Partilhar

Como adestrar um border collie

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como adestrar um border collie

Conhecidos como cachorros de pastoreio, os border collie não são apenas cães muito inteligentes, como também são uma das raças mais eficientes tanto para proteger a casa como para conviver em família. São extremamente espertos, podem se adaptar com facilidade e ajudar em trabalhos diversos como cães guia e como cães de resgate.

Sem dúvida, ter um companheiro desta raça é uma sorte, portanto se quer saber como adestrar um border collie e conseguir que seja o cão ideal, continue lendo porque em umComo daremos a você algumas dicas que serão muito úteis.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um Border Collie

Conhecendo a raça

O border collie é uma raça que vem dos vikings escoceses e se utilizou por anos como cão trabalhador. Tem um caráter ideal tanto para o trabalho como para a família, o seu peso estimado é de 12 quilos, consumindo aproximadamente 500 gramas de comida por dia.

Por serem cães de tamanho considerável e muito ativos, se sentirão melhor em um lugar grande com jardim ou espaço suficiente para se mover. Uma das qualidades mais características que tem o cão é o seu olhar, talvez nunca verá este tipo de olhar em outro cão e é precisamente isso o que faz que domine os rebanhos de ovelhas, junto com a sua posição corporal de caça. Adoram trabalhar e por isso é importante mantê-los ativos com atividade física diária suficiente.

Para seu treinamento será importante ensinar-lhe comandos básicos, ordens claras e prêmios suculentos. Alguns conselhos para conseguir melhores resultados serão:

  • Se deseja que seu border collie honre o seu estilo clássico e se converta no rei do rebanho, um dos primeiros comandos que tem que ensinar ao seu cão é caminhar ao lado, que possa se mover à direita ou esquerda é importante para agrupar as manadas.
  • Se apenas o quer educar de forma normal, aprender lições básicas do estilo "vem", "para", "quieto", "vai", começará a reconhecer quem é o líder e a comunicação melhorará notavelmente. Usar um tom de voz firme e claro é fundamental para que o cão compreenda e execute a ação; por serem muito enérgicos e inteligentes suas ordens têm que ser firmes para que o cão responda a elas.
  • Premie os bons comportamentos, para cada uma das ordens que seu cão border collie executar, por menor que esta seja, premie a ação com alguma guloseima. O tamanho da guloseima deve ser pequena e você só deve proporcionar uma peça. Quanto mais obedecer, mais poderá dar "o prêmio" ao seu cão.
Como adestrar um border collie - Conhecendo a raça

Brincadeiras para o border collie

As grandes lições de aprendizagem para os border collie realizam-se com brincadeiras. As brincadeiras são um grande exercício de treinamento e entretenimento para o pet e seu dono.

A primeira coisa que devem aprender é a trazer, uma lição que se consegue facilmente com uma bola ao ar livre e com espaço suficiente para a mandar, sempre com cuidado para que não exista perigo para o cão na hora de procurar, como por exemplo, carros circulando ou ravinas.

Dar a pata e rolar no chão são duas lições que em geral costumamos ensinar aos cães, mas mais importante será ensinar a sentar-se e deitar-se. Para conseguir que o seu cão se sente ou se deite comece praticando desde filhote, deixando-o na posição desejada para que depois possa repeti-la; esta lição é fundamental, indica que deve relaxar ou se manter calmo em qualquer momento que você ordenar.

Além de todo o treinamento que possa oferecer ao animal, conhecer seus cuidados básicos é fundamental para garantir a sua saúde; por isso convidamos você a consultar o nosso artigo como cuidar de um border collie para que descubra.

Como adestrar um border collie - Brincadeiras para o border collie

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como adestrar um border collie, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • O mais importante que tem que ter em conta é que tudo o que ensinar ao cão é algo que você precisa, mas não é uma necessidade canina. Dar a pata, sentar-se, são comandos que você quer que aprenda para ter uma convivência melhor, mas você deve relaxar; ainda que sejam muito inteligentes, são animais, deve ter paciência e não se frustrar se não o fizer tal como você quer. É preciso tempo, amor e paciência.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
SANDRA
ganhamos uma border collie com um ano de idade, ela é dócil e notamos sua inteligência, só que sobe na mesa, rouba alimento e à noite quando todos estão dormindo entra nos banheiros remexendo no cesto de lixo e já estragou mais de dez pares de sapatos. O que podemos fazer para parar com estas peraltices
A sua avaliação:
sara
ajudou muito
noeli aparecida chaves
nao consigo fazer meu boldee colie andar junto que fazer pois ele ja tem quase dois anos quando comeco andar ele pucha muito
Carolina Vieira Alves
A cachorra do meu irmão é border collie e ela tem 2 meses e morde muito cada veis que chega alguem aqui ela morde e quando ela morde forte a gente da nela só que ai ela morde mais ainda e ainda por sima ela fica braba e quando a gente da banho e passa o secador de cabelo ela não deixa secar porque ela não gosta do vento ela quer morde o vento e fica braba

Como adestrar um border collie
1 de 3
Como adestrar um border collie

Voltar ao topo da página