Partilhar

Como adestrar um dálmata

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como adestrar um dálmata

As pessoas que têm um dálmata em casa certamente já perceberam que se trata de uma raça de cachorro muito enérgica que requer muita atenção e brincar muito em casa. É que esta raça de cachorro é assim, mas isso não é o oposto de poder adestrá-lo bem porque, ainda que seja muito ativo, é também muito inteligente e obediente. Neste artigo de umComo vamos indicar como adestrar um dálmata dando a você alguns conselhos básicos que ajudarão a uma melhor convivência.

Também lhe pode interessar: Como adestrar um Chihuahua
Passos a seguir:
1

É importante que saiba como é um dálmata para poder adaptar as suas sessões de adestramento às suas necessidades pessoais. A primeira coisa que tem que ter em conta é que se trata de um cão inteligente, que adquire rapidamente os conhecimentos que quiser lhe dar, mas desde que esteja cansado e não tenha vontade de sair à rua. É um animal obediente, mas para que tenha totalmente sua atenção centrada em você, primeiro é importante sair para passear para que queime energia e esteja cansado.

Devido ao seu caráter ativo, deve saber que também se cansa rapidamente das sessões de treinamento, por isso o mais eficiente é fazer sessões curtas, mas duas vezes ao dia com exercícios diferentes; uma sessão pela manhã e outra pela tarde após o passeio de uma duração de 5 minutos cada uma será suficiente para que seu dálmata se eduque.

Como adestrar um dálmata - Passo 1
2

Para conseguir que seu dálmata se habitue a fazer suas necessidades fora de casa, é importante adestrá-lo desde pequeno. Não se trata de uma raça complicada para isso, porque se trata de um cão muito limpo e que não quer sujar o lugar onde vive, por isso se desde filhote você o leva para passear de maneira frequente, aprenderá que onde tem que fazer suas coisas é fora de casa.

De qualquer forma, é sempre bom trabalhar com reforços positivos na hora de adestrar qualquer cão; portanto, é aconselhável que quando fizer suas necessidades fora, premie com um petisco para cães.

Como adestrar um dálmata - Passo 2
3

Indique a seu dálmata que você é quem manda. Na maioria das raças de cães é importante estabelecer o domínio e tirar dele o sentimento de liderança. Os dálmatas têm uma personalidade forte e com caráter, e se sentir que você é fraco, rapidamente assumirá seu papel de domínio. Para conseguir se antepor ao seu dálmata, basta seguir algumas dicas simples:

  • Seja firme em suas decisões: se não o deixa subir no sofá, não permita nunca. Sua ordem "Não" deve ser firme. Se apresentar alguma debilidade neste sentido, rapidamente se porá acima de você e subirá cada vez que quiser, por muito que você o impeça. O do sofá é um exemplo, mas nos referimos a qualquer norma de comportamento que queira estabelecer: que não peça comida quando se põem à mesa, que não brinque com seu chinelo, etc.
  • O assunto da coleira: quando sai para passear, também é um momento no qual o cão sempre colocará à prova seu caráter. Tenha em conta que, sobretudo no princípio de ter seu dálmata, quando passeiam ele nunca deve ir à frente de você porque este é um sinal de domínio; tente que vá sempre ao seu lado ou atrás de você. Se ele se adianta, dê um puxão suave na coleira e fique parado, para que ele entenda que você não vai continuar caminhando se não obedecer. Neste momento, também é importante reforçar de maneira positiva a conduta de seu cão; por isso, leve sempre petiscos com você.
  • Entrar em casa: no momento que voltam para casa do passeio, quem entrar primeiro também é, para o dálmata, a pessoa dominante. Verá que sempre se põe bem perto da porta e sempre tentará entrar em casa antes dos outros, mas esta conduta deverá ser corrigida e você deve entrar primeiro.

Com estes simples conselhos conseguirá estabelecer seu domínio perante o cão e fazer, assim, que seu adestramento seja mais simples e a convivência mais cômoda.

Como adestrar um dálmata - Passo 3
4

O dálmata é também uma raça de cachorro muito sociável, por isso precisará se relacionar com outros cães desde filhote. Sempre que o levar para dar uma volta, tente ir a lugares onde tenham cães e deixe-o brincar bastante; evite os lugares solitários porque se seu dálmata não se acostuma a se relacionar desde bem pequeno, é possível que depois se converta em um animal tímido ou medroso e que, portanto, não reaja bem perante a presença canina (pode apresentar ataques agressivos ou ficar tremendo).

Por isso, é importante acostumá-lo desde pequeno a brincar com outros cachorros para que consiga, assim, relações sociais muito positivas. Neste artigo de umComo contamos a você como apresentar dois cães.

Como adestrar um dálmata - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como adestrar um dálmata, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como adestrar um dálmata

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Ernst Zeidler Jr
Gostei muito do conteudo , ajudou muito ,pois eu tenho dois dalmatas , um macho e uma femea .
luana
meu pai vai meda um dalma de aniversario vai ser filhote macho mas nao sei como adestrar

Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Luana! Siga as recomendações acima e você vai conseguir ;)

Como adestrar um dálmata
1 de 5
Como adestrar um dálmata

Voltar ao topo da página