Como saber se minha cadela está abortando
Uma cadela grávida pode chegar a perder os seus filhotes, numa situação conhecida como aborto espontâneo. Se essa perda ocorrer durante as primeiras semanas de gestação, pode ser que o seu corpo reabsorva os fetos. É importante saber como ocorrem estes abortos não desejados para os detectar a tempo, encontrar alguma solução para o bem-estar do seu pet e detectar possíveis problemas de fertilidade. Em umComo.com.br contamos para você como saber se sua cadela está abortando.
Passos a seguir:
Quando se trata de uma perda repentina dos filhotes trata-se de um aborto espontâneo. A gravidez de uma cadela dura em média entre 63 e 67 dias (em umComo contamos para você quanto dura a gravidez de uma cadela); além disso, dependendo do tamanho da cadela, terá um maior ou menor número de embriões. Uma Chihuahua pode ter até dois filhotes, e uma fêmea de Pastor Alemão, até oito.
No ventre de uma fêmea gestante há todo um universo muito delicado que pode ser posto em perigo quando ocorre algum desequilíbrio.
As gestações mantêm-se graças a um complexo sistema de reações químicas e equilíbrios que permitem aos fetos conseguir alimento e ter ótimas condições para se desenvolverem. É importante conhecer um pouco sobre como é a gestação de uma cadela:
Durante as primeiras semanas os embriões ainda não se fixaram às paredes uterinas para finalizar o seu crescimento; estes embriões dependem totalmente do fluído materno e do seu perfeito equilíbrio químico e biológico para que se desenvolvam sem problema. Qualquer alteração converterá o ventre materno em um espaço pouco confortável para que os fetos sobrevivam.
Em umComo contamos para você como saber se sua cadela está grávida.
É durante a segunda metade do processo de gestação quando tudo se torna mais delicado. O crescimento dos embriões no ventre acelera-se e, por volta do dia 30, os principais órgãos crescem, os corações começam a bater.
É um momento muito importante da gestação e é o instante no qual o risco de aborto espontâneo é considerável. Se o aborto ocorrer antes da quinta semana de gravidez, pode ser que o corpo reabsorva os fetos, de maneira que ficarão uns volumes que serão visíveis no ventre da sua cadela.
Quando ocorre a morte de embriões de forma tão prematura, a gravidez da cadela pode passar desapercebida e pode ser que não sofra nenhum dano. Muitas vezes acontece que esses abortos ocorrem antes de saber que a sua cadela está grávida. Estas perdas tão precoces de fetos costumam ser explicadas por problemas de infertilidade, ainda que se tenha produzido algum aborto, a gestação pode continuar.
A morte de alguns fetos muitas vezes não significa o fim da gravidez; o desenvolvimento dos embriões pode continuar e ocorrer o nascimento de alguns dos filhotes no final do período de gestação.
O aborto espontâneo é bem mais doloroso e visível quando a cadela o sofre a partir da quinta semana de gestação. O sinal mais evidente de que algo não está bem é o aparecimento de sangramentos abundantes. Esse fluído passa inclusive a ter um tom marrom esverdeado, cor típica da placenta materna. Este sangramento pode incluir os fetos expulsos pelo organismo da sua cadela.
À parte do sangue, ocorre uma repentina contração do abdômen. Este estreitamento provoca muita dor e desconforto; além destes sintomas externos, uma cadela que aborta nas últimas semanas da gestação costuma se sentir doente. Pode sofrer de febre, perda de apetite, cansaço, depressão, desidratação, diarreia e vômitos, entre outros sintomas.
A causa mais comum de aborto espontâneo na etapa final da gravidez é por um desequilíbrio hormonal no ventre da cadela. A presença de uma bactéria chamada Brucilla canis é um motivo que pode provocar abortos inesperados, sobretudo nos centros de acolhimento de animais. Também existe outro parasita chamado Neospora caninum que se encontra na água, em alimentos contaminados e em alguns fungos que podem provocar abortos na nossa cadela.
Desta forma, vigie a presença de bactérias e parasitas em seu pet, é recomendável fazer um exame de sangue para detectá-los com rapidez. Se sofreu um aborto por uma infecção, terá que ser tratada de imediato.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se minha cadela está abortando, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.