Como adestrar um husky
Se você é dos que gostaria de ter um cachorro simpático, relaxado e muito inteligente, o husky é definitivamente uma opção para você. Os husky são uma raça proveniente dos lobos siberianos, cães muito habituados a estar em manada, sem deixarem de ser autônomos. Têm fama de desobedientes porque lhes custa seguir ordens e por isso você não só deve demonstrar liderança, mas também disciplina para que sejam a companhia ideal. Quer saber mais? A seguir, em umComo daremos a você uma série de dicas que todo o dono deve ter em conta se quer saber como adestrar um husky para que se converta no cão ideal.
Passos a seguir:
Comece o treinamento desde cedo. Um husky siberiano deve ser treinado desde os primeiros meses para que possa aprender a cumprir ordens. A idade recomendada é a partir dos 3-4 meses, caso contrário começarão a aprender por si mesmos alguns comportamentos que a seu dono será difícil tolerar.
Mostre-se firme em suas indicações. Desde pequeno o husky tem que saber quem é o dono, por isso as suas ordens devem ser claras e precisas. Lembre-se que eles não conhecem a linguagem humana, mas podem entender com ações e palavras curtas como: "senta", "vem", "aqui".
Sair com guia. Não se trata apenas de fazer caminhadas pela manhã ou noite para fazer as suas necessidades; os husky devem aprender também comandos como por exemplo, ir até o dono. Por serem autênticos exploradores, o uso da guia ajudará você a manter o controle caso queiram ir em busca de uma aventura.
Premiar é importante, sobretudo nas primeiras lições de adestramento. Se o husky obedecer a uma ordem como "vem", deve lhe dar algo para comer e lhe felicitar pelo bom trabalho.
Não valem mudanças de opiniões. Uma vez executada a ordem o cão deve obedecer. Como são bem teimosos por natureza, deve ter o controle como dono e lhe fazer ver que as suas ordens são para "já". Uma vez o cão obedeça, lembre-se de recompensar pela sua boa ação.
Os elogios são importantes. Assim como as guloseimas ou alimentos que dará ao seu cão por sua boa ação e obediência são importantes, o mesmo ocorre com os elogios. Um elogio energético mais uma recompensa (guloseima) serão um prêmio suficiente depois de obedecer a uma ordem totalmente. Não deve premiar as ordens mais ou menos. Se não fez o que foi pedido em forma e tempo, não pode ser premiado, caso contrário você estará confundindo o cão.
Os castigos com inteligência. Se o seu husky cometeu uma falta grave, pode castigar o seu comportamento de duas formas: segurando pelo pescoço firmemente (entenderão que algo estava errado) ou colocando-o no chão virado para cima, isto demonstra, ainda, que você é o líder. Não obstante, deve ter cuidado para não pressionar demais o cão, alguns husky costumam escapar perante as pressões do seu dono ao invés de confrontar como fariam outras raças. Tem que se lembrar que é um animal e, sobretudo, ter paciência.
Ao ser um cão de manadas é necessário que sinta companhia e que invista muito tempo nele. Certifique-se de passar tempo com o seu cão compartilhando atividades como brincar, correr, fazer exercícios, longos passeios pela natureza e outras atividades que possam ser feitas na companhia deles. Uma vez acostumados à rua, poderá soltar o husky de sua guia e confiar em sua independência.
Constância e, sobretudo, paciência. Os husky são muito independentes e caçadores, por isso uma vida doméstica só terá sucesso se o dono dedicar tempo, paciência e muito amor ao seu cachorro.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como adestrar um husky, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.