado Neospora caninum que se encontra na água, em alimentos contaminados e em alguns fungos que podem provocar abortos na nossa cadela.

Desta forma, vigie a presença de bactérias e parasitas em seu pet, é recomendável fazer um exame de sangue para detectá-los com rapidez. Se sofreu um aborto por uma infecção, terá que ser tratada de imediato.

Como saber se minha cadela está abortando - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se minha cadela está abortando, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
A sua avaliação:
Adriana machado muller
Como vou saber se a minha cadela nao tem nenhum cachorro na barriga
Priscila
Oii Oi boa tarde, minha cadela cruzou pela primeira vez,e agora tá saindo um catarro com um risco marrom,será que ela ta abortando?
Jessica
Tudo indica q a cedelinha eata prenha so q hj ela solto muito líquido meio verdeado escuro é nolmal
Pelas contas ela na está p ter
jaqueline
Ola,faz 4 dias que minha cadela deu a luz a duas cadelinhas,porem ela nao quer comer so vi tomando agua,isso e normal ? ou devo me preocupar?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Jaqueline! Normalmente, uma cadela volta a comer 24 horas depois de parir o último filhote. Ela pode estar sentindo algum tipo de dor ou apresentar outro problema, pelo que você deve consultar um veterinário com urgência.
Analucia Silva Araújo
Minha cadela ta prenha de 40 dias mas desde ontem não quer comer e ta quieta,sera que ta doente?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Analucia. Sem examinar a sua cadela não podemos saber o que tem de errado com ela. Por favor, leve a sua cadela ao veterinário o mais rápido possível. Rápidas melhoras!
Rosimeire
Minha cachorra abortou a duas semanas mais ou menos. E ela está com as tetinhas dela estão cheias e endureceu. O que eu faço?
Editor umComo.com.br
Oi Rosimeire! O melhor é consultar diretamente um médico veterinário porque pode ser necessário a administração de algum fármaco que ajude a secar o leite.
Aline
O caso da minha cadela é igual o da Luciani. Eu coloquei a mão na barriga e não senti mexer mais sinto q tem filhotes, antes mexia será q os filhotes morreram?
ricardo
ola boa tarde gostaria de saber como faço para ter sertesa se minha cadela esta prenha pois ela ficou com um macho por 3 dias e ela estava no 10(decimo)dia de cio so que na vimos os dois cruzando pois pois nao estava la oque devo fazer pra saber
Editor umComo.com.br
Luciani
Olá , eu apliquei uma injeção na minha cadeia pra não engravidar, mas ela já estava no cio e um cachorro pegou ela , a barriga cresceu e depois começou a sair um líquido escuro e logo foi diminuindo, ela está normal ,brinca ,come ,nada de anormal, mas será que está abortando? Já era pra ter nascido
Editor umComo.com.br
Oi Luciani! Ela está com a barriga grande? Quantos dias passaram desde que ela cruzou? Se você colocar a mão na barriga dela consegue sentir algum movimento?
Tulani
Isso esta acontecendo com a minha o que faço?
amalia
minha cadela esta gestante, e acontece que ela estava sangrando oque pode ser??
Adalton
Boa tarde, minha cadela Rottweiler estava prenha e acontecer um acidente, ela pulou da carroceira de um carro em movimento, ela perdeu as crias, ja estava no final da gestação, com produção de leite.. isso ja faz um mês e não levei ela no veterinário, o que pode ter acontecido com os filhotes? Como saber se ela abortou ou se ainda está dentro dela? Gratidão pela ajuda.
Editor umComo.com.br
Oi Adalton! Com quanto tempo ela está? Ela teve algum corrimento ou sangue? Tente sentir com a sua mão, sem apertar muito, as crias na barriga dela. Geralmente é possível palpar. De qualquer forma, para confirmar se estão vivos, é apenas possível com uma ecografia. Você deve estar a atento se a cachorra muda o comportamento dela, fica mais parada ou se notar algum corrimento na vagina com sangue. Se vir algum desses sinais, deve ir com ela de imediato ao veterinário. O importante é que ela esteja ativa, coma, beba e urine e defeque normalmente.
adalton
Ela tem 6 anos, não houve escorrimento desde o dia do acidente, acredito que se ela estivesse com filhotes ainda já eram para ter nascidos pois a cruza foi em Julho.. ela está bem, come, bebe e corre atrás de bola. Grato pela resposta.
Editor umComo.com.br
Oi Adalton! Pelas datas que você descreve ela já deveria ter tido os filhotes por isso o mais provável é ter abortado. Em princípio, pelo que você descreve ela está bem e sem complicações posteriores. De qualquer modo, se for possível ela ser vista por um médico veterinário isso seria o ideal para garantir que realmente está tudo bem com ela.
luiz gustavo dos santos
minha cadela boder colli morreu hoje pois ela quinta feira estava bem latindo,ai sexta comçou a ficar quieta ai achei que ela estava começando a quererganhar os filhotesarrumei um cantinho pra ela e deixei hoje sabado acordei e fui olhar ela,estava perdendo sangue com uma gosma tipo placenta ai limpeibem ela mais ela estava muito fraca nao queria comer nada estava muito fraca tentamos levar no veterinario mais estava fechado eu iria levar ela denovo amanha no domingo so que ela nao resistiu eu queria uma opiniao oque pode ter causado a morte da minha cadela.fico aguardado uma resposta.
Thay
😭A minha cachorrinha Paulistinha também está assim está muito mal está sangrando, fraca, triste 😢
vanessa
Minha cadela foi subir no sofá e caiu, depois disto ela ficou muito tonta e logo após vomitou e teve diarreia... a barriga dela esta bastante baixa, será que ela está tendo um aborto? existe possibilidade de salvar os filhotes?
Editor umComo.com.br
Oi Vanessa! Você deve ir com ela o quanto antes ao médico veterinário. Se ela está gravida, o trauma da queda pode ter afetado os filhotes e só o médico veterinário tem meios para diagnosticar o que está passando e fazer o tratamento adequado.
A sua avaliação:
JOSÉ NILTON RODRIGUES DA CRUZ
MINHA CACHORRA ABORTOU QUERO SABER O QUE DEVO USAR (REMEDIO CASEIRO) PARA ELIMINAR OS RESTOS DE PARTO DA MESMA .
Como saber se minha cadela está abortando
1 de 6
Como saber se minha cadela está abortando

Voltar ao topo da página ↑