Partilhar

Alimentação para cães com leishmaniose

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Alimentação para cães com leishmaniose

Se o seu cão tiver sido diagnosticado com leishmaniose, um dos cuidados importantes para tratar esta doença é uma boa alimentação. A leishmaniose é uma doença crônica e sem cura, mas com um tratamento paliativo, controles periódicos e prestando atenção ao que come, seu animal poderá ter uma boa qualidade de vida. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos a você como deve ser a alimentação para cães com leishmaniose para manter a sua doença controlada.

Também lhe pode interessar: Como se transmite leishmaniose
Passos a seguir:
1

Sabe o que fazer para tratar a leishmaniose do seu cão? Além dos exames periódicos e da medicação, uma alimentação de qualidade para seu cão será uma ótima ajuda para ter a doença controlada. Quando falamos de uma boa alimentação, estamos nos referindo à ração de qualidade alta ou inclusive alguma específica para cães com leishmaniose, que ajude a proteger as suas defesas. É importante que cuide da dieta do seu cachorro doente; ela deve ser rica em ácidos graxos ômega 3 e 6, níveis baixos de fósforo, uma alta porcentagem de antioxidantes, níveis adequados de proteínas e de fácil digestão.

Alimentação para cães com leishmaniose - Passo 1
2

É fundamental que a alimentação do seu cão seja de qualidade porque será fundamental para fortalecer o seu sistema imunológico. Se seu animal deu positivo no exame de leishmaniose, a comida terá um papel crucial no seu estado de saúde geral, pois será uma peça fundamental para proteger as suas defesas. Na dieta do seu cão, as proteínas devem ser uma parte indispensável, pois são excelentes para favorecer a saúde do seu sistema imunológico, assim como de seus rins e fígado. Quando adquirir ração de qualidade alta, certifique-se de que tem uma alta porcentagem de proteínas de qualidade.

3

A dieta para um cão com leishmaniose deve conter, no mínimo, os seguintes componentes: uma elevada porcentagem de antioxidantes, especialmente de vitamina E, pois estimula as defesas. Outro aspecto importante a considerar para a alimentação correta do seu animal de estimação é que tenha proteínas que possam ser digeridas com facilidade, para que ajude a recuperar massa muscular e reduza os efeitos negativos da doença sobre os rins.

Alimentação para cães com leishmaniose - Passo 3
4

Outra característica que sua alimentação deve cumprir é que seja apetitosa. Quanto mais gostosa for a comida, mais vontade terá seu animal de comer. Dessa forma ela estimulará o seu apetite e conseguirá recuperar o peso perdido. É muito comum que os cachorros com esta doença emagreçam porque perdem a vontade de comer. No seguinte artigo explicamos-lhe o que fazer se o seu cão não quiser comer.

Alimentação para cães com leishmaniose - Passo 4
5

Se o seu cão tiver os rins prejudicados, também será importante que a comida tenha sido pensada para este problema em concreto. Deve tratar estes assuntos com seu veterinário, pois em função do estado de saúde do seu cão, o objetivo alimentar será diferente. Um bom profissional poderá assessorar sobre o tipo de ração mais adequado para proteger a saúde do seu melhor amigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentação para cães com leishmaniose, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Londres
posso da carne moida p meu cachorro com leschimaniose ?

Alimentação para cães com leishmaniose
1 de 4
Alimentação para cães com leishmaniose

Voltar ao topo da página