Partilhar

Como adestrar um cachorro vira-lata - dicas que funcionam!

Por Lucas Baptista. Atualizado: 14 junho 2017
Como adestrar um cachorro vira-lata - dicas que funcionam!

Adestrar um cachorro de raça não é uma tarefa fácil. É preciso fazer com que ele te obedeça sempre e entenda que o chefe da coisa toda ali é você. Leva um bom tempo até que a tarefa seja completada. Paciência é a chave do sucesso nesse caso. Agora, se um cachorro de raça já é difícil, adestrar um vira-lata é uma tarefa quase impossível, não é mesmo? Não mesmo.

Cães vira-latas são iguais a qualquer outro cachorro. São dóceis, carinhosos, inteligentes e, muitas vezes, podem ser mais fiéis do que qualquer cão de raça. Neste artigo do umCOMO você aprende como adestrar o seu cachorro vira-lata.

Também lhe pode interessar: Como adestrar um dálmata

Fazer as necessidades no lugar certo

Para adestrar um cachorro vira-lata, é necessário começar a mostrar para ele o lugar certo de fazer as necessidades. É um jogo de paciência, mas no final é satisfatório. Leve ele ao ambiente quantas vezes for preciso até que o animal entenda. Quando ele entender a mensagem, se possível, dê a ele uma guloseima. O comportamento correto, seguido de uma recompensa, ajuda ao cachorro a aprender com mais rapidez.

Como adestrar um cachorro vira-lata - dicas que funcionam! - Fazer as necessidades no lugar certo

Parar de cavar o seu jardim

Os cachorros também se sentem entediados quando não têm nada para fazer ou quando estão sozinhos. Para passar o tempo eles cavam. Por isso é importante que você passeie bastante com o seu cão. Assim, ele vai se sentir satisfeito de atenção. Mas tome cuidado, porque pode acontecer que ele esteja com fome, daí ele começa a cavar a terra em busca de algum alimento. Então é importante que alimente o animal suficientemente e entender o porquê de ele estar com fome.

Como adestrar um cachorro vira-lata - dicas que funcionam! - Parar de cavar o seu jardim

Comunicando-se com seu cachorro

É claro que não é tão simples adestrar um cachorro vira-lata sem que você repita diversas vezes o comando. Ah, e não é só o fato de dizer o comando que vai fazê-lo aprender logo de cara. O dono tem que fazer movimentos e corrigir o animal quando ele não realizar a tarefa corretamente.

Além disso, o adestrador tem de ser firme com o cachorro. Se ele estiver pulando nas pessoas, por exemplo e você quer fazer com que ele pare. É necessário resistir à tentação - até porque é muito fofo mesmo quando ele começa a pular pedindo carinho - de brincar com ele. O negócio é ignorá-lo até que ele fique mais calmo e pare de pular. Fazendo isso várias vezes na semana, fará com que ele pare de pular loucamente.

Quando adestrar seu cachorro

Em meio a tantas dicas você deve estar se perguntando: “qual é a melhor hora para adestrar o meu cachorro?” Não é uma pergunta boba. É sempre melhor quando ele ainda é filhote. É a mesma coisa com humanos, é bem mais simples aprender as coisas quando criança. Depois fica mais difícil, mais massante. Isso não significa que cachorros adultos não podem aprender novos truques ou comportamentos, é claro. Mas comece o mais cedo possível. O resultado é mais rápido.

Ensine ao seu cachorro que você é o líder

Seu cachorro precisa entender que ele é obrigado a te obedecer. Afinal, sem você ele não come, não passeia e não tem carinho na cabeça. Para adestrar o seu cachorro vira-lata, evite qualquer sinal que demonstre que você está assustado. Mostre que você é o “macho-alfa” (ou fêmea!) ali e que você quer que ele faça o que mandou, mas faça isso de forma dura e, quando ele estiver fazendo os exercícios de adestramento, nunca deixe que ele pare no meio da tarefa.

Caso você necessite de saber como adestrar dois cães ao mesmo tempo, dê uma olhada nesse artigo.

Como adestrar um cachorro vira-lata - dicas que funcionam! - Ensine ao seu cachorro que você é o líder

Mastigando a coisa certa

É natural que qualquer filhote queira morder tudo o que vê pela frente. Se você não educá-lo, vai encontrar sofá rasgado, seus chinelos vão virar pedacinhos e o travesseiro vai ficar só o algodão. Muitas vezes, porém, o bagunceiro vai tentar mastigar você e outros humanos. Se isso acontecer, reclame em voz alta, ignore qualquer coisa que ele faça durante cerca de dez minutos. Para evitar tudo isso, dê ao cachorro coisas que ele esteja liberado para mastigar, como ossos, brinquedos e coisas que você encontra em qualquer pet shop por aí.

Repetição é a chave do sucesso

Já deu para entender que você não precisa ser um profissional para saber como adestrar um cachorro vira-lata. É só fazer pequenas atividades que ensinem seu animal a se comportar.

Toda vez que quiser saber como fazer qualquer um dos itens acima, é fundamental que você repita por diversas vezes o comando que quer que ele obedeça. Claro, dê sempre uma recompensa a ele, um biscoitinho ou uma ração quando ele completar uma tarefa corretamente. Só assim você vai se certificar de que ele absorveu o solicitado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como adestrar um cachorro vira-lata - dicas que funcionam!, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como adestrar um cachorro vira-lata - dicas que funcionam!

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Deborah Galvão Marques
Adotamos um vira lata com 3 meses, acontece que moramos num condomínio de chácaras com espaço grande para ele correr , mas quando abrimos o portão para sair com o carro ele escapa e depois de um tempo volta. Não obedece a nenhum comando, agora deu de atacar as pessoas na rua, não sabemos mais o que fazer... a unica maneira e deixa-lo preso, o que e uma judiação. Estamos pensando em devolve-lo. Se tiver uma dica, agradeco.
Editor umComo.com.br
Oi Deborah! O seu cachorro está precisando aprender em primeiro lugar alguns comandos básicos, como o ensinar ele a vir quando é chamado. Veja este artigo: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-ensinar-seu-cachorro-a-vir-quando-chamado-23050.html. Se vocês virem que não estão conseguindo adestrar ele, deveriam considerar contratar a ajuda de um profissional, um adestrador canino.

Como adestrar um cachorro vira-lata - dicas que funcionam!
1 de 4
Como adestrar um cachorro vira-lata - dicas que funcionam!

Voltar ao topo da página