Partilhar

O que dar para cachorro com gastrite

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que dar para cachorro com gastrite

Os vômitos, as diarreias ou o mal-estar são os sintomas mais frequentes de um cão com gastrite; por isso, se achar que seu cachorro está com esta inflamação é importante que preste atenção à comida que vai dar a ele para evitar piorar o seu estado de saúde. Se suspeita que seu cão está com gastrite é recomendável ir a um veterinário de confiança para saber as normas a seguir e se precisa ou não de alguma medicação específica. Neste artigo de umComo contamos a você o que dar para cachorro com gastrite para não piorar a sua situação.

Também lhe pode interessar: Como dar xarope para cachorro
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve saber é que para tratar a gastrite nos cães você deve afastar a comida dele por pelo menos 12 horas; se neste período de tempo ele não vomitar nem ficar com diarreia, então pode começar a dar alguma comida, caso contrário é importante que espere um pouco mais até que esteja umas 12 horas seguidas sem vomitar.

Esta doença pode fazer seu animal ficar desidratado, sendo recomendável dar água de forma intercalada para que continue hidratado. No entanto, não deixe o recipiente da água à vista pois é possível que beba muito e seu estômago recuse a água fazendo-o vomitar de novo. Você deverá fornecer a água para o cachorro pouco a pouco, para que desta forma não lhe caia mal.

O que dar para cachorro com gastrite - Passo 1
2

Quando o cachorro já tiver ficado mais de 12 horas sem vomitar é hora de reintroduzir o alimento em seu corpo mas em pequenas quantidades, prestando atenção para que os produtos sejam macios e de fácil digestão. Neste sentido, os alimentos recomendados para um cão com gastrite são os seguintes:

  • Frango fervido e desfiado.
  • Arroz integral.
  • Peito de peru.

Principalmente, evite dar alimentos crus ou secos já que são de difícil digestão: também é recomendável que as quantidades sejam pequenas para poder avaliar se a comida está caindo bem para o animal. Para que não passe muita fome pode dar pequenas porções de alimentos macios de maneira frequente durante o dia, assim ele estará alimentado mas sem se encher nem danificar muito o seu estômago.

O que dar para cachorro com gastrite - Passo 2
3

Você deverá aumentar o cuidado da alimentação do seu cão durante as 2 semanas seguintes após a gastrite; depois deste tempo poderá incorporar a sua ração normal, mas sempre de forma progressiva para não danificar seu estômago. Vá controlando o seu estado de saúde, sua forma de comer e as quantidades que precisa, pois não é bom que seu cachorro coma mais do que o seu corpo precisa.

O que dar para cachorro com gastrite - Passo 3
4

Além de aumentar o cuidado na alimentação de um cachorro com gastroenterite é importante que saiba as regras a seguir para tratar os sintomas de seu cão. Por exemplo, o chá de camomila é um bom remédio caseiro que pode ajudar a que o estômago do animal relaxe e deixe de sentir náuseas. Neste artigo de umComo revelamos a você de forma detalhada como tratar a indigestão nos cachorros.

O que dar para cachorro com gastrite - Passo 4
5

A gastrite nos cães é uma doença comum e pode ser tratada como dissemos, no entanto, é necessário que vá ao veterinário se estiver em alguma destas situações:

  • Os sintomas da gastrite costumam durar entre 1 e 2 dias; se no terceiro dia seu cachorro continuar igual, é importante que o leve ao veterinário para determinar a origem do mal-estar, pois pode ser mais grave do que uma simples indigestão.
  • Se nos vômitos ou nas fezes do animal encontrar algum rastro de sangue é imprescindível que o leve ao veterinário para fazer um exame; pode ser que tenha comido algum objeto que esteja danificando seu estômago.
  • Quando um cão é filhote, ele ainda não tem um sistema imunológico suficientemente forte para aliviar os sintomas da gastroenterite, por isso é importante levá-lo imediatamente ao veterinário pois talvez precise de uma medicação ou alimentação intravenosa.
O que dar para cachorro com gastrite - Passo 5
6

Quando o cão já estiver completamente recuperado da gastrite, com certeza que não vai querer que ele volte a pegar esta doença; por isso, a seguir damos alguns truques para evitar que seu cachorro tenha uma recaída:

  • Reduza as quantidades de comida do seu cão para evitar que coma em excesso.
  • Não dê as sobras de seus alimentos porque podem causar mal-estar estomacal e provocar vômito.
  • Alimente-o de forma saudável com ração de qualidade e com as quantidades recomendadas para a sua raça e idade. É importante conhecer também quais os alimentos tóxicos para os cães para evitar que comam algo com estes ingredientes.
O que dar para cachorro com gastrite - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que dar para cachorro com gastrite, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Tania
Estou dando frango desfiado bem cozido, e patê de frango que se encontra nos Pets e soro caseiro, tudo isso aos pouquinhos e mais seguido...Agora vou começar a dar arroz integral e peito de peru que vi aqui no site, e o chá de camomila ou erva doce...Ele tinha perdido mais de 1kg, mas já engordou 200 gramas...
A sua avaliação:
suellen
Li artigo gustei muito...estou TRATANDO da gastrite mas me preocupa é alimentação e água ele vai quer beber.hidratar..dei chá de erva doce... ..meu cão emagreceu 1kg Fui na veterinária mas nao me ensinou sobre alimentos...
A sua avaliação:
Marya
Achei na internet uma receita que esta sendo fantástica para minha cadela q esta ruim devido a ingestao de carne com pimenta q derao para ela. È a seguinte : ferva folhas de espinheira santa e coe: na agua cozinhe quirera de arroz ou arroz com algumas folhas de couve (conserve em geladeira). o primeiro dia dei so o caldo coado que pode ser dado em seringa para ele nao ficar muito fraco. O seu cao vai demorar para comer mas quando ficar realmente com fome vai comer (cuidado q fermenta devido ao amido) .No segundo dia ja misturei frango cozido com pouco sal e 1 folha de louro .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marya! Muito obrigada por partilhar essa receita conosco! Valeu :)
A sua avaliação:
Luciane Franceschini
Fiquei com uma dúvida: no ítem 2 sugere dar batata ao cão e no link "quais os alimentos tóxicos para os cães" consta a batata. Qual informação está correta? Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luciane! A batata é realmente um dos alimentos proibidos para cachorros, a informação vai ser corrigida neste artigo. Muito obrigada pelo comentário!
caroline
a batata não pode ser oferecida para o cachorro crua, pois ai sim é toxica. Mas bem cozida inclusive faz bem para o estomago deles.
jefferson marques
boa tarde, tenho um labrador que fez uma cirurgia de retirada de corpo estranho, em novembro de 2013, ele tinha 2 anos, estava muito ruim, foi feito essa retirada e desde então ele sempre vem apresentando falta de apetite, diarreia, vomito, anemia. quando ele se recupera e começa a ficar forte, bonito, ataca outra doença dessas que citei. Antigamente ele apresentava essas doenças com menos frequencia, agora cada vez mais frequente, o que devo fazer?
MARYA
tenho visto muito veterinario dar Omega 3 e o Xarope/comprimido de Leucogen que é um medicamento utilizado para bebês prematuros, AIDS e foi comprovado como importante medicamento para o fortalecimento da imunidade e pode ser usado pelo seu cachorro. também tem alimentação balanceada como : 1.ovo cozido ou cru 2 vezes por semana; 2. Levedo de cerveja em pó: Colocado diariamente na alimentação, além de aumentar a imunidade evita pulgas; 3. Iogurte natural: 2 vezes por semana ;
jaime
gostaria de saber qual tipo de alimentação devo dar ao meu cão com gastroenterite, ou tipo de tratamento caseiro ou medicamentos . quais dietas que fazem funcionar para recuperação do meu cachorro.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jaime, neste outro artigo poderá encontrar as informações relativas ao tipo de comida que o seu cachorro com gastroenterite pode comer: http://animais.umcomo.com.br/articulo/o-que-um-cao-com-gastroenterite-pode-comer-18739.html

O que dar para cachorro com gastrite
1 de 7
O que dar para cachorro com gastrite

Voltar ao topo da página